fbpx

A área de Perícias Forenses é ampla, diversificada e oferece possibilidades de atuação para inúmeros profissionais como: médicos, dentistas, advogados, policiais, físicos, historiadores, engenheiros, biólogos, dentre muitos outros.
Por isso, ser especialista nesta área irá ampliar suas oportunidades profissionais, potencializar seus ganhos financeiros e te ajudar alcançar cargos em concursos públicos e em instituições privadas.

Com o curso você terá:

Conhecimento científico multidisciplinar relacionado às Perícias Forenses

icon-down-ipog

Entenderá as principais metodologias aplicadas à construção e análise da prova pericial

icon-down-ipog

Desenvolverá competências para resolução de problemas forenses, sendo capaz de produzir e interpretar laudos e pareceres de natureza técnico-científica, no âmbito da justiça criminal e civil.

Saiba mais e torne-se
um profissional de
destaque



    coordenadores:

    carlos (26)

    Carlos Eduardo
    Palhares Machado

    Doutor em Ciências, área de concentração Patologia/Medicina Legal, pela FMRP-USP. Mestre em Ciências da Saúde pela UnB. Especialista em Odontologia Legal e em Prótese Dentária. Graduado em Odontologia pela Universidade de Brasília (UnB). É Perito Criminal Federal, lotado no Instituto Nacional de Criminalística-Brasília, onde atualmente ocupa o cargo de Chefe da Área de Perícias Externas. Ex-Chair do INTERPOL DVI Standing Committee e do INTERPOL DVI Working Group. Atuou como Coordenador em casos de desastres no Brasil e no exterior; Palestrante Nacional e Internacional no tema Identificação de Vítimas de Desastres. Autor de capítulos de livros no campo de Ciências Forenses, Medicina e Odontologia Legal.

    jose

    José Rocha de
    Carvalho Filho

    Mestre em Gestão de Criminalística pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduado em Engenharia de Redes de Comunicação pela Universidade de Brasília. Perito Criminal da Polícia Federal, com experiência em diversas áreas de Perícias Forenses, com atuação principal em análise forense de evidências digitais e multimídia do Instituto Nacional de Criminalística. Professor dos cursos de especialização em perícias em Imagens oferecidos pelo Instituto Nacional de Criminalística a Peritos Criminais de todo Brasil e Professor dos cursos de formação de Policiais Federais da Academia Nacional de Polícia.

    jesus

    Jesus Antônio
    Velho

    Doutor em Fisiopatologia pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduado em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É Perito Criminal Federal, atuando nas áreas de Análises de Locais de Crime, Química Forense, Balística Forense, entre outras. Em relação às atividades de ensino, é Professor Doutor da área de Criminalística da Universidade de São Paulo (USP), e Professor convidado na Academia da Polícia Federal e no IPOG. É Diretor do Conselho da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses, 2019/2020. É membro do Conselho Editorial e Autor organizador da série de livros “Criminalística Premium” da Editora Millennium, além de atuar como editor da RBC (Revista Brasileira de Criminalística) e da RBCP (Revista Brasileira de Ciências Policiais).

    O corpo docente do curso foi criteriosamente escolhido para que os alunos tenham, além de todo conhecimento teórico que precisam, acesso a parte prática e aos desafios do dia a dia da profissão. Por isso, ele é formado por professores com vasta experiência acadêmica e reconhecidos nacionalmente e internacionalmente em seus campos de atuação pericial.
    Conheça-os:

    Group 19 (1)

    Edson Jorge Pacheco

    Doutorando em Criminologia pela Universidade do Porto-Portugal. Mestre em Perícias Forenses pela Universidade de Pernambuco. Especialista em Execução de Políticas de Segurança Pública. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Amazonas e em Direito pela Universidade do Estado da Bahia. É Perito Criminal da Polícia Federal aposentado. É Professor assistente do Curso de Direito da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Foi Papiloscopista da Policial Federal. Tem experiência nas áreas de Ciências Contábeis, Direito, Criminalística, Perícias Forenses, Criminologia, Psicologia Jurídica e Criminal e Educação. Trabalha atualmente como Assistente Técnico e Perito Judicial.

    Erick Simões da Camara

    Mestre em Direito (UNIMES/SP) e em Química (IME/RJ). Especialista em Direito Processual Civil (UNISUL/SC-LFG). Graduado em Engenharia Química (IME/RJ). Bacharel em Direito (UniRio/RJ). É Perito Criminal Federal desde 2003, atuando com ênfase nas áreas de Documentoscopia, Química Forense e Análise de Locais de Crime. Conteudista, Professor e Orientador nos cursos de formação e de especialização em Documentoscopia da Academia Nacional de Polícia (ANP/DPF). Autor e organizador do livro “Documentoscopia: Aspectos Científicos, Técnicos e Jurídicos”.

    Alderly Santos

    Especialista em Documentoscopia pela Academia Nacional de Polícia. Graduado. Pós-graduado em Segurança Pública. Graduado em Engenharia Mecatrônica pela Universidade de Pernambuco (UPE). Bacharel em Direito pela Universidade Luterana do Brasil Campus Santarém/PA. É Perito Criminal da Polícia Federal, com experiência em Gestão da Criminalística e em diversas áreas de Perícias Forenses, tais como: Grafoscopia, Documentoscopia, Locais de Crime, Engenharia, Balística Forense, entre outras. É Professor das disciplinas de Documentoscopia, Grafoscopia e Criminalística em cursos de especialização e Professor dos cursos de formação, atualização e Pós-Graduação de Policiais Federais da Academia Nacional de Polícia. Atua como Avaliador na área de Grafoscopia da Revista Brasileira de Criminalística.

    Fernando de Jesus

    Doutor em Psicologia. Pós-Doutor em Ciências Jurídicas e Constitucionais. Perito Criminal Federal - Classe Especial do Departamento de Polícia Federal - Aposentado. Ex-Consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

    Luiz Spricigo Júnior

    Especialista em Documentoscopia pela Academia Nacional de Polícia. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Perito Criminal Federal, desde 2006, atuando principalmente nas áreas de Documentoscopia, Genética Forense, Locais de Crime e Meio Ambiente. De 2017 até fevereiro de 2019 atuou como Chefe Substituto do Setor Técnico Científico da Superintendência Regional de Polícia Federal em Curitiba/PR. De 2019 a 2020 ocupou o cargo de Diretor do Instituto Nacional de Criminalística, da Diretoria Técnico-Científica da Polícia Federal.

    Gustavo Vilar

    É especialista em Docência do Ensino Superior pela UFRJ. Graduado em Ciência da Computação e Tecnólogo em Processamento de Dados pela ASPER – Associação Paraibana de Ensino Renovado. No Serviço Público, atuou como Oficial de Cavalaria do Exército Brasileiro, Policial Rodoviário Federal e Papiloscopista da Policial Federal. É Perito Criminal Federal especialista em Informática Forense, atuando principalmente nas análises de vestígios em crimes cibernéticos e combate à pornografia infantil. Foi Diretor Regional do Estado do Pará da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais, biênio 2015/2016. É Coautor da obra Tratado de Computação Forense.

    Wilson Toresan

    Doutor em Engenharia (UFRGS). Especialista em Educação (SENAC/RS). Graduado em Engenheira de Segurança do Trabalho (FEEVALE/RS). Perito Criminal Classe Especial do Instituto Geral de Perícias – SSP/RS, membro da equipe que atende locais de acidentes de trânsito da Seção de Engenharia Legal - Departamento de Criminalística. Ex-Professor da Escola de Engenharia no Departamento de Engenharia Mecânica da UFRGS. Professor Convidado do Curso de Formação Integrada.

    Seja especialista em Perícias
    Forenses
    do IPOG e dê mais
    um passo rumo à carreira de
    sucesso
    que você deseja.

    FORMAÇÃO CURRICULAR:
    1) Princípios de Criminalística
    2) Papiloscopia
    3) Psicologia Investigativa e Criminal Profiling
    4) Medicina Legal
    5) Balística Forense
    6) Locais de Crime
    7) Biologia Forense
    8) Documentoscopia
    9) Grafoscopia
    10) Perícia em Acidentes de Trânsito
    11) Fundamentos de Computação Forense
    12) Perícias em Imagens

    CARGA HORÁRIA:
    432 horas

    DURAÇÃO:
    12 módulos (um final de semana por mês).
    • Sexta-feira, 18h às 23h
    • Sábado, 08h às 19h
    • Domingo, 08h às 13h