Atuação na área de Farmácia demanda profissionais qualificados, afirma especialista

Notícia

Atuação na área de Farmácia demanda profissionais qualificados, afirma especialista
22/03/2016

O mercado de Farmácia movimenta bilhões de dólares por ano no mundo inteiro. No Brasil, os números são grandiosos. Um estudo da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) revelou que as grandes drogarias cresceram 12% em vendas e movimentaram R$ 35,9 bilhões em 2015. Entretanto, é preciso lembrar que esses dados se referem a apenas um segmento do universo farmacêutico.

Segundo dados da Pesquisa Salarial da Catho, houve um acréscimo no salário do farmacêutico no Brasil, que hoje gira em torno de R$ 2.755,71. Mesmo em ano de instabilidade financeira, em 2015, o volume de contratações foi maior do que o de demissões, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Especialistas confirmam que, apesar da recessão econômica, o setor de Farmácia em geral oferece oportunidades para profissionais qualificados, principalmente os que possuem especialização e tem a determinação como uma habilidade comportamental. É o que garante doutor em Farmacologia, professor Marcelo Polacow, coordenador da especialização em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG). 

Atuação Na área De Farmácia Demanda Profissionais Qualificados, Afirma Especialista

“Existe uma grande demanda por estes profissionais principalmente em áreas como a farmácia clínica, farmácia hospitalar e atenção farmacêutica nas quais o profissional pode trabalhar em todos os segmentos com alto diferencial, como por exemplo nas indústrias farmacêuticas em sua área de pesquisa clínica, treinamento, assuntos regulatórios, SAC, farmacovigilância e outras além das áreas já tradicionais como drogarias e farmácias de manipulação”, afirma o professor Marcelo, que é reconhecido no Brasil e no exterior por ser autor de livros e pesquisas na área de Farmácia Clínica.

Investimento no futuro

No ramo de farmácia há 16 anos, a farmacêutica Cilene Furtado Soares decidiu investir na carreira. Concluiu, em 2014, a graduação e logo se inscreveu na especialização em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica do IPOG em Belém.

Prestes a finalizar o curso, a aluna conta que os professores agregam conhecimento aplicável à sua formação. “A pós tem me ensinado a colocar em prática conteúdos a respeito da atenção farmacêutica e cuidados com o paciente. Tem sido muito proveitoso para mim”, afirma Cilene. 

Atuação Na área De Farmácia Demanda Profissionais Qualificados, Afirma Especialista

A satisfação dos alunos, de acordo o professor Marcelo, é um dos grandes diferenciais da especialização, que, em 10 anos de existência, já capacitou farmacêuticos em todos os estados brasileiros. Polacow garante que o curso do IPOG é um dos melhores do País na área de atenção farmacêutica.

“A pós do IPOG tem um conteúdo totalmente voltado para o mercado de trabalho brasileiro e mundial, além de estar de acordo com as normas do MEC e do CFF (Resoluções CFF 585 e 586). O melhor retrato para a satisfação dos alunos que cursam e concluem é seu posicionamento no mercado de trabalho”, explica o coordenador, que também é presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (SBRAFH).

Voltado para profissionais graduados que atuam ou desejam atuar na área de farmácia, a especialização é uma forma de qualificar os farmacêuticos, que, devido à resolução CFF 586/2013, se tornaram pescritores, o que de acordo com especialistas exige competências com alto grau de qualidade e efetividade.

“Outro diferencial deste curso, além de sua matriz curricular e professores excelentes, é sua metodologia de ensino inovadora que contempla grande parte do conteúdo em práticas em sala de aula, com simulação de casos clínicos concretos, discussões e metodologias ativas de aprendizado”, afirma Marcelo Polacow.

Na matriz do curso, dois módulos (40hs) são focados em Gestão, para que o farmacêutico possa desenvolver estratégias adequadas para suas ações clínicas. Informações: www.ipog.edu.br 

Voltar

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora