“Bagagem adquirida foi imensurável”, diz aluna que participou da viagem ao Instituto Politécnico de Milão

23/11/2015

“bagagem Adquirida Foi Imensurável”, Diz Aluna Que Participou Da Viagem Ao Instituto Politécnico De Milão

Primeira turma do IPOG foi à escola milanesa em outubro. Objetivo do Instituto é realizar a excursão duas vezes ao ano.

“A bagagem adquirida foi imensurável”. Foi assim que a arquiteta Marcele Mayerhofer, aluna do Master em Arquitetura e Iluminação do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) em São Paulo, definiu a 1ª viagem dos alunos do IPOG para o Instituto Politécnico de Milão, na Itália.

O calendário de viagens para o POLI.DESIGN foi inaugurado no mês de outubro. Durante uma semana, o grupo brasileiro esteve na instituição milanesa participando de cursos elaborados exclusivamente para o IPOG e vivenciando novas experiências profissionais que vão agregar valor à carreira de cada um.

O coordenador de cursos na área de design e arquitetura do IPOG, Lorí Crízel, acompanhou a turma e afirma que as experiências vivenciadas em Milão foram enriquecedoras: “Principalmente pelo tipo de estrutura que instituto ofereceu ao IPOG dentro do convênio. Nós estávamos com o grupo exclusivamente nosso e isso nos possibilitou algumas infraestruturas como, por exemplo a presença de um intérprete em sala, que auxiliava tanto os professores quanto o grupo para que o idioma não fosse um problema em qualquer momento.”

Lorí conta também que a turma teve dez ministrantes diferentes ao longo do curso. “Tivemos a oportunidade de ter um parâmetro de várias visões aprimoradas de profissionais que lidam com o que há de mais consistente nessas áreas de conhecimento na parte de ensino”, destaca o coordenador.

Marcele também afirma que a experiência foi única e superou as expectativas. Ela conta que todo aprendizado será aplicado em sua carreira. “Todo aprendizado que trago de Milão, assim como todas as novidades, serão utilizados diariamente no meu escritório em cada projeto que se inicia, com adaptações culturais e uma visão mais ampla”, garante.

Certificação internacional

Além da carga de conhecimento adquirida, os alunos contam ainda com uma certificação internacional emitida pelo próprio Politécnico de Milão. “É um documento que agrega um valor muito substancial para o currículo de qualquer profissional dessas áreas”, afirma Lorí.

O convênio entre o Instituto de Pós-Graduação e Graduação e a instituição milanês foi fechado em fevereiro deste ano e engloba os cursos de arquitetura, design, engenharia e moda do Instituto Politécnico, considerado hoje a maior referência mundial de ensino nessas áreas.

Com a parceria, o instituto milanês passou a conceder ao IPOG a possibilidade de oferecer aos alunos cursos exclusivos, de acordo com temas e assuntos solicitados. A meta é levar duas turmas por ano a Milão, uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre.

Quem participou da viagem indica. “Indico para todos que pretendem ampliar seus conhecimentos, que querem saber o que há de mais moderno no mundo da Arquitetura e Design e compreender o que o  mercado espera de nós profissionais”, sugere a aluna Marcele.