A importância de projetos arquitetônicos em espaços gastronômicos

Notícia

 
A importância de projetos arquitetônicos em espaços gastronômicos
04/08/2016

A regra é clara: nenhum restaurante se sustenta por muito tempo com uma ambientação ruim, mesmo tendo um alimento de qualidade

Verdade seja dita. Quem sai para comer fora de casa procura sempre por um local arrumado, limpo, agradável e com uma refeição de qualidade. Além disso, cada ocasião pede um local diferente, não é mesmo? Mas você já parou para pensar que os bons locais que você frequenta foram estrategicamente pensados por um arquiteto?

Para que aquele restaurante que você tanto gosta de ir aos fins de semana se tornasse tão agradável, bonito e confortável – além de ter uma comida excelente – foi preciso um projeto estrategicamente pensado por um profissional especializado. “Espaços gastronômicos são ambientes especializados. O projeto alia de forma equilibrada os aspectos técnicos e funcionais referentes à armazenagem e produção de alimentos aos aspectos conceituais seguindo os desejos do cliente [proprietário]. Não se consome apenas comida no restaurante. Na verdade, se consome um conceito. O restaurante é um local onde você tem uma experiência gastronômica e isso envolve o alimento, acomodações, cores, sons, ambientação, pessoas”, explica o especialista Ricardo Reis Meira, professor da especialização Master em Arquitetura e Lighting do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG).

Um projeto arquitetônico bem feito é fundamental para que o comerciante tenha sucesso no empreendimento. Até porque “nenhum restaurante se sustenta por muito tempo com uma ambientação ruim, mesmo tendo um alimento de qualidade”, pontua Meira. E, para os que pensam que podem economizar pegando algumas dicas, fica o recado: “Um projeto bem feito nunca é um gasto, é um investimento. Tudo aquilo que você investir em um bom projeto, em um bom profissional, certamente tudo será revertido em lucro. O caro, na verdade, é não ter um bom profissional”, orienta.

Quer ser um expert e conquistar o mercado gastronômico? O IPOG tem os melhores profissionais do País, com referências internacionais, para te ajudar!
Para saber mais, acesse!

Voltar

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora