Coaching de Carreira: desenvolver para progredir

Coaching de Carreira: desenvolver para progredir
14/07/2016

Com a instabilidade do mercado, profissionais investem cada vez mais no autoconhecimento para alavancar suas carreiras

Já se foi a época de se pensar em ter um trabalho onde se ganha apenas o salário e a estabilidade para atingir a aposentadoria. Os anos passaram, a tecnologia evolui a cada dia, o conhecimento ficou ainda mais acessível e outras prioridades surgiram. Hoje, se conhecer bem e saber quais são seus pontos fortes e o que ainda precisa ser melhorado no âmbito profissional são as diretrizes da jornada chamada: carreira. É o que destaca o professor Daniel Vieira, da Pós-Graduação Essential Master Coaching, do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG): “Nunca se falou tanto em prazer, felicidade e satisfação no trabalho. Hoje estamos preocupados com outras questões, além de trabalhar e ter um salário para pagar as contas. Estamos pensando em nos desenvolver enquanto profissionais e pessoas”.

O Coaching de Carreira tem tido cada vez mais destaque no mercado de trabalho, uma vez que o cenário de crise assusta e as pessoas temem a instabilidade. Pensar em Coaching de Carreira é sair da zona de conforto para se abrir ao conhecimento. Para o professor, o processo tem como objetivo analisar a carreira como uma grande jornada, onde se ponderam aspectos econômicos, financeiros, pessoais e sociais. “Já vi muitos alunos que chegam no primeiro dia de aula e dizem que estão bem. Mas, quando passam pelo processo, dizem: mudei e estou querendo outros caminhos e outros ares”, conta.

Porque investir no Coaching de Carreira?

A vida profissional está aliada à vida pessoal. Investir no Coaching de Carreira é mais que harmonizar ambas, é redirecionar a carreira e manter a vida em equilíbrio, estabelecendo prioridades. Não se trata apenas de se autoconhecer como indivíduo, mas enxergar as situações e saber como se desenvolver nelas. Para isso, são utilizadas várias técnicas, como o Storytelling e o Gamification.

“Storytelling é passar uma história que possa inspirar as pessoas, gerando uma reflexão, um cenário de empatia. O gamification é quanto se utiliza ferramentas de jogos para alcançar as metas. Por exemplo: o game é um local que você se integra, que se envolve na história que vai acontecendo em tempo real e fica motivado a conquistar os desafios. Quando você perde no jogo, o sistema de frustação funciona como forma de motivar a pessoa a conquistar as fases, a melhorar, a fazer novamente de uma forma mais otimizada, produtiva, mais assertiva”, explica o professor.

A área financeira também é uma vertente do Coaching de Carreira. É neste ponto em que se entende quais são os investimentos necessários para conquistar a satisfação. Para Daniel, é neste ponto que o profissional delimita a trajetória de modo que ele invista em energia, dinheiro e tempo. “Quanto mais a pessoa tiver consciência de tudo o que o envolve, melhor será a carreira profissional”.

Oportunidade

E pra quem deseja se aventurar e buscar ser um profissional capacitado em Coaching de Carreira & Coaching Financeiro, a nova Pós-Graduação do IPOG, Essential Master Coach oferece essas especialidades durante a formação. Além delas, os alunos ainda concluem a especialização certificados em Life Coaching & Wellness Coaching e Executive Coaching & Coaching de Equipe.

Quer saber mais sobre essa oportunidade? Clique aqui?

Confira também, neste vídeo, um bate-papo com os coordenadores da pós-graduação em Essential Master Coaching.