Conhecer o SPED é essencial para a carreira de contador, afirma especialista

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Conhecer o SPED é essencial para a carreira de contador, afirma especialista
24/02/2016

Muitas pessoas têm dificuldade em assimilar o conceito de Sistema Público de Escrituração Digital. Implantado pela Receita Federal brasileira a partir de 2008, o SPED usa a tecnologia para facilitar a entrega de documentos contábeis e fiscais ao governo.
 
“É uma forma como as empresas se relacionam com o Fisco e com a administração tributária. A partir disso, a relação está migrando do papel para o meio eletrônico. Um dos itens mais conhecidos, relacionados ao SPED, é a nota fiscal eletrônica. Isso gera rastreabilidade e, portanto, mais eficiência da fiscalização”, explica o especialista Edgar Madruga, que é coordenador do MBA Contabilidade e Direito Tributário do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG).
 
Para ele, o maior desafio na disseminação do SPED é cultural, uma vez que as normas tributárias são extremamente complexas e requerem que o profissional se qualifique para conhecer todo o Sistema Público de Escrituração Digital, o que faz toda a diferença no mercado de trabalho.
 
Além disso, o especialista acredita que essa é uma oportunidade que empresários e profissionais têm de entender melhor o negócio das empresas. “Quando você investe em um software ou numa revisão de processos para atender essa norma do governo, você de certa forma melhora a qualidade do seu trabalho, o que acaba sendo uma oportunidade de conhecer o seu próprio negócio”, afirma.

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