Empreendedor compartilha case de sucesso com alunos da pós-graduação

Empreendedor compartilha case de sucesso com alunos da pós-graduação
09/10/2015

Empreendedor Compartilha Case De Sucesso Com Alunos Da Pós Graduação

Os alunos da 15ª turma do MBA Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) puderam conhecer a fundo o case de sucesso do empreendedor Wesley César, que também é aluno do curso, mas de uma turma anterior. Depois de começar o MBA, ele consolidou sua startup, a empresa LionFish. O convite a Wesley para compartilhar a experiência partiu do professor Sérgio Sampaio Monteiro, que ministra o módulo de “Plano de Negócios”.

E foi ministrando o módulo no MBA do IPOG que o docente conheceu o empreendedor. O plano de negócios desenvolvido por Wesley em sala de aula foi baseado nas ações que ele executou e estava executando em sua empresa, LionFish, do segmento cervejeiro. Durante o módulo, o professor notou as habilidades demonstradas pelo aluno.

“Me chamou a atenção a habilidade do Wesley de converter um Plano de Negócio em ação. Um plano de negócios é um conjunto de decisões que norteiam o futuro de uma empresa, mas são apenas decisões, ainda que importantes. Mas ele foi eficaz na implementação, ou seja, pela colocação em prática das decisões que tomou. Esse salto é fundamental para que uma ideia saia da cabeça do empreendedor, se materialize numa fase de investimentos e resulte, futuramente, em retorno de benefícios para todos que participaram do projeto”, comenta Sérgio Sampaio.

Empreendedor Compartilha Case De Sucesso Com Alunos Da Pós Graduação

Case de sucesso

Sérgio conta que o aluno se destacou na fundamentação conceitual e técnica na elaboração do plano de negócios, bem como apresentou um conjunto de características necessárias a um empreendedor, como autoconfiança, criatividade, inovação, perseverança, capacidade de assumir riscos e também de negociação.

O professor também apontou a qualidade técnica do plano de negócio concebido em sala de aula e o cuidado na implementação do negócio, a correta estratégia de posicionamento de mercado dos produtos da empresa (LionFish) e a correta estratégia financeira e de operações. Ainda chamou a atenção de Sérgio o design criativo dos produtos e das embalagens criadas.

Depois de articular a implementação do negócio, Wesley obteve sucesso e, em 2015, conseguiu expandir sua empresa, que aperfeiçoou as fórmulas de cerveja e iniciou as negociações para a produção-piloto em três fábricas. Wesley também desenvolveu a marca, as garrafas, embalagens, material publicitário e criou o site lionfishbeer.com. Ele também criou uma loja virtual para atender o varejo e usá-la como veículo de divulgação dos seus produtos. Recentemente, a empresa desenvolveu embalagens para presente e uma linha de cervejas para o público feminino.

Wesley revela que o conhecimento adquirido no MBA do IPOG tem o ajudado de diversas maneiras: “Cada módulo incrementa o sucesso que estamos conseguindo por meio das estratégias desenvolvidas. O curso me capacita a trabalhar sem medo com os mais ‘vorazes’ investidores financeiros. Fiz muitas pesquisas em busca de um curso que realmente entregasse conhecimento relevante para ser aplicado imediatamente nos meus negócios e escolhi o IPOG”.

Ele destaca também que as disciplinas têm aplicabilidade prática em sua vida profissional. “Após cada módulo, já na segunda-feira, uso o conhecimento adquirido ou para abastecer meus sócios-investidores ou para incrementar ações do próprio negócio”, relata Wesley.

Conhecimento

Compartilhar o case com os alunos da 15ª turma do MBA Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas do IPOG foi a maneira que o professor Sérgio Sampaio encontrou de exemplificar um bom modelo de plano de negócios.

Entendo que os alunos de pós-graduação percebem o valor do que aprenderam ao conhecerem a experiência de um colega que aplicou os mesmos conhecimentos que todos receberam. O estudo da experiência do Wesley Cesar em sala valida os conteúdos aprendidos. Dá a cada aluno a autoconfiança e a motivação para realizar. Para o IPOG e para a comunidade, demonstra a eficácia do processo educacional, de como é vital o papel das organizações educacionais que, através da produção dos seus alunos, colaboram para a geração de riqueza e bem-estar para toda a sociedade”, afirma.

Wesley, que tem obtido resultados mais que satisfatórios em seu negócio e usado o conhecimento adquirido no curso para melhorar ainda mais as estratégias da empresa, orienta as pessoas a estudar e buscar conhecimento. “Indico o curso a todos que tenham vontade de expandir os horizontes profissionais. Não precisa necessariamente estar ligado ao departamento financeiro ou à gestão de negócios. O curso serve para quem quer crescer profissional ou pessoalmente. O curso é bom, muito bom!”, destaca.