Cultura Digital: mundo completamente novo que já é realidade

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Cultura Digital: mundo completamente novo que já é realidade
16/03/2016

Cultura Digital: Mundo Completamente Novo Que Já é Realidade

O cliente vai à loja e, como já pesquisou sobre o produto na internet, tem em mãos todas as informações que precisa. Você está em casa, “sem fazer nada”, mas está assistindo TV, está com o notebook no colo, com o celular ao lado, interagindo via hashtag e conversando pelo WhatsApp. Esses são exemplos simples – e talvez você tenha se identificado com algum deles – que mostram como o cenário da comunicação e do marketing está mais complexo.

Hoje, existe uma infinidade de steakholders, ou seja, partes interessadas, consumidores do seu produto, pessoas que influenciam na percepção do que vender ou comprar. Cada grupo de pessoas gosta de assistir a um programa na hora que quer e do jeito que quer; outros preferem ler; outros gostam de redes sociais; outros dão atenção exclusivamente ao celular. Isso tudo reflete a mudança no cenário da comunicação e do marketing.

“Além desse fato de muita gente interessada de modos diferentes, hoje vemos um fenômeno da Cultura Digital, que já faz parte da nossa vida. Ela já se integrou a tudo que era tradicional. Tudo que foi estudado em comunicação e marketing há 20 ou 30 anos, continua válido, a parte de estratégia, a parte de planejamento e de indicadores, mas a isso foi acrescentado um mundo completamente novo e que hoje já é realidade”, avalia a coordenadora do MBA Comunicação Empresarial e Gestão do Conteúdo Transmídia do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), Cátia Lassalvia.

Diante desse cenário, especialista destaca a importância de um plano de comunicação bem estruturado. “Hoje, a comunicação flui de um canal para outro, não adianta mais somente planejar um site, uma hashtag, estar nas redes sociais e ter um aplicativo. Essas coisas só funcionam bem se for pensada uma arquitetura planejada de comunicação da marca. Daí vem o tema Gestão do Conteúdo Transmídia, pois afeta todas as áreas de comunicação: as relações públicas, as pessoas que trabalham com informações jornalísticas, a publicidade, os setores de entretenimento, de roteirização, de design de tecnologias de web, ou seja, é um tema essencial se você quer pensar na comunicação empresarial”, pontua Lassalvia.

Cultura Digital: Mundo Completamente Novo Que Já é Realidade

Investindo em seu empreendimento

Pensando em comunicadores que vislumbram compreender as novidades deste século, nos profissionais de outras áreas que precisam agregar a visão de comunicação empresarial, nos empreendedores que pensam em abrir seu próprio negócio ou mesmo naqueles que planejam uma outra opção de atuação profissional, o Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) oferece o MBA Comunicação Empresarial e Gestão do Conteúdo Transmídia.

A especialização é composta por 20 módulos, alguns deles inovadores, que não são encontrados em nenhum outro curso de MBA no Brasil. “Os professores são profissionais de mercado, sendo que 90% deles trabalham no eixo Rio-São Paulo como consultores ou como gestores de comunicação empresarial em grandes empresas ou, muitas vezes, como especialistas em mídias digitais”, destaca a coordenadora Cátia Lassalvia.

Para mais informações sobre a pós-graduação entre no site ipog.edu.br.

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