Torne-se um aplicador ABA com certificação reconhecida e atuação imediata no mercado!
Investimento
Consulte as condiçõesInvestimento
Consulte as condiçõesVer opções de parcelamento
Atue com TEA e DI em escolas, clínicas e residências
Forme-se em apenas 4 meses
Estude em um curso validado pela ABPMC
Tenha acesso à WayABA com desconto exclusivo
Prepare-se para a certificação CABA-BR
Comece sem pré-requisitos
Hoje, 1 em cada 36 crianças nasce com características do TEA*, e a procura por profissionais capacitados disparou com os diagnósticos precoces e a cobertura obrigatória dos planos de saúde. Com o crescimento da demanda por intervenções especializadas, o aplicador ABA conquistou espaço como uma das profissões com maior empregabilidade no mercado.
Com o curso Capacitação para Aplicadores ABA, do IPOG, você será preparado para atuar com segurança, ética e técnica, aplicando a metodologia mais eficaz no tratamento de TEA e DI: a ABA.
*Fonte: g1.globo.com
Módulo 1 | Desenvolvimento Atípico e Princípios Básicos da Análise do Comportamento |
Módulo 2 | ABA e Comportamento Verbal |
Módulo 3 | Procedimentos e Manejo Comportamental |
Módulo 4 | Práticas Assistivas e Ensino de Novas Habilidades |
Duração: 4 meses | Carga horária total: 144 horas
(acima do exigido pela certificação nacional)
Coordenador do curso
Graduado em Psicologia, com especialização em Neuropsicologia pelo CEPSIC – HCFMUSP. Mestre e doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco/SP, com área de concentração em Avaliação Psicológica, sendo bolsista CAPES. Diretor clínico e psicoterapeuta na Clínica Luria – Espaço Terapêutico, Desenvolvimento e Pesquisa, atuando na avaliação neuropsicológica e estimulação de indivíduos com atraso no desenvolvimento, no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA), nos transtornos de aprendizagem e nas alterações comportamentais, bem como na avaliação e reabilitação neuropsicológica de adultos e idosos. Atualmente, é coordenador das especializações em Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, Psicologia do Neurodesenvolvimento e Aprendizagem, além da formação em Intervenção ABA aplicada ao TEA e ao Transtorno do Desenvolvimento Intelectual, todas oferecidas pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação – IPOG, onde também atua como professor e supervisor de estágio profissional. É autor da obra Turma da Luria: Guia Prático de Intervenção Infantil, publicada pela Editora Vetor.
Mestre (2021) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Especializanda na especialização Lato-Sensu em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) do Instituto IEPSIS em parceria com o Grupo Método de Intervenção Comportamental e supervisionanda da DAXTA Global para o Qualified Behavior Analyst (QBA). Possui graduação em Psicologia (2012) e Aprimoramento em Terapia Comportamental (2013) pela Universidade São Judas Tadeu. Especialização em Terapia Analítico Comportamental pelo Centro Paradigma Ciências do Comportamento (2014). Foi pesquisadora colaboradora do Centro Paradigma Ciências do Comportamento (2016), psicóloga escolar da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Rio Grande da Serra, orientadora Comportamental do Núcleo Terapêutico CrerSer Escola de Educação Especial, Professora/Supervisora Comportamental da Universidade Anhanguera, Campus Vila Mariana, psicóloga Comportamental em consultório particular, supervisora do Núcleo Educacional Inclusivo NCEI e supervisora e professora da Equipe Bá Análise do Comportamento Aplicada, além de coordenadora geral do Projeto ABPMC Comunidade e membro das comissões de monitoria e organizadora da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental entre os anos de 2015 e 2021. Atualmente é Sócia e Diretora Clínica do TatuTEA Espaço de Intervenção Comportamental e professora nos cursos de pós graduação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) aos Transtornos do Neurodesenvolvimento da Faculdade Inspirar, Instituto Par e IPOG Brasil. É Membro associada da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC), da Associação Brasileira de Análise do Comportamento (ACBR), da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) e da Association for Behavior Analysis International (ABAI).
Possui graduação em Psicologia e especialização em Neuropsicologia pelo CEPSIC – HCFMUSP. Mestre e doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco/SP, com área de concentração em Avaliação Psicológica, bolsista da CAPES. Diretor clínico e psicoterapeuta na Clínica Luria – Espaço Terapêutico, Desenvolvimento e Pesquisa, atuando na avaliação neuropsicológica e estimulação de indivíduos com atraso no desenvolvimento, no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA), nos transtornos de aprendizagem e alterações comportamentais, assim como na avaliação e reabilitação neuropsicológica de adultos e idosos. Atualmente, é coordenador das especializações em Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, Psicologia do Neurodesenvolvimento e Aprendizagem, bem como em Intervenção ABA aplicada ao TEA e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual no Instituto de Pós-graduação e Graduação de Goiânia/GO – IPOG, onde também desempenha a função de professor e supervisor de estágio profissional. É autor de Turma da Luria: Guia Prático de Intervenção Infantil, pela Editora Vetor.
Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVAS. Especialista em Intervenção ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG. Formação em Terapia Assistida por Animais, Educação Assistida por Animais e Intervenção Assistida por Animais pelo INATAA. Possui cursos na área de Avaliação Psicológica e Elaboração de Documentos. Colaboradora na elaboração do Turma da Luria: Guia Prático de Intervenção Infantil (Silva Silva, 2020). Atualmente é Coordenadora de Orientação de Pais na Clínica Luria Comportamental Especializada. Atua na área de psicologia infantil na Clínica Luria - Espaço Terapêutico, Desenvolvimento e Pesquisa, baseada na Análise do Comportamento.
Pedagoga e psicopedagoga formada pela Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS), especialista em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao TEA e Deficiência Intelectual pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG). Há três anos, atua como coordenadora e assessora pedagógica na Clínica Luria, desempenhando atividades de orientação e alinhamento pedagógico com escolas do sul de Minas Gerais. Professora em cursos de pós-graduação nas áreas de Análise do Comportamento e Neuropsicopedagogia.
Pedagogo, psicopedagogo, neuropsicopedagogo e analista comportamental, com experiência em desenvolvimento atípico. Coordena equipe pedagógica no Sul de Minas e leciona sobre gestão comportamental e alfabetização no TEA e DI.
O curso Aplicador ABA (Análise do Comportamento Aplicada) na modalidade EaD é uma formação especializada que prepara profissionais para atuarem com práticas fundamentadas na ciência ABA, principalmente com indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As aulas são 100% online e o conteúdo é disponibilizado em uma plataforma de aprendizagem com suporte de tutoria.
O curso é oferecido por uma instituição de ensino superior credenciada e segue as diretrizes legais para cursos de extensão e formação continuada. Apesar de não ser uma pós-graduação lato sensu, o curso tem valor acadêmico e é reconhecido no mercado.
A carga horária total é de 160 horas, com duração estimada de 2 à 4 meses. Os alunos têm acesso à plataforma por 6 meses, podendo estudar no seu próprio ritmo. A cada 15 dias, será disponibilizado um novo módulo.
Não é exigida formação específica.
O curso combina videoaulas, leituras dirigidas, estudos de caso e atividades práticas supervisionadas.
As atividades práticas são orientadas por um especialista e envolvem o desenvolvimento de planos de intervenção, simulações e estudos de caso baseados em situações reais.
Sim. O certificado de conclusão é emitido pela instituição e será disponibilizado de forma digital após o cumprimento de todos os módulos e atividades obrigatórias.
Basta ter acesso à internet, computador, tablet ou smartphone.
O curso oferece acompanhamento de tutores e professores especializados, disponíveis para tirar dúvidas sobre o conteúdo, e suporte técnico da plataforma para problemas de acesso ou navegação.
Sim. Por ser um curso totalmente online, está acessível a alunos de qualquer parte do mundo.
Você pode acessar tanto o professor quanto o tutor por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do IPOG.
A metodologia combina: · Videoaulas, slides e materiais complementares; · Atividades assíncronas (fóruns, questionários, práticas); · Aulas ao vivo por módulo com o docente (caso o aluno não possa participar ao vivo, as aulas ficarão gravadas); · Grupo de WhatsApp para interação.
O corpo docente é formado por especialistas, mestres e doutores renomados, como o Prof. Dr. Fernando Silveira (coordenador) e docentes com ampla experiência em ABA e TEA.
· Modalidade 100% EaD; · Professores com sólida formação acadêmica e prática; · Atendimento individualizado e tutoria especializada; · Conteúdo baseado em evidências e voltado à prática profissional; · Certificado reconhecido nacionalmente; · Ferramentas interativas para aprendizado colaborativo.
A equipe de tutoria acompanha os alunos durante toda a jornada, oferecendo suporte técnico, acadêmico e motivacional, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem.