REVISTA ESPECIALIZE

Edição 17 - Junho de 2019
Dificuldades de análise Forense em Mídias SSD Ademir Silva de Araújo
O presente estudo objetiva analisar quais as dificuldades da análise forense em mídias SSD, a fim de verificar acerca das dificuldades de busca de informação no caso de danos a unidade de armazenamento do tipo SSD. A pesquisa a ser realizada se baseará em um paradigma ontológico, ou seja, partindo da interpretação de uma realidade que será apresentada e estudada no decorrer do trabalho. Assim, a finalidade é explorar uma investigação qualitativa, analisando os conceitos e requisitos que permeiam o contexto da computação forense e da análise de dados e recuperação de informações nos dispositivos que contenham memória flash, sobretudo as mídias SSD. Ademais, serão utilizados métodos sistemáticos e explícitos para recuperar, selecionar e avaliar os resultados de estudos relevantes sobre a dificuldade da observação forense nesse tipo de mídia, de maneira geral e específica, além de reunir e sistematiza os dados dos estudos primários. Já como técnicas de pesquisas, serão utilizadas pesquisas bibliográficas, de modo que se amplie e se conheça as principais contribuições teóricas existentes acerca do tema abordado; pesquisa descritiva não-experimental, de forma a não manipular o fenômeno apresentado pelo tema; além da pesquisa exploratória, a fim de descrever as variáveis que se quer conhecer e explicar, como o estudo dos institutos da computação forense. Por fim, conclui-se que a verificação da dificuldade da análise forense neste campo de atuação, quais sejam, as mídias SSD, é de suma importância para o contexto judicial e extrajudicial e, ainda, para toda a sociedade, não apenas no meio da ciência da computação.
Utilização de concreto pré-refrigerado: Estudo de caso em blocos de fundação com grandes dimensões Admary Mariadlla Barbosa Marinho da Silva
O desenvolvimento imobiliário observado nos últimos anos no Brasil propiciou a execução de obras verticais cada vez mais altas, solicitando um aumento na dimensão dos blocos de fundação para suportar as elevadas cargas da estrutura nessas obras. Nesse contexto verificouse também o surgimento de manifestações patológicas nos blocos de fundação de grandes dimensões, os chamados blocos de concreto massa, sendo a mais comum a reação álcaliagregado (RAA). Alguns estudiosos verificaram outra manifestação patológica que pode surgir associada à RAA, a formação de etringita tardia (DEF). O descobrimento dessas manifestações patológicas em blocos de fundações de obras entregues na cidade do Recife-PE trouxe a preocupação em aplicar medidas preventivas para tratar essas patologias. O objetivo deste trabalho é mostrar a importância do uso de concreto pré-refrigerado na execução de estruturas de concreto massa, apresentando um caso real de execução de dois blocos de fundação com grandes dimensões (10,10m x 7,80m x 2,50m), pertencente a um mesmo empreendimento localizado na cidade do Recife-PE. A metodologia do trabalho consistiu em utilizar a técnica da pré-refrigeração e outras no intuito de diminuir o pico final de temperatura gerado pelo calor de hidratação do cimento, sendo monitorada a evolução da temperatura com o auxílio de termopares durante várias horas após o final da concretagem das peças até atingir o pico da temperatura. O uso do concreto pré-refrigerado e outras medidas como utilização de um concreto com baixo consumo de cimento foram tomadas no intuito de diminuir o pico de temperatura gerado pelo calor de hidratação do cimento, sendo monitorada a evolução dessa temperatura com o auxílio de termopares durante cerca de 50 horas após a concretagem das peças. O alto calor de hidratação do cimento provoca aumento de temperatura e o surgimento da DEF, diminuindo o desempenho e a segurança da estrutura. Os resultados mostram que com algumas medidas simples é possível mitigar a possibilidade do surgimento da etringita tardia e desta forma evitar fissuras em um futuro próximo devido a este fenômeno. No caso em questão, as temperaturas teóricas finais que deveriam ser na ordem de 100ºC graus, foram de 65ºC graus com a utilização do concreto pré-refrigerado, ou seja, abaixo do limite preconizado pela literatura internacional para o maior nível de prevenção.
Gestão da qualidade na construção civil Aender Paulo de Oliveira
A pesquisa se deu numa análise das não conformidades evidenciadas durante a execução de um empreendimento. O estudo da análise foi apercebido um número considerável de RNC (relato de não conformidade) onde a causa se deu por falha na mão-de-obra onde ação a ser tomada foi retrabalho, conseqüentemente surpresa inesperada no orçamento do empreendimento. O objetivo da pesquisa é estudar a fundo as causas apresentadas nos gráficos de fechamento das RNC,s da obra, com objetivo de sugestão de ações que poderá minimizar ou eliminar as os impactos da mão-de-obra e retrabalhos para o setor da construção civil. Os dados analisados foram coletados durante a execução de um conjunto residencial onde iremos chamar de empresa A, com início no ano de 2015 finalizado e entregue ao cliente no ano de 2017 com duração média de 2 anos de obra. O empreendimento era composto de 10 (dez) blocos de 5 (cinco) pavimentos e 4 (quatro) apartamentos por pavimento, totalizando 20 unidades por bloco e 200 unidades multifamilar num terreno de aproximadamente 10.000m² (dez mil metros quadrados). A construção possuía área total construída de aproximada 15.487,66m² com apartamentos de 58.00m² (cinqüenta e oito) com um elevador por torre, estrutura para ar condicionado, todo adaptável, área de laser, quiosques, play ground, quadra de peteca, pisina e espaço fitness. O sistema construtivo foi alvenaria estrutural com blocos de concreto, laje maciça e fundação tipo estaca escavada. O resultado da pesquisa retrata o grande elo que existe na construção civil diretamente ligada a sua cadeia produtiva desde a contratação de projetista, passando por detalhes nos projetos executivos, interpretação da equipe do canteiro de obras como engenheiro, mestre de obras e encarregados, no controle da execução dos serviços e por fim a grande entrega do produto final ao cliente. Conclui-se que um dos maiores obstáculo da construção ainda esta na mão-de-obra de execução onde o nível de técnico continua muito baixo devido as onda cíclicas do setor e método artesanal de execução que dificulta o controle da qualidade e padronização esperado por incorporadores, construtores e clientes.
Solução para rede hidráulica no maior edifício residencial do Brasil (Yachthouse by Pininfarina) Alan Metzler
O objetivo deste artigo científico é dissertar sobre uma solução inovadora para projetos e modo construtivo para instalação de sistema de abastecimento d’água com altas pressões e controle através de válvulas hidráulicas combinadas com reservatórios intermediários no maior edifício residencial em construção no Brasil. Apresentado as descrições do empreendimento, os desafios enfrentados, o plano de ação definido e as soluções adotadas. Com técnicas de engenharia de nível internacional, foi possível desenvolver os projetos hidráulicos conforme as normas brasileiras.
Liderança Organizacional: Os tipos de liderança na Gestão das Organizações Alexandra Paz Nobre
Analisando as mudanças tecnológicas, sociais e culturais nas organizações as quais vivenciamos até mesmo em nosso próprio local de trabalho, notou-se um grande impacto no mercado de trabalho e no conceito direto do quesito liderança organizacional nas Empresas. Assim como existem gestão variadas existem também líderes com metodologias e visão diferentes. Este artigo comtempla estudos voltados a área de gestão administrativa e tem como objetivo apresentar os tipos existentes de lideranças na gestão das organizações as quais muitos ainda não estão fazendo uso para uma melhoria continua dentro de seu próprio ambiente de trabalho. Para o desenvolvimento do artigo a metodologia utilizada foi desenvolvida por meio de artigos, livros, sites e pesquisas bibliográficas e conta com a presença de ilustres líderes.
Avaliação da resistência à compressão axial de concreto produzido com adição de resíduos de pneus para aplicação em piso de concreto em Sinop-MT Ana Carolina Alves Xavier Piazza Topanotti
A indústria da construção civil é considerada a maior consumidora dos recursos naturais e a maior geradora de resíduos. Mediante esta colocação se faz necessário o emprego de materiais alternativos que possam reduzir a extração de matéria-prima, como por exemplo, a utilização da borracha proveniente do processo de recauchutagem de pneus. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a resistência à compressão axial do concreto produzido com este resíduo. A partir de um traço de referência, a modificação do concreto ocorreu através da substituição parcial de areia por borracha, em volume, nas porcentagens de 8%, 10% e 12%. Os resultados obtidos indicaram redução da resistência à compressão para a ordem de 77,71%, 72,16% e 62,95%, respectivamente, quando comparados ao traço sem adição do material; assim como, apresentaram maiores deformações. O concreto desenvolvido não é recomendado para fins estruturais, sua indicação é para pisos destinados a tráfegos leves e com baixas solicitações, como passeios, ciclovias, e praças públicas.
A tutela do direito digital nas mídias sociais André Freire de Lima
No Brasil, a evolução tecnológica ocorreu muito rapidamente e surgiram também as mídias sociais como uma nova ferramenta de relacionamento entre as pessoas e muitas consequências de ordem moral, política, social e jurídica. O avanço das tecnologias utilizadas pelo homem está em um ritmo tão acelerado, que o direito por diversas vezes tem dificuldade de acompanhá-la, mas devido certas consequências uma nova área em expansão está se consolidando: o direito digital. O presente trabalho busca demonstrar através de uma pesquisa qualitativa com dados literários a evolução da tecnologia e do direito, liberdade de expressão na internet, responsabilidade civil do internauta e das empresas de internet, proteção e o sigilo de dados de navegação e o marco civil da internet no Brasil. E tem como objetivo mostrar como ocorre a tutela do direito digital para os usuários das mídias sociais e também informar como proceder em casos de crimes virtuais e a política de segurança.O estudo foi desenvolvido na perspectiva da pesquisa bibliográfica em que se utiliza material já publicado, constituído basicamente de livros, artigos de periódicos e, atualmente, com informações disponibilizadas na internet. A técnica bibliográfica busca encontrar as fontes primárias e secundárias e os materiais científico ou técnico-científico. Os resultados encontrados indicam que existem muitos crimes que estão sendo praticados na internert e poucas leis protegendo os usuários, ou seja, a tecnologia evoluiu mais rápido que o direito que esse não está conseguindo acompanhar a evolução tecnológica. O direito digital é um campo do Direito que se propõe a estudar aspectos jurídicos do uso de computadores e da tecnologia da informação em geral, com fundamento no crescente desenvolvimento da Internet e na importância da tecnologia da informação e da informática nas relações jurídicas, sendo por isso, uma nova área do estudo do Direito. Conclui-se que esse novo ramo de direito está evoluindo e que os usuários não podem usar da liberdade de expressão para atingir a honra ou a moral do seu próximo porque isso trará consequências jurídicas tutelada pelo direito digital.
A importância da Gestão dos Ativos Técnicos para o Negócio de Distribuição de Energia Elétrica no Brasil André Gouveia de Figueirêdo
O crescente aumento e aprimoramento dos controles regulatórios, estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, tem estimulado as distribuidoras de energia no Brasil a repensarem seus processos de gestão de ativos. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo evidenciar como o processo de gestão de ativos é importante para que as distribuidoras de energia se enquadrem nos requisitos regulatórios, maximizem seus lucros e promovam uma maior eficiência operacional. A metodologia aplicada para desenvolvimento desse trabalho tem um objetivo descritivo, com abordagens qualitativas e quantitativas, por meio de análises documentais e estudo de caso, sendo analisados sites de internet, artigos cintíficos, dissertações, teses, normativos e procedimentos regulatórios. O resultado desse estudo visa mapear a evolução das exigências regulatórias e como a gestão de ativos pode contribuir para garantir maior rentabilidade aos resultados financeiros da empresa e melhorar os níveis de qualidade dos serviços prestados. Conclui-se, portanto, que ao analisar estrategicamente o atual cenário regulatório no Brasil, bem como sua tendência de evolução, é possível minimizar e controlar os riscos regulatórios e garantir maior rentabilidade e eficiência ao negócio de distribuição de energia elétrica, por meio de uma eficiente gestão de ativos.
A importância da segurança e saúde do trabalho nas organizações: estudo de caso nas empresas de pesca do distrito de Icoaraci Andreia Quintela Moreira da Costa
O presente estudo tem como principal objetivo demonstrar a importância de medidas preventivas adotadas e sua eficacia em relação à saúde e segurança do trabalho nas empresas de pesca do Distrito de Icoaraci, identificar ações que funcionam ora inibindo ou impedindo acidentes nas organizações. Realizou-se um estudo de caso nas empresas de ordem descritiva, pois se pretendeu ver a percepção dos empregadores em relação às medidas preventivas adotadas, mediante a uma pesquisa que teve como instrumento um questionário, com dez perguntas fechadas enviado por meio eletrônico e coletado de forma pressencial, identificando se as empresas realizam todas as atividades necessárias para ser ter assim um ambiente laboral que promova saúde e segurança a seus trabalhadores. Utilizou-se pesquisa bibliográfica constituída de livros, artigos cientificos, como também fontes secundárias abrangendo bibliografias já publicadas em relação ao tema de estudo. Desde modo podemos evidênciar que a realização de todos as medidas de prevenção é necessárias para o um ambiente de trabalho livre de acidentes. Após a analise dos dados coletados constatou-se que a maioria dos empregadores cumpre maior parte das ações necessárias, porém por ser um trabalho de alto grau de risco as medidas tem que ser cumpridas na integra como medida preventiva.
Planejamento tributário em um comércio varejista de calçados e vestuários Andrey Pereira dos Santos
O artigo tem como finalidade realizar o planejamento tributário em um comércio varejista. Diante disso, o objetivo geral é identificar qual o melhor regime tributário com base no lucro real e/ou lucro presumido para um comércio varejista de calçados e vestuário locazalido em Garopaba/SC para o exercício de 2019. As análises promovidas neste estudo de caso foram efetuadas com base na fundamentação bibliográfica e através da análise de documentos secundários, tais como: dados contábeis disponibilizados pela empresa e legislação Federal, Estadual e Municipal. Trata-se ainda de uma pesquisa de natureza teórico-prático, com lógica de pesquisa dedutiva e abordagem com aspectos qualitativos e quantitativos, com resultado de pesquisa aplicada. Atualmente a empresa encontra-se no regime de apuração lucro real e através deste estudo foi identificado que o melhor regime tributário para o ano de 2019 será o lucro presumido, acarretando em uma redução de 13,68% somente no primeiro trimestre. Sendo assim, o planejamento tributário atualmente é uma ferramenta necessária e imprescindível para que as empresas adquiram informações adequadas para tomada de decisão. Reforçando ainda que o planejamento tributário é um procedimento licito amparado por lei, ao qual auxilia na orientação dos profissionais da área, para redução dos tributos, quando cabíveis.
Inter-relação ambiente e homem, com considerações através da Psicologia Ambiental e da Teoria de Einfühlung Camila de Oliveira
Este objeto de estudo tem por finalidade discutir a interferência de um espaço construído na maneira como o ser humano se comporta. Ao mesmo tempo, historicamente as formas arquitetônicas sempre serviram para representar os sentimentos individuais ou coletivos. Buscou-se neste artigo as explicações mais aprofundadas destas interferências, e para isso, utilizou-se dos estudos em psicologia ambiental e da teoria de einfühlung. O desenvolvimento se deu através de exploração bibliográfica de artigos científicos, livros, sites da internet e anotações de aula da autora. Como resultado, concluiu-se que as formas arquitetônicas são capazes de transmitir e influenciar sensações e emoções aos seus usuários. Portanto, mesmo que subconsciente, percebe-se a relação direta da arquitetura com a psicologia.
PIS e COFINS Regras de tributação sobre as receitas financeiras e seus aspectos contábeis Carlos Alberto Pereira de Souza
Este artigo traz uma exposição sistemática sobre o conceito, a abrangência, o fato gerador, as receitas relativas ao ajuste a valor presente (AVP), as operações de hedge e suas diferenças nos regimes tributários cumulativo e não cumulativo quanto à tributação do PIS-Pasep e da Cofins sobre as receitas financeiras. O objetivo deste estudo foi elucidar as principais características e efeitos contábeis e tributários concernentes a este tema, evidenciando as mudanças que ocorreram desde a sua instituição, em 2004, até sua última alteração em 2018. Foram utilizados como elementos de pesquisa textos legais, bibliográficos e consultas à Receita Federal do Brasil. Com os resultados das análises verificamos no estudo a quantidade de mutações da legislação e concluímos que estas são decorrentes das mudanças das políticas públicas e econômicas.
Desempenho Térmico das edificações: Estratégias de projeto e aplicação das NBR 15757:2013 e NBR 15220:2005 Carolina Gabrieli Galvão de Souza
As normas brasileiras NBR 15575:2013 e NBR 15220:2005 estabelecem as diretrizes construtivas necessárias para alcançar o desempenho térmico de edificações habitacionais. Com o objetivo de cumprir os requisitos de desempenho, a fase inicial de projetos para uma habitação deve cumprir essas determinações normativas e escolher as determinações orientativas para os sistemas construtivos. As normas citadas se complementam e orientam o projetista a encontrar as melhores soluções técnicas para o desempenho da edificação. Desta maneira, esta pesquisa tem como objetivo analisar as diretrizes para desempenho térmico de tais normas através de um estudo de caso de um projeto habitacional na cidade de Irecê, Bahia. A análise dos dados do projeto de arquitetura, como localização, áreas internas, materiais construtivos, vedações e aberturas foram utilizadas nos métodos de cálculo das diretrizes construtivas indicadas nas normas. Os resultados encontrados mostraram as diferenças entre os requisitos mínimos exigidos pelas duas normas para uma mesma situação. Neste sentido, conclui-se que a norma de desempenho NBR 15575:2013 possui parâmetros inferiores e está muito abaixo do desempenho térmico ideal orientado pela NBR 15220:2005.
Farmacêutico e vacinação: novos tempos no Brasil Ceura Beatriz de Souza Cunha Goularte
As imunizações estão fortemente atreladas às ações de saúde pública, sendo reconhecidas no mundo inteiro como uma medida eficaz na prevenção de doenças infectocontagiosas. Consideradas postos avançados de saúde, as farmácias e drogarias possuem fácil acesso e oferecem serviços que podem contribuir positivamente na qualidade de vida do indivíduo. Este estudo busca avaliar a importância do farmacêutico nas atividades de vacinação, atribuição que lhe foi concedida por meio de uma resolução, aprovada em 2013 pelo Conselho Federal de Farmácia, que o autorizou a aplicar e dispensar vacinas em farmácias e drogarias. Para atender ao objetivo proposto, foi desenvolvido um estudo exploratório, descritivo e documental, mediante levantamento bibliográfico dos artigos publicados disponíveis nos bancos de dados PUBMED, LILACS, MEDLINE, SCIELO e Google Acadêmico, no período de junho/2018 a setembro/2018, produzidos no Brasil e no exterior. Nesse sentido foram analisadas informações relativas às imunizações, a importância do profissional farmacêutico nas coberturas vacinais e a legislação vigente que autoriza a aplicação de vacinas em farmácias. Na análise realizada, conclui-se que o farmacêutico contribui positivamente nesta atividade, tornando-a importante, confiável e eficaz.
Em Crise: A Mecânica da Economia e a Máquina da Administração Cinthia Lopes de Sousa
O presente documento demonstra, em uma breve síntese, os problemas acarretados pelos exageros do racionalismo mecânico e a extrema ganância do acúmulo de riquezas proporcionaram ao planeta. Nele foram reunidos estudos históricos sobre a trajetória paradigmática da visão filosófica e social de mundo desde a idade média até o atual século, com intuito de identificar os modelos adquiridos que os levaram aos problemas atuais. Apresenta detalhes de transições que foram muito significativas para o mundo. Se trata de um artigo que objetiva mudanças dos atuais modelos mecanicistas da administração e da economia, com vistas ao bem de todos seres vivos e do planeta.
Estudo contábil em uma empresa que segue a lei complementar nº 128/2008: propostas de melhoria para o microempreendedor Claudia Helena Oliveira da Silva Barbosa
Este trabalho evidencia o estudo contábil e a lei complementar n° 128/2008, destacando a importância do planejamento tributário em uma empresa microempreendedora individual no ano de 2018 na cidade de Fortaleza no Estado do Ceará. Embora exista facilidade em cadastrar os negócios informais como microempreendedor individual, o entendimento contábil é passível de interpretações variáveis. A hipótese subjacente de que essas explanações dificulta o entendimento dos profissionais da contabilidade, e consequentemente não podem dar suporte adequado para as empresas. O objetivo deste estudo é o esclarecimento do que significa a contabilidade para as empresas do MEI e como ela pode auxiliá-la na continuidade das atividades. A pesquisa foi desenvolvida com base em consulta bibliográficas, onde o conhecimento contábil é parâmetro para a tomada de decisões, os questionamentos realizados ao empreendedor da empresa demonstram que é importante saber como funciona a contabilidade, essa análise dos dados foi baseada no referencial teórico da lei do microempreendedor individual. Conclui-se que a contabilidade vem evoluindo, muito embora o microempreendedor seja isento de várias obrigações ditas pela contabilidade e a lei do MEI, torna-se de suma importância o conhecimento da contabilidade como um instrumento fundamental para a vida saudável econômica e financeira da empresa.
Estudo dos critérios de segurança e capacidade hidráulica das sarjetas de corte inseridas no álbum de projetos-tipo de dispositivos de drenagem do DNIT Clayton Henrique Ribeiro Fonsêca
O presente trabalho aborda, sob a luz do manual de drenagem de rodovias do DNIT, publicação IPR-724/2006 e norma ABNT NBR-15.486/2016 – Segurança no Tráfego: Dispositivos de contenção viária – Diretrizes, a análise quanto aos aspectos de segurança e capacidade hidráulica dos dispositivos de drenagem destinados a captação de águas superficiais em taludes de corte, conhecidos como sarjetas de corte, referenciados no Álbum de Projetos-Tipo de Dispositivos de Drenagem do DNIT, publicação IPR-736/2018. Inferiu-se que a maioria dos dispositivos, destinados a drenar superficialmente as rodovias junto aos cortes, elencados no álbum de projetos-tipo, não satisfazem os requesitos de segurança definidos na norma supracitada, nem ao próprio manual de drenagem de rodovias também do DNIT. Ao se analisar conjuntamente a norma ABNT NBR-15.486/2016 e a publicação IPR-724/2006, buscou-se o equilíbrio entre as normatizações, o que não foi possível em razão da não comprovação dos benefícios práticos que a utilização da norma de segurança do tráfego traria, em decorrência do talude de corte não ser traspassável, o que anula a eficiência da adoção desta na escolha da declividade do talude posterior. Com isso passou-se a utilizar como norma norteadora a publicação IPR-724/2006, com a sugestão de novos modelos de dispositivos, que atendem aos normativos do DNIT, podendo, posteriormente, ser adotado pelo órgão em futura atualização do seu Álbum de Projetos-Tipo de Dispositivos de Drenagem.
Medições de resistência de aterramento Danilo Neves de Araújo
Os sistemas de aterramento em geral precisam ser monitorados, pois em seu funcionamento anormal, podem gerar consequências patológicas aos seres humanos, e um mau funcionamento dos sistemas elétricos a ele conectados. Este trabalho tem o objetivo de apresentar os principais tipos de sistemas de aterramento, os riscos da corrente de choque elétrico, proveniente da deficiência do sistema de aterramento, que uma pessoa que esteja no interior da subestação de energia no momento de uma falta está submetida. Quais métodos para medição da resistência de aterramento existem em normas nacionais afim de jugar a eficiência de um aterramento? Este trabalho foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema aterramento elétrico nas normais nacionais, artigos, sites de fabricantes de equipamentos de medição e livros de autores renomados em relação ao tema, além de fotos de execução de projeto de malha de aterramento por onde trabalhei. Contudo é importante a reciclagem do profissional habilitado em trabalhos com eletricidade, pois conhecer os principais métodos da resistência de aterramento. O aterramento pode passar de um facilitador das instalações elétricas de uma subestação para um causador de patologias caso um procedimento de medição do eletrodo de aterramento não seja realizado periodicamente.
A educação fiscal escolar como fator de disseminação e formação do conhecimento dos tributos Darlene Tavares Gonçalves
A Educação Fiscal é um desafio educacional, é a construção de conhecimentos sempre renováveis através da elaboração de conceitos, um desafio por tratar-se de um mecanismo onde os cidadãos tomam conhecimento da função socioeconômica do tributo, bem como, da exata noção de como este é aplicado em prol do bem comum. Este trabalho tem como objetivo destacar a importância da Educação Fiscal no ensino fundamental, médio e superior discutindo sua deficiência por não constar no quadro curricular, sua relevância para o conhecimento dos tributos e formação do cidadão, apresentado como alternativa no preparo dessa nova cidadania. Para tanto este trabalho foi desenvolvido a partir da pesquisa em livros e leitura do documento base do Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF, tendo sua aplicação na Escola Municipal Valdemar Sandes em Teresina – PI, através da leitura crítica de textos, palestra, elaboração de cartazes e vídeos que levaram à reflexão dos alunos sobre a importância do conhecimentos dos tributos e da participação do cidadão nas ações da administração pública visando tornar mais eficientes os serviços públicos. Conclui-se que, a Educação Fiscal nas escolas, estimula uma nova postura diante das questões fiscais, e espera se que este trabalho seja conduzido a partir das ações de cada um de forma contínua e permanente.
ISSQN - Da origem do tributo às atuais polêmicas: a inclusão do streaming como hipótese de incidência tributária Débora Negreiros de Mello Poletto
O presente trabalho propõe-se a analisar os desafios na tributação do imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISSQN ou ISS) sobre as atividades realizadas pelas plataformas de streaming, no que diz respeito à disponibilização de conteúdos de mídia sem cessão definitiva por meio da internet, incluídas no rol das atividades tributáveis pelo ISSQN através da Lei Complementar nº 157/16. Para tanto, descreve a origem da tributação no Brasil, a criação do ISSQN e analisa os aspectos jurídicos do imposto sobre serviços, abordando seus fundamentos na Constituição Federal de 1988 e na Lei Complementar nº 116/03. Posteriormente, evidencia as características, o método de funcionamento e alcance do streaming, abordando as dificuldades na tributação digital, além de discutir os desafios técnicos e jurídicos da incidência do imposto sobre o streaming, em relação ao local de ocorrência do fato gerador e a conceituação de serviços conforme a Constituição. Conclui-se com este estudo que a adição do item 1.09 ao rol da Lei Complementar nº 116/03 acaba trazendo mais questionamentos do que soluções diante do atual entendimento jurisprudencial sobre serviços para a incidência do imposto. À vista disto, é forte a corrente pela inconstitucionalidade da tributação do ISSQN sobre os serviços de Streaming.
A importância da Contabilidade na Gestão Tributária para empresas do Simples Nacional Deiseane Veiga Moreira
O presente artigo tem o objetivo de mostrar a importância da conformidade na escrituração contábil e seus reflexos na gestão tributária das empresas enquadradas no Simples Nacional. As empresas do Simples Nacional por terem um tratamento tributário diferenciado muitas vezes não se atentam ao cumprimento da conformidade contábil e fiscal no momento de preencher suas obrigações, apurar os impostos e fazer a escrituração contábil, não se atentando sobre qual a visão que seus usuários terão das informações financeiras e contábeis geradas por elas, essa ausência muitas vezes causam reflexos nas informações repassadas proporcionando riscos para empresas do Simples Nacional, multas por infrações, atuações e até exclusão do regime. O estudo desenvolvido tem o objetivo de compreender como ausência da gestão tributária e da contabilidade impactam no processo fiscal das empresas enquadradas no regime do Simples Nacional, A pesquisa foi baseada na análise dos dados de publicados por meio de sites oficiais do governo, estudo em revistas, legislação tributária, pesquisa em obras de contabilidade tributária, com intuito de compreender quais são os principais motivos para empresas do Simples Nacional manter a sua gestão tributária e contabilidade em conformidade. Os resultados encontrados em todo estudo, foi que não devemos dar um tratamento simplificado ao regime do Simples Nacional, pois não é um regime tão simples quanto proposto, exige muitas das vezes atenção nas informações, análise dos fatos, orientação para os empresários, tendo a necessidade de se manter uma contabilidade mais conservadora a fim de manter a qualidade na informação contábil e tributária da empresa, pois lembrando que a gestão tributaria é uma pratica constante para empresas a fim de estabelecer qualidade na forma como são calculados os impostos e transmitidas suas obrigações e a contabilidade correta vem como ferramenta principal para desenvolvimento de uma gestão tributária de qualidade.
Juros sobre o capital próprio: como planejamento tributário e financeiro e os riscos aos dividendos dos investidores minoritários Denis Martins Xavier
O presente trabalho, terá como base analisar a utilização do juros sobre o capital próprio (JSCP), como planejamento tributário e financeiro, bem como os riscos que ele pode oferecer aos dividendos dos investidores minoritários no Brasil. A utilização dos JSCP realmente é benéfica a saúde financeira/tributária da empresa, ao ponto de gerar economia? E os investidores minoritários, podem ter seus dividendos comprometidos? É possível valer-se desta ferramenta, para obter um melhor desempenho financeiro, e consequentemente não expor o investidor minoritário ao prejuízo? O traçado desta pesquisa, terá como objetivo averiguar se os JSCP pode ser uma ferramenta de contenção a carga tributária (planejamento tributário) sem ocasionar danos financeiros aos investidores moniritários. Para elucidar este contexto, o trabalho fora embasado em referenciais bibliográficos, com uma abordagem quantitativa , de forma exploratória, através de dados coletados junto a pesquisa documental. Conclui-se que os resultados encontrados indicam que é possível a empresa se valer dos Juros Sobre o Capital Prório como ferramenta de planejamento tributário, desde que analisado adequadamento o regime tributário, já o investidor minoritário, deverá analisar cautelosamente o risco que pode ocasionar uma organização que só faz distribuição através dos JSCP.
Aplicação de logística reversa em paletes descartáveis de indústria de embalagens de papelão ondulado Drielly da Silva Valentim
A redução do ciclo de vida dos produtos e o aumento no consumo tem afetado consideravelmente o equilíbrio ambiental em razão da grande geração de resíduos sem descarte adequado. A legislação tem se mostrado cada vez mais exigente e incentivadora no que diz respeito ao trato de resíduos, distribuindo a responsabilidade desde a fonte geradora até o consumidor final. Como forma de reduzir e controlar os impactos ambientais negativos, a logística reversa surge como estratégia ambiental e também como meio de diferenciação competitiva entre as organizações e meio de desenvolvimento sustentável. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um exemplo de aplicação de logística reversa em paletes descartáveis (one way) utilizados na unitização de embalagens de papelão ondulado, bem como apresentar os ganhos e entraves na implantação desta rede reversa. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e coleta de dados no processo de devolução de estrados utilizados. Os resultados obtidos deste projeto piloto foram favoráveis à redução de custos relacionados à compra de paletes novos, o que mostra que a implantação de um sistema de logística reversa de paletes possui um potencial relevante na otimização do processo de manufatura. Ainda assim é necessário um mapeamento de toda a rede envolvida para identificar oportunidades de melhoria sobre o estabelecimento da cadeia reversa de paletes.
Arquitetura bioclimática e suas estratégias para conforto ambiental e eficiência energética: estudo de caso, Casa Polidoro Egle Custódio Borges
O consumo mundial de energia vem crescendo gradativamente, segundo a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), de 2004 a 2016 houve um aumento de 39,77% no consumo de energia, apenas no Brasil. Com isso percebe-se a necessidade de alternativas para a diminuição desse consumo, principalmente em edificações residenciais, visto que lidera, em segundo lugar, o uso de maior demanda. A partir deste cenário, o uso da arquitetura bioclimática nos projetos de edificações é recomendado e cada vez mais utilizado, tornando-se um ótimo recurso para geração de conforto e eficiência energética. O presente artigo visou, primeiramente, descobrir as estratégias bioclimáticas sugeridas para a cidade de Uberlândia, a partir das características climáticas da região. Através de pesquisa na norma NBR 15220 e do uso do software Analysis Bio, verificou-se as estratégias de ventilação, aquecimento solar passivo, alta inércia térmica, resfriamento evaporativo e aquecimento artificial sugeridas para a cidade. Posteriormente foi realizado um estudo de caso em Uberlândia – MG, em uma edificação residencial conhecida por Casa Polidoro, onde foram analisadas as estratégias utilizadas em uma reforma recém realizada e pudemos observar o bom uso das estratégias bioclimáticas e seu retorno positivo, não só para os usuários, mas para a cidade como um todo.
A gestão da qualidade como elemento para sustentabilidade em projetos de arquitetura e design de interiores Fábio Ramalho Rodrigues
O objetivo geral do artigo foi apresentar uma abordagem relacionada à gestão da qualidade como fator de sustentabilidade em projetos de arquitetura e design de interiores. Dentro da proposta de planejamento da qualidade, alguns conceitos de sustentabilidade foram acrescentados agregando valor à discussão do tema. A justificativa para o estudo surgiu da observação de que nem sempre os processos produtivos primam pela qualidade tendo em vista que muitos colaboradores não tem a exata compreensão da importância do processo para os resultados e desempenho da organização. A metodologia da pesquisa foi baseada em pesquisa bibliográfica apresentando esclarecimentos e discussões sobre o tema qualidade e sustentabilidade relacionadas à melhoria no desenvolvimento de projetos de arquitetura voltados para ambientes internos. Uma das principais conclusões foi que, independente do tamanho do espaço ou ambiente a ser trabalhado, a gestão da qualidade dos projetos de arquitetura e design de interiores podem dinamizar todo o processo contribuindo para o fortalecimento da sustentabilidade.
Repartição de receitas: a adoção do critério ecológico no repasse do ICMS aos municípios Fabrício de Oliveira Mariano
A repartição de receitas previstas na Constituição Federal de 1988, é um tema que sempre gerou muitos conflitos, principalmente quando se trata dos critérios de distribuição do ICMS arrecadado pelos estados que é repartido entre os municípios brasileiros. Existem discussões acerca de quais critérios são mais justos, tendo em vista as restrições ambientais que alguns sofrem. Isto posto, o poder público precisou instituir uma política tributária efetiva que pudesse compensar as perdas na economia dos municípios que sofrem limitações ao crescimento econômico frente às mitigações impostas pelas legislações ambientais. Diante desse cenário, a adoção do critério ecológico no repasse do ICMS tem se mostrado uma saída viável. O objetivo dessa pesquisa é analisar a repartição das receitas oriundas do ICMS e sua distribuição aos Municípios com a adoção do critério ecológico considerando esse modelo distributivo como uma ferramenta legal de preservação ambiental, incentivo ao desenvolvimento sustentável e mecanismo de gestão ambiental. O método aplicado foi pesquisa bibliográfica, realizada através de livros, artigos, internet e outros meios de pesquisa. Dessa forma o estudo conclui que a adoção do critério ecológico na repartição do ICMS entre os municípios é uma efetiva política de gestão ambiental, incentivo ao desenvolvimento sustentável e de preservação ambiental.
Metodologias de gestão de risco e o potencial de aplicação na construção civil Felipe de Oliveira Costa
As organizações em geral têm sido desafiadas por um ambiente de negócios mais competitivo juntamente com transformações econômicas, políticas e sociais. Para as empresas da construção civil, que estão sujeitas também a riscos inerentes ao setor, não é diferente. O aumento da complexidade dos riscos tem feito as empresas buscarem por métodos de gestão que diminuam sua exposição às incertezas. Mesmo com a difusão das práticas de gerenciamento de riscos começando a alcançar todos os setores, sua adoção no setor da construção é ainda considerada muito lenta. É diante desse contexto que o presente trabalho tem como objetivo pesquisar e analisar as principais metodologias de gerenciamento de risco da atualidade. Foram abordados a norma ISO 31000, o Guia PMBOK do PMI e a publicação Gerenciamento de Riscos Corporativos do COSO. O estudo traz uma contribuição para a divulgação das melhores práticas e consolidação de conhecimentos sobre o tema.
Canteiros de obras no centro da questão: gerenciamento, aplicabilidade e planejamento desde um estudo de caso e segundo NR-18 Fernanda Bruno Ferreira
A partir de um estudo de caso observado na cidade de Goiânia-GO será abordado uma série de problemas inerentes aos canteiros de obras objetivando analisar distintas soluções a fim de preservar a segurança, limpeza e organização desse local de trabalho. Deste modo, o estudo faz um apanhado de certos problemas causados, principalmente, pela falta de planejamento desses espaços. Para tanto, recorreu-se as determinações NR-18 (Condiçoes e Meio Ambiente de trabalho na Indústria da construção, 2011) e NBR-12284 (Áreas de vivência em canteiros de obras, 1991). Ao final, demonstrar-se-á como um gerenciamento apropriado dos locais envolventes a obras permite a redução de acidentes, maior eficiência no controle do fluxo das materias primas utilizadas além de reduzir o tempo da obra. O estudo faz um apanhado dos problemas causados pela falta do planejamento dos canteiros de obras. Sendo assim, analisouse a construção localizada em Goiânia-GO e verificou-se a conformidade com as determinações constantes da NR-18 (Condições e Meio Ambiente de trabalho na Indústria da construção, 2011), NBR-12284 (Áreas de vivência em canteiros de obras, 1991). Sendo assim é levado em consideração o fato de que um bom gerenciamento diminui acidentes e leva as empresas a terem mais eficiência e rentabilidade durante a execução da obra.
A importância da Preservação do Local do Crime para a Perícia Criminal Fernando Augusto Florenzano
O presente trabalho tem como objetivo compreender a necessidade da preservação do local do crime para a realização da perícia criminal, especificamente, sobre a prova pericial criminal, notadamente aquela originária do local do crime, bem como atentar para aspectos relevantes sobre a importância do isolamento e preservação do local do fato delituoso. Através de um levantamento bibliográfico, essa pesquisa teórica de caráter exploratório, utilizamos autores como Cobra (1964), Espindula (2001, 2012), Velho, Costa e Damasceno (2013) e outros, além da legislação federal sobre o presente tema. A partir da explanação da matéria Criminalística (sua origem, elementos, conceitos de corpo de delito, vestígio, evidência e indício), bem como os procedimentos e cuidados a serem tomados no local do crime constatou-se que, a perícia é realizada em caráter satisfatório para as operações do dia-a-dia, mas a falta de recursos e investimento no pessoal técnico afeta muito a função, que poderia potencializar sua estrutura já existente. Assim, concluímos que a preservação do local do crime e de suma importância para uma investigação de qualidade, para a produção de um laudo assertivo. Enfim é preciso preservar o local do crime para que o perito possa espelhar em seu laudo a realidade dos fatos ocorridos.
Recuperação de estruturas em concreto armado: metodologias de recuperação de peças em concreto armado na estrutura e na obra de reforma e construção do estádio Colosso do Tapajós Fernando Ferreira de Andrade
Toda edificação é projetada para ter seu pleno funcionamento por um bom tempo, mas para que isso aconteça são necessárias manutenções e utilização correta da estrutura preservando suas características e desempenho inicial, caso isto não ocorra a estrutura fica propicia aos ataques de diversos agentes, levando a incidência de patologias. Dentre as construções presentes na cidade temos o estádio Colosso do Tapajós, que apresenta muitas patologias em suas peças de concreto armado, que necessitam de reforços ou recuperações para garantir segurança. Muitos desses problemas se dão por falta de manutenção preventiva, de agressões de agentes externos, químicos, intempéries, poluição por gases liberados pelos veículos, entre outros fatores. Com isso esta obra torna-se alvo desta pesquisa, levando em conta a importância deste local para toda região e seu estudo relevante para conhecimento de causa. Este trabalho objetiva apresentar uma abordagem das patologias existentes no local juntamente com o método que está sendo utilizado para recuperação, analisando se este apresenta resultados satisfatórios. As recuperações feitas no estádio utilizam-se do método de grauteamento, que tem como objeto principal o graute, material que apresenta boas propriedades, tendo seu uso indicado quando se necessita de desforma e utilização da estrutura com mais rapidez.
Governança tributária no âmbito do eSocial Giovanna Gabrielle Costa Santos
A modernização da sistemática de relação do fisco e contribuintes deu origem ao projeto SPED, uma plataforma que unifica as diversas obrigações da empresa. O mais novo módulo do projeto, eSocial SPED das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais, é considerado um do mais complexo e desafiador por envolver diversos órgãos do governo. O destaque do problema envolve as diversas alterações da legislação trabalhista e previdenciária e a dificuldade de se manter em conformidade com as normas devido a complexidade. Assim surge o objetivo de demonstrar a importancia da Governança corporativa e tributária nos processos de implantação e manutenção do eSocial e como forma de mitigar os riscos fiscais e trabalhistas envolvidos nos processos.Para isso foi desenvolvido o presente estudo utilizando as bibliografias das principais fontes sobre o assunto e os autores especialistas na áreas, bem como publicações de empresas de auditoria e consultoria. Para alinhar o teórico com a prática, foi realizada uma entrevista onde foram discutidos os principais pontos de atenção do eSocial e as principais dificuldades da implantação. Conclui-se que as ferramentas de governança são de extrema importância para manter os ativos das empresas protegidos, uma relação transparente entre os envolvidos no negócio e evitar vulnerabilidades fiscais.
O papel e a atuação do contador tributário Gislaine Silvia Rodrigues Andrade
O presente artigo aborda sobre o papel e a atuação do contador tributário. Nos dias atuais, o papel e a atuação do contador vem sofrendo várias modificações, com isso torna-se mais abrangente, principalmente na área tributária das empresas. A problemática deste estudo é: Qual o papel do contador tributário nas empresas? As hipóteses elaboradas são, a atuação do contador tributário é importante nas análises fiscais e tributárias de uma empresa e o papel do contador tributário é essencial no planejamento tributário de uma empresa. O objetivo geral é compreender a importância do contador na área tributária das empresas. Para atingir os objetivos foi realizada uma metodologia baseada na pesquisa bibliográfica por meio de livros, dissertações, publicações, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisas, monografias, dentre outros. Os resultados encontrados indicam que uma empresa precisa de um profissional para fazer um estudo dos regimes de tributações, indicando a opção mais adequada à realidade da empresa. Concluiu-se que diante desse cenário, a figura do contador tributário torna-se essencial em ajudar o empresário, com o intuito de escolher o melhor regime tributário, contemplando todas as exigências fiscais, em busca dos melhores resultados.
A abordagem do tema Inspeção Predial à nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná Guilherme Bastos Balbinot
A Inspeção Predial, definida sucintamente como uma avaliação técnica da edificação baseada no tripé “aspectos construtivos, aspectos de manutenção e aspectos de uso”, com propósito de definir o estado de conformidades da mesma, vem ganhando relevância no meio profissional no últimos anos, retornando aos holofotes, infelizmente, sempre que ocorrem sinistros em obras públicas e/ou privadas. Apesar da recente atenção dada a temática, o seu estudo parece estar se desenvolvendo prioritariamente fora dos cursos de graduação de Engenharia Civil, sendo abordado com profundidade quase que exclusivamente no âmbito dos cursos de pósgraduação, especilizações e cursos de extensões nas áreas de Perícias e Auditorias de Engenharia. Com o objetivo de verificar a realidade da abordagem do assunto no meio acadêmico, em especial nos cursos de graduação de Engenharia Civil, buscou-se através de pesquisa exploratória analisar a grade (ou matriz) curricular dos setenta e oito (80) cursos de Engenharia Civil, nas modalidade presencial ou à distância, ofertados por Instituições de Ensino Superior (IES) no Estado do Paraná, com a finalidade de verificar, quantitativa e qualitativamente, a relevância e aprofundamento da abordagem do tema “Inspeção Predial” aos futuros profissionais da área de engenharia civil, que ao egressarem estarão aptos a projetar e executar edificações, as quais devem atender às normas técnicas vigentes, não apresentarem anomalias e falhas sérias e serem manuteníveis, justamente o objetivo das verificações realizadas através da técnica de Inspeção Predial. Conclui-se que é necessário uma abordagem mais efetiva do tema em nível de graduação, com apresentação da técnica em seu completo escopo, preparando os futuros engenheiros civis para a realização de obras cada vez mais seguras e duradouras.
Variáveis independentes frequentemente utilizadas na avaliação de terrenos urbanos para fins desapropriatórios no âmbito do DNIT Gustavo Bringhenti
O presente estudo foi desenvolvido junto à Coordenação Geral de Desapropriação e Reassentamento – CGDR/DPP/DNIT, nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2018, em Brasília – DF. A execução de obras viários comumente demandam desapropriações de áreas e estas, por sua vez, procedimentos avaliatórios visando a sua justa indenização. Nas avaliações de imóveis uma das mais importantes decisões a serem tomadas pelo avaliador é a correta identificação dos fatores que influenciam no valor do bem. Este artigo objetiva identificar as principais variáveis independentes utilizadas nos modelos de regressão linear em avaliações de terrenos urbanos para fins desapropriatórios no âmbito do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT. Optou-se por uma pesquisa de natureza aplicada, com objetivo exploratório, método de abordagem quantitativo e extensa pesquisa documental realizada nos RGVs aprovados pela CGDR/DPP/DNIT. Em uma amostra de 21 destes RGVs, entre os principais resultados obtidos temos a frequente utilização das variáveis independentes denominadas “Área”, “Proximidade à rodovia” e “Localização”. Concluindo o estudo, recomenda-se aos avaliadores que estas citadas variáveis sejam necessariamente consideradas naqueles procedimentos avaliatórios que envolvem a valoração de terrenos urbanos para fins desapropriatórios decorrentes de obras viárias.
Importância e viabilidade do projeto de revestimento de fachada Gustavo Cavallier
Analisar a viabilidade e importância de um projeto de revestimento de fachada para as obras da região oeste do estado de Santa Catarina, mostrando o que consta em um projeto de fachada completo e os detalhes construtivos que ajudam a reduzir as patologias nas obras e o seu custo de contratação comparando com os custos de retrabalhos citado na pesquisa. É viável contratar um profissional para realização do projeto de revestimento de fachada? Esse custo compensa com a redução de manifestações patológicas e consequentemente custos de retrabalhos para incorporadores/ construtores? Através de um questionário online respondido por 8 engenheiros das maiores construtoras da cidade de Chapecó-SC foram levantados dados entre valores dos projetos de revestimento de fachada contratados pelos mesmos e os gastos das construtoras/incorporadoras em retrabalhos de manifestações patologias ocacionadas nas fachadas com revestimentos cerâmicos ou argamassados muito pelo fato de não ter o projeto de revestimetno de fachada ou pela falta de conhecimento do executor. Os resultados indicam que falta aos profissionais conhecerem o projeto de revestimento de fachada e a sua importância para reduzirem as manifestações patológicas encontradas nas edificações, além de não compararem o custo do projeto de revestimento de fachada com o custo altíssimo de retrabalhos encontrados nas obras e desconsiderarem o incômodo de retornar a edifição já entregue aos condôminos para realizar serviços de repintura (tratamento de fissuras) e o novo assentamento dos revestimentos cerâmicos que desplacaram.
O uso da NBR 15200:2012 na elaboração de projetos estruturais de concreto armado: custo ou investimento? Heleno Wilson Rodriguez de Souza
Na elaboração dos projetos de grande parte das estruturas de concreto armado os engenheiros estruturais precisam atender requisitos gerais e específicos contidos na NBR 6118:2014. No entanto, nesta Norma não estão incluídos requisitos exigíveis para evitar os estados-limites gerados por alguns tipos de ações, como é o caso das ações provocadas por incêndios. A NBR 15200:2012 foi desenvolvida para preencher essa lacuna, estabelecendo os critérios de projeto de estruturas de concreto em situações de incêndio, obedecendo os requisitos de resistência ao fogo constantes na NBR 14432:2001. Essa pesquisa bibliográfica tem o objetivo de fomentar a utilização da NBR 15200:2012 no meio técnico, uma vez que, mesmo com a possibilidade de aumento de custos, sua aplicação representa mais segurança para os usuários da edificação projetada. Para o desenvolvimento dessa pesquisa foram consultadas as Normas de projetos de estruturas de concreto em vigor, publicações sobre o dimensionamento de pilares, lajes e vigas em situação de incêndio e realizada uma comparação com o dimensionamento desses elementos estruturais utilizando somente a NBR 6118:2014. A análise dos dimensionamentos indica um acréscimo no quantitativo de materiais nas lajes, contudo, nos pilares e vigas o dimensionamento com base na NBR 6118:2014 atendeu aos requisitos da NBR 15200:2012. Concluiu-se que o ligeiro aumento nos quantitativos de materiais são variáveis de acordo com o procedimento de verificação adotado, mesmo assim, pode ser traduzido em investimento à preservação da vida humana e de patrimônios.
Possíveis Contribuições da Psicologia na Avaliação Psicossocial Iara Maria Alves Pereira
O presente trabalho busca refletir sobre os diversos aspectos relativos à avaliação psicossocial, uma prática relativamente nova no Brasil e que está inserida no contexto das Normas Regulamentadoras para todas as funções relacionadas ao trabalho com produtos inflamáveis, espaço confinado e trabalho em altura. Para tanto, apresenta-se aqui duas hipóteses: existe um consenso de que a avaliação psicossocial deve ser realizada somente por um psicólogo; e, outra, que a falta de uma definição a respeito dos constructos favorece práticas abusivas e desrespeitosas. O objetivo deste trabalho é refletir sobre as possíveis contribuições da psicologia na avaliação psicossocial. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada por meio de teses e livros, em especial as publicações que datam de 2013 até os dias atuais, de autores como Facas (2013), Costa e Santos (2013), Bley (2014), Barreto (2015), Costa (2015), Dejours (2015:2017), Guimarães (2018), Veloso (2015), Jacinto (2016), Mota (2017), Sebben (2018). O referencial teórico utilizado aponta passos importantes que favorecem uma delimitação dos constructos que devem ser utilizados na avaliação psicossocial, bem como, confirma a necessidade desta avaliação ser realizada somente por um psicólogo e que a falta da normatização de um constructo favorece práticas inapropriadas. Conclui-se, portanto, que a avaliação psicossocial é uma forma de avaliação psicológica e, como tal, a psicologia tem muito a colaborar para que essas avaliações efetivamente contribuam para a prevenção de vidas.
Estudo estatístico da construção gráfica dos numerais zero e oito Isadora Pimenta de Araújo
Este artigo consiste em fazer um levantamento estatístico sobre métodos de construção gráfica dos numerais zero e oito, feitos com caneta esferográfica de tinta pastosa, para basear futuras análises grafotécnicas periciais. A pesquisa de campo tem o intuito de agregar informações sobre a construção de grafemas e, assim, dar embasamento matemático para a convicção do perito ao realizar uma análise grafoscópica. Para isso, foi elaborado um formulário e aplicado a cem voluntários, sendo metade composta por destros e o restante por sinistros, todos moradores de Brasília, das mais variadas idades e tendo, como condição mínima, a formação em nível fundamental. A metodologia empregada para a análise morfológica dos grafemas se sucedeu da seguinte forma: primeiramente, foram avaliadas as possíveis variações das construções dos numerais zero e oito; em seguida, foram coletadas as amostras ao preencher o formulário com caneta esferográfica de tinta pastosa; por fim, foi feita a análise minuciosa dos grafemas. Os resultados indicam que, apesar de haver inúmeras formas de construção gráfica, há características que indicam a individualidade na escrita, denominados hábitos gráficos raros ou incomuns. Concluiu-se que os dados adquiridos satisfazem o objetivo proposto, além de agregar maiores conhecimentos a respeito das construções adotadas pelos voluntários.
Certificação Leed realizada em empreendimento no estado da Bahia José Amorin Hermida Júnior
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de apresentar um estudo sobre a sustentabilidade através da utilização do sistema de certificação Leadership in Energy and Envinronmental Design (LEED) na construção civil brasileira. Foram abordados conceitos referentes ao desenvolvimento sustentável, sua aplicação na construção civil, as principais características e a relevância de construções sustentáveis para uma fundamentação teórica. Foram desenvolvidas pesquisas de informações bibliográficas relevantes sobre o tema, tais como publicações de artigos, sites oficiais das instituições envolvidas nos sistemas de certificação e livros específicos da área. Com base nessas informações foi realizada a definição, compreensão da estrutura, metodologia de aplicação e o entendimento do peso das etapas do planejamento, projeto, construção e uso dentro dos critérios estabelecidos para certificação LEED. Por fim, foi apresentado um estudo de caso do Auditório Sede da Odebrecht, demonstrando as vantagens e comprovando a eficiência da construção com a adoção de técnicas e práticas sustentáveis.
Conhecer e Entender o Outro: Gestão de pessoas e Liderança no Ambiente Educacional Jose Leonardo Santana de Souza
No sec. XXI as distâncias entre as pessoas estão cada dia menores, porém não é o que enxergamos dentro de algumas instituições, nas quais as relações se tornam cada vez mais mecanizadas. Constatamos que esta contradição se dá a partir de problemas com a gestão de pessoas, logo este trabalho visa identificar estes problemas enfrentados pela gestão de pessoas no ambiente educacional. Para isso será analisada a importância da diversidade humana dentro da escola destacando a valorização da opinião e participação dos agentes em todos os processos educacionais. Serão também identificados e estudados modelos inteligentes de liderança e teorias como a Inteligência Emocional e técnicas de Coaching que possam potencializar e agilizar os processos que envolvam a rede de pessoas.
As Vantagens de Incentivos Fiscais Asseguradas pela CF/88 a Zona Franca de Manaus José Osiel Costa
O objetivo de estudo deste artigo é analisar os benefícios fiscais Zona Franca de Manaus inserido no Comercio Exterior. Para tanto, será analisado as vantagens dos incentivos fiscais asseguradas pela Constituição Federal a Zona Franca de Manaus. E quais os benefícios que estes incentivos trouxeram para o Estado do Amazonas. E, se esse processo de desenvolvimento e evolutivo no cenário tributário, econômico e social. Desta forma, foi utilizada pesquisa bibliográfica, visando buscar uma fundamentação teórica e informações acerca do tema. O artigo está estruturado da seguinte forma: Na Primeira parte discorre-se sobre o histórico da Zona Franca de Manaus,os objetivos, e as fases de desenvolvimento da Zona Franca de Manaus, Amazonia Ocidental e Área de Livre Comercio. Na segunda parte serão apresentados os incentivos fiscais administrado pela Suframa e Fiscalizado pela Secretaia da Receita Federal sobre as importação de Bens e produtos e, na exportação de seus produtos para o comercio Brasileiro e Exterior. Na terceira parte trata-se da renuncia fiscal para Zona Franca através Governo Federal. Na quarta parte apresentam-se as vantagens que os beneficios fiscais trazem em forma de desenvolvimento para o Estado do Amazonas. Por fim, conclui-se que nos últimos anos houve uma grande evolução,ou diminuição no crescimento na Amazonia Ocidental, através dos incentivos do Polo Industrial da Zona Franca de Manaus e através da Área de Livre Comercio,gerando renda para investimento de mão de obra qualificada no Estado do Amazonas.
Implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade em Empresa de Construção Civil de Pequeno Porte Juliana Barsoti Jandreice Melo
Observamos que apesar das incertezas de mercado, tem crescido a participação de empresas construtoras de pequeno porte, que concentram suas atividades na construção de residências para a classe média/alta, substituindo o tradicional e antigo contrato direto cliente e pedreiro. O presente trabalho faz uma abordagem sobre as dificuldades de se implementar um sistema de gestão da qualidade nessas pequenas empresas que, na maioria dos casos, são constituídas por um único proprietário, são pouco estruturadas gerencialmente, quer seja do ponto de vista administrativo, quer seja no que diz respeito a gestão das construções e aplicabilidade da Engenharia moderna. Baseado nessa condição, o presente trabalho propõe um modelo de gestão focando em aspectos básicos, melhorando a documentação, comunicação, atribuição de responsabilidades, através de um planejamento inicial e controles gerenciais dos processos. O modelo foi implementado em uma empresa construtora familiar, na cidade de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, considerada de pequeno porte. A análise dos resultados, feita de forma qualitativa, aponta para um melhor controle do processo produtivo, maior confiabilidade no planejamento, redução do retrabalho e desperdício através da padronização de processos, além de uma melhor estruturação da empresa, possibilitando a sua própria evolução do sistema de gestão da qualidade.
O perito judicial e as consequências advindas de sua nomeação na justiça gratuita Juliana Borges dos Santos
Demonstrar, analisar e criticar o procedimento que é adotado pelo Poder Judiciário no que diz respeito a nomeação do profissional autônomo de engenharia à função de perito judicial, auxiliar da justiça, em causas onde a parte sucumbente é amparada pelo pálio da Justiça Gratuita, assim como explanar a desvalorização e a indevida remuneração deste profissional, pelos serviços prestados é o objetivo principal deste estudo. A postergação sine die de seus honorários, pagos somente ao final da demanda e em valores aquém do devido, fere o princípio da dignidade da pessoa humana. Nesta mesma ocasião surge a figura do Estado, garantindo como um direito absoluto o acesso da pessoa hipossuficiente à justiça e em contrapartida obriga o perito à aceitar o encargo em troca de valor ínfimo, sem data certa de recebimento e sem ressarcimento das despesas necessárias à realização da prova pericial. Foi desenvolvida ampla pesquisa com base em legislação vigente, bibliografias consagradas e estudos de casos vivenciados pela autora, visando informar as dificuldades enfrentadas pelos profissionais autônomos atuando na função de perito judicial. Conclui-se nesse estudo, que o Poder Judiciário, utiliza-se do conhecimento dos profissionais suprindo a carência de conhecimento técnico dos magistrados em troca de honorários insignificantes; se é papel do Estado garantir assistência judiciária gratuita, este tem o dever também de oferecer pagamento digno ao perito, ou até mesmo manter quadro de profissionais remunerados para prestação do serviço.
Gestão de Riscos - O nível de evidenciação da contabilidade de hedge nas empresas listadas no nível de governança do Novo Mercado da BM&FBOVESPA Juliana Soares Moreira
A utilização dos instrumentos financeiros tem sido cada vez mais frequente, sendo ocasionada pelas constantes transformações na economia, após diversas crises financeiras motivadas pela falta de gerenciamento desses instrumentos. Devido à sua importância, a legislação contábil desenvolveu a contabilidade de hedge para evidenciar e controlar as operações desses instrumentos. Este estudo tem como objetivo geral analisar o nível de evidenciação da contabilidade de hedge nas empresas listadas no nível de governança do Novo Mercado da Bm&FBovespa. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e descritiva, com métodos de procedimentos bibliográfico e documental. Foram determinados sete critérios baseados na legislação e na leitura de notas explicativas para analisar a evidenciação contábil no ano de 2017. Os dados foram colhidos por meio de consulta das notas explicativas e demonstrações financeiras de todas as companhias. Foi obtido um resultado de 92% das empresas que evidenciam a contabilidade de cobertura, demonstrando um número expressivo de entidades que estão em consonância com as normas vigentes. Foi constatado que, dentre as empresas que utilizam operações com hedge, 42% delas não fazem uso da metodologia da contabilidade de cobertura, apesar dos benefícios advindos da aplicação desse método, sendo este, um fato preocupante. Nos resultados deste estudo, considerando os critérios analisados, conclui-se que há uma forte evidenciação da contabilidade de hedge nas empresas do Novo Mercado.
Responsabilidade dos Profissionais de Saúde e da Justiça – A importância de fazer o consentimento informado Kamila Torres dos Santos Ignacchiti Lopes Gomes
Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância que os profissionais da área de saúde e os profissionais da área jurídica, no âmbito brasileiro, devem produzir um Termo de Consentimento Informado aos seus clientes, para que assim, seja evitado, no futuro próximo, nenhum constrangimento ou frustação do serviço que não obteve o êxito almejado, além de conseguir diminuir a grande demanda de mercantilização do famoso Dano Moral em relação aos supostos erros médicos. Oferecer informações, auxiliando profissionais da saúde a não incorrer em situação de Infrações Civis e Penais no exercício de suas funções, podendo esses profissionais diferenciar e evitar erros durante a prestação dos serviços, além de auxiliar o uso correto do Termo de Consentimento Informado. De acordo com a Constituição da República de 1988 e o Código de Defesa do Consumidor (Lei n. 8.078, de 1990), o médico não pode submeter o seu paciente a tratamento ou procedimento terapêutico sem antes obter seu consentimento. O objetivo deste trabalho foi conferir aos profissionais da medicina uma visão jurídica acerca do universo do consentimento informado. No entanto, a sociedade evoluiu e com ela a gama de direitos individuais, entre eles o direito de disposição sobre o próprio corpo e a autonomia do paciente efetivada no consentimento informado. A problemática que se pretende resolver com este trabalho consiste basicamente em estabelecer os limites da ação médica frente ao princípio do consentimento informado, abordando, ainda, o reflexo do consentimento informado sobre a responsabilização do médico.
A necessidade do planejamento tributário visando a redução dos custos nas organizações: Um estudo realizado com base em uma empresa de São Luís do Maranhão no período de janeiro a outubro de 2018 Kelyane Patrícia Sousa
O planejamento é um procedimento pelo qual as pessoas aperfeiçoam suas estratégias, através de uma maneira criativa de antecipação das ações. Define um ponto específico a ser alcançado, com o intuito de utilizar as melhores formas para alcança-los. O planejamento tributário é um dos principais processos dentro das organizações, tendo em base que lida diretamente com os recursos que a empresa possui e que ainda possuirão. O profissional contábil tem como uma de suas funções principais auxiliar o empresário na elaboração desse planejamento. Sendo assim, o presente estudo objetivou verificar qual das duas formas de tributação, dentre o Lucro Presumido e o Simples Nacional, na atual situação é economicamente mais viável para a empresa “Beta Alimentação Ltda.”. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa do tipo exploratória, quantitativa e estudo de caso através de pesquisa documental de registros contábeis da empresa, relacionados ao período de janeiro a outubro de 2018 e realizou-se a aplicação dos dois regimes tributários para o comparativo. Nos resultados foi compreendido que a empresa encontra-se enquadrada no regime desfavorável a sua economia, e que deve optar por uma mudança o mais breve possível, tendo como base que quanto mais a sua receita cresce, mais desfavorável fica o Simples Nacional em determinados casos. Destaca-se então a importância do planejamento tributário nas organizações.
Estudo comparativo de dimensionamento e custos entre projetos estruturais com utilização de laje pré-moldadas com bloco cerâmico e EPS como elementos de enchimento Kleyton Lisboa da Cruz
Este trabalho tem como objetivo estabelecer uma análise comparativa teórica de dimensionamento e custo entre lajes pré-moldadas formadas a partir de dois distintos elementos de enchimento e muito utilizados em todo território nacional, o bloco cerâmico e o bloco de poliestireno expandido (EPS), a partir de um projeto genérico de uma edificação com quatro níveis de pavimentos. O estudo trará informações importantes, o qual servirá de base para uma escolha racional sobre o melhor tipo de elemento para enchimento de lajes prémoldadas para projetistas, engenheiros e proprietários. Deste estudo, concluiu–se que o modelo estrutural baseado na utilização de bloco cerâmico como material de enchimento apresentou um acréscimo do peso próprio da estrutura, consequentemente um acréscimo no carregamento vertical total transferido para fundações, baseando assim um custo maior em relação a opção com utilização de bloco em EPS.
Barreiras e Viabilidade na Implementação da Gestão de Processos na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás Lorena de Araújo Gimenes
Este artigo tem o objetivo de apresentar as barreiras e viabilidade de implementar Gestão por processos na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. A análise foi efetuada por meio de pesquisas qualitativas, baseado num Estudo de Caso, dentro da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás – GO, Diretoria de Tecnologia e Gestão – Divisão de Planejamento e Governança, onde é feito um trabalho de redesenho dos processos internos com foco em minimizar o retrabalho, erros nos processos por falta de comunicação institucional, visando padronizar os procedimentos para uma melhor eficiência para o cidadão e servidor público. A pesquisa tem a finalidade de oferecer uma contribuição prática aplicada, por meio de pesquisas bibliográficas, pesquisa de campo, levantamento de dados, ação e participante. Foi utilizada pesquisa descritiva retratando as características do objeto estudado. O levantamento de dados foi por meio de entrevistas com 22 gestores das unidades organizacionais, no período de 04 de setembro a 15 de setembro de 2017.Pode-se identificar as barreiras e viabilidade da implantação de Gestão de Processos na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.
Diagnóstico Organizacional no Departamento de Contas a Receber da Empresa X Lorrany Rodrigues Lopes
Este artigo teve como objetivo geral apresentar o diagnóstico organizacional realizado na empresa x, referente as atividades do departamento de contas a receber, o qual foi o foco do estudo e análise. O referido trabalho teve como objetivos específicos a realização da avaliação organizacional do departamento de contas a receber da empresa; levantamento de pesquisa bibliográfica para a fundamentação do tema do trabalho; descrição da empresa e a elaboração do diagnóstico organizacional identificando os possíveis problemas da área do contas a receber na empresa x. Por meio da análise de estrutura e entrevista estruturada na organização fez-se o diagnóstico da realidade encontrada na empresa. A metodologia adotada foi um estudo do caso, por meio de entrevista, onde procurou-se investigar os métodos utilizados pela empresa para o seu controle financeiro. O enfoque da pesquisa foi exploratório e descritivo. Qualitativamente buscou-se realizar uma entrevista individual estruturada, com o gestor da área, que foi composta por 16 perguntas abertas e foi realizada no mês de novembro/2018. Além desta, fez-se a análise de documentos disponibilizados da empresa para coleta de dados dos procedimentos financeiros que a empresa x vem adotando ao longo destes anos. Os resultados são apresentados de forma descritiva e, culminaram na apresentação de uma proposta de melhoria, detalhada na seção de resultados deste artigo. Como resultados pode-se evidenciar que há pontos deficitários no departamento contas a receber que precisam ser melhorados, e investimentos em tecnologia precisa ser feito para que o departamento funcione de maneira melhor e mais ágil.
Práticas de ensinagem o tradicional e o inovador no ensino fundamental Luana Júlia Teles Lourenço
Este trabalho visa proporcionar uma reflexão a respeito das práticas de ensino tradicionais e inovadoras partindo da análise e confronto teórico, epistemológico e filosófico de estudos desenvolvidos por autores muito importantes para o cenário da educação. Quais as possibilidades de conciliação entre o ensino tradicional e o inovador? O foco deste estudo é aproximar as várias percepções e práticas em relação aos modos de educar, aprender e apreender. É tentar apresentar a importância de unir diferentes visões, e tirar as atenções apenas do docente, levando a educação, efetivamente, a um campo partilhado em todos os patamares da sociedade. A atuação do professor em relação ao ensino deve ser reflexiva assim como a de toda a comunidade precisa ser, pois não há como lidar com esse assunto de maneira restrita ou isolada. A comunidade escolar não deve estar limitada ou estagnada em apenas uma ideia sobre educação, logo, não se pode adotar uma postura preconceituosa sobre práticas antigas, assim como, sobre tendências modernas no que diz respeito aos processos de aprendizagem. Deve-se estar aberta para uma análise crítica constante que prioriza a qualidade do que é trabalhado na sala de aula e o que é proveitoso para a sociedade.
A Exclusão do ICMS na Base de Cálculo do PIS e COFINS: Estudo de Caso em Empresa do Setor do Aço Luciana Nogueira Vieira de Sousa
O presente artigo tem como objetivo explorar o impacto financeiro da exclusão do ICMS da base de cálculo das contribuições para o PIS e para a COFINS. Como método, foi utilizado um estudo de caso, realizado em uma empresa do setor da indústria do aço, com sede no estado do Ceará. A pesquisa faz uma abordagem qualitativa e quantitativa, caracterizada por um estudo do ponto de vista exploratório. Para realização da pesquisa foram utilizados relatórios contábeis e financeiros do período de mar/17 a fev/18, onde foi realizado um comparativo dos valores devidos antes e depois da exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS. O resultado das análises demonstrou que houve uma redução de 12,33% para o PIS e para COFINS nos valores devidos, após a exclusão da base de cálculo do referido período, diminuindo o passivo tributário da empresa.
Alterações na conduta e responsabilidade técnica do contador terceirizado após as mudanças introduzidas pelo Sistema Público de Escrituração Digital - SPED Luciana Valéria Vitoriano
Este artigo propôs-se demonstrar as alterações na conduta e responsabilidade técnica do contador terceirizado após a introdução do SPED, evidenciando as dificuldades e responsabilidades dos profissionais contábeis frente àquele sistema. Quanto aos procedimentos metodológicos, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa-descritiva, utilizando-se de levantamento de dados por meio de entrevista estruturada, aplicada aos profissionais contábeis. Mediante a aplicação destas entrevistas, foram coletadas e analisadas as opiniões de 10 contadores terceirizados, atuantes na cidade de Sete Lagoas (MG). Os resultados mostram que o SPED influencia diretamente no trabalho e na responsabilidade civil e profissional dos contadores. Constatou-se que a maior dificuldade para aqueles profissionais relaciona-se à implantação e manutenção do SPED no ambiente interno das empresas. Houve necessidade de externar alguns de seus processos para a própria empresa, devido ao detalhamento de informações exigidas nos arquivos digitais, ocasionando mudanças em suas atribuições profissionais. As modificações na execução de seus trabalhos técnicos foram introduzidas nos contratos de prestação de serviço a fim de salvaguardar suas responsabilidades, civil e profissional. Observou-se que os profissionais entrevistados, esperam que as contínuas adaptações nos seus processos, transformem o trabalho operacional em intelectual, sendo possível a partir de então, exercer sua verdadeira função de assessorar estrategicamente seu cliente.
Estudo de Caso: análise da gestão de resíduos na construção civil em canteiro de obra vertical em Campo Grande/MS Luciane Machado Rodrigues
O presente artigo tem como objetivo observar e analisar a gestão dos resíduos sólidos da construção civil (RCC) em canteiro de obra vertical em Campo Grande/MS. E também a verificação de como ocore a gestão do RCC baseada através da Resolução CONAMA nº 307 (2002). A metodologia aplicada foi realizada por uma revisão bibliográfica sobre os resíduos da construção civil (RCC) e as normas técnicas aplicadas. E através dos estudos dos relatórios fotográficos e entrevistas aos responsáveis pela obra, foram feitos coletas e levantamentos de dados em campo da obra. Com a análise da gestão dos resíduos sólidos da construção civil no canteiro estudado, pode – se perceber que os resultados obtidos no canteiro atendiam as exigências estabelecidas pelas normas. Porém houve falhas de gestão durante a conclusão final da obra, que não foram seguidas de acordo com a norma e procedimentos da empresa e da Resolução CONAMA nº 307 (2002). Neste caso, é necessário que a empresa adote medidas e proceditentos corretos de gestão do RCC no canteiro de obra, atendendo as normas vigentes, respeitando o meio ambiente e evitando impactos ambientais.
A Modalidade EAD e a Formação de Professores Luciete Araújo Ferreira
A pesquisa teve como objetivo refletir no processo de crescimento da modalidade EaD e desenvolvimento das tecnologias nos cursos de Educação a Distância no Brasil. Sendo a Educação a Distância um assunto tão rico e que vem crescendo a cada ano no mercado Educacional. Esta pesquisa se justifica pela importância do processo de interação entre tecnologias, alunos e docentes. Discute a educação tecnológica não apenas como preparação para preencher as necessidades do mercado, colocando o conceito de educação tecnológica, com base nestas considerações, numa perspectiva que passa pela análise da proposta educativa em EaD para formação de professores, que propicie ao aluno o desenvolvimento de sua autonomia e competências, possibilitando uma prática educativa de qualidade. Serão apresentadas propostas teóricas de diversos autores, dentre esses: Faria (2015); Carvalho (2001); Vianney (2003) e Moran (2006), dentre outros. O estudo em pauta foi realizado através da abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Como resultados temos a crescente a oferta e procura de cursos na modalidade EaD, é defendida a tese de que a formação de professores deve ser realizada baseado nas competências.
Atuação do farmacêutico clínico na unidade de terapia intensiva: por onde começar e como fazer a diferença Mara Rúbia Winter de Vargas
O presente estudo é um relato de experiência sobre a atuação do farmacêutico clínico na Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTI – A) de um hospital geral da Paraíba. O objetivo desse trabalho foi criar um material norteador para farmacêuticos que necessitem implantar a Farmácia Clínica em uma UTI-A. Foram descritas ações da Farmácia Clinica no período de outubro de 2017 a abril de 2018, avaliando a comunicação entre os profissionais de saúde e o farmacêutico clínico, Os pacientes foram avaliados através do sistema informatizado da instituição; no primeiro mês foram detectados os pontos críticos do serviço: interações medicamentosas, relação interações medicamentosas e resultados laboratoriais, interação em “y” na sonda, interação soro-medicamento, estabilidade de medicamentos em bomba de infusão (BIC) e utilização de antimicrobianos, trabalhados através de palestras de educação continuada e da criação de informes técnicos, sendo posteriormente monitorados. À medida que os pontos eram trabalhados e as recomendações dadas, a equipe começou a ter mais atenção na utilização de medicamentos. Concluiu-se que detectar as necessidades do serviço relacionadas ao medicamento e ao paciente e encontrar uma solução com bom embasamento técnico e boa capacidade de comunicação foi fundamental para o sucesso da farmácia clínica na UTI adulto.
Coleta e Análise de Tráfego em Redes de Computadores Marcus Fábio Fontenelle do Carmo
Nos últimos anos, tem-se verificado um crescimento significativo no uso de aplicações em redes de computadores, em especial na Internet. Como consequência deste crescimento, coletar e analisar corretamente o tráfego dessas aplicações tem-se constituído em uma tarefa de difícil execução para os administradores dessas redes e peritos digitais dadas as características das aplicações. Este trabalho tem por objetivo apresentar as principais técnicas e abordagens utilizadas para coleta e análise de tráfego em redes de computadores apresentando suas vantagens, desvantagens e aplicabilidade.
A percepção do contador em relação ao Compliance Tributário Maria das Dores Araújo Evaristo Costa
O presente trabalho fará uma abordagem sobre a percepção do contador em relação ao compliance tributário, um estudo realizado a partir de uma análise de profissionais contábeis. O estudo buscou identificar, compreender e mensurar o grau de conhecimento dos profissionais contábeis frente à gestão tributária e compará-lo com a prática aplicada nas empresas sob sua responsabilidade. Traçado o objetivo, através dos métodos qualitativo e quantitativo, os entrevistados foram submetidos a uma avalição de duas etapas: Um questionário, que visou determinar o perfil do entrevistado e mensurar seu grau de conhecimento em relação ao tema proposto e uma entrevista cujo foco foi obter informações sobre como é trabalhada à gestão tributária nas empresas. Diante dos resultados apurados, a análise dos dados foi feita a partir de uma avaliação individual do conteúdo, visando mensurar seu conhecimento, competências e habilidades, além de estudar e compreender os métodos utilizados na prática da gestão tributária. Procurando-se identificar um senso comum entre as respostas dos entrevistados, a fim de realizar uma análise detalhada sobre cada questão abordada, tendo como referência o embasamento teórico e por fim apontando as divergências identificadas quando comparado os resultados obtidos em ambas etapas da pesquisa.
A Contribuição da Avaliação Psicológica no Contexto da Reprodução Assistida Mônica Emília Diório Baião de Lima
A contribuição da Avaliação Psicológica no contexto da Reprodução Assistida nos dias atuais pode ser considerada de grande importânica, sendo entendia esta avaliação como um processo de coleta de informações sobre os casais ou pessoas que são submetidas ao tratamento com algumas das técnicas de Reprodução Assistida. No cenário atual muitas clínicas não contam com este tipo de procedimento de avaliação, o que leva ao questionamento da importância deste como suporte aos sujeitos que procuram os centros de Reprodução Assistida, como também para a equipe médica que os assiste. O objetivo central deste trabalho é elucidar como a Avaliação Psicológica pode ser importante e contribuir nas clinicas de reprodução de assistida. Esta pesquisa foi desenvolvida à partir da revisão bibliográfica baseada na literatura sobre o assunto, tendo como referência publicações de autores do ano de 2000 a 2016, que descorreram sobre os temas Avaliação Psicológica e Reprodução Assistida. Diante dos pontos elucidados com esta pesquisa, pode-se concluir da importância da entrevista na Avaliação Psicológica como sendo uma ferramenta muito importante para o trabalho do profissional de Psicologia inserido nas clinicas de reprodução assistida como suporte para os sujeitos que buscam os tratamentos como também para a equipe médica.
O Colapso da Administração Humanista Muriele Queiroz Pereira
Este estudo baseia-se nos movimentos de crises planetárias que estão surgindo a todo o momento de forma desgovernada provocando instabilidade, conflitos ambientais e guerras mundiais. Esta pesquisa apresenta respostas para tais perguntas como: Qual seria a origem desse desastre na terra? E qual seria a solução para essa desordem mundial? Através da visão sistêmica da vida de Fritjof Capra.
A importância do programa de necessidade (briefing) antes do desenvolvimento do projeto arquitetônico Nayara Pereira Damasceno
O presente artigo vem refletir a prática cotidiana que antecede um projeto arquitetônico, demonstrando o percurso projetivo e a elaboração metodológica do projeto. O Programa de Necessidades (Briefing) é um processo muito importante, no percurso de produção do projeto arquitetônico. O trabalho foi conduzido por meio de revisão bibliográfica e tenta mostrar as vantagens da utilização do programa, indicando os benefícios de seu uso. No decorrer desta revisão alguns autores acabam fazendo referência a um dos benefícios que o programa acaba induzindo que é o encontro de possíveis deficiências, principalmente quando não há a comunicação entre as partes – arquitetos e clientes. Esclarece assim, que a concepção arquitetônica, não se inicia no chamado estudo preliminar, mas sim muito antes.
Investigação de trincas e micro trincas em dormentes de concretos da Estrada de Ferro Trombetas, por meio das análises de carbonatação e variação da resistência característica do concreto à compressão Paulo Ricardo Maretti Mira
Este trabalho acadêmico tem por objetivo analisar a presença de carbonatação em concreto de 20 corpos de prova extraídos de 02 fabricantes de dormentes de concreto protendido com idades de 16, 24 e 30 anos, aplicados na Estrada de Ferro Trombetas e realizar o teste de resistência característica do concreto à compressão – fck, de cada corpo de prova para verificar se o resultado obtido está igual ou superior a 45 Mpa, conforme norma NBR 7680-1. Foram realizadas análises visuais para identificar carbonatação do concreto dos corpos de provas e análise estatísticas por meio do uso do ANOVA para verificar o comportamento dos resultados do teste de resistência característica do concreto à compressão – fck dos corpos de provas, analisando se existe correlação entre o resultado encontrado, com a idade dos corpos de prova, tipos de fabricantes, bolhas nos corpos de prova, irregularidade da base dos corpos de prova e variação do fator K1. Constata-se após análise que as micros trincas e trincas existente nas amostras dos 20 dormentes de concreto protendidos em que se foi extraídos os corpos de provas não têm ligação com carbonatação do concreto. Entende-se que a resistência característica do concreto à compressão – fck dos corpos de provas não existe nenhuma correlação direta com as variáveis pré-determinadas no estudo.
Análise da guerra fiscal praticada entre os municípios a luz da Lei Complementar 157/2016 referente ao ISSQN Paulo Vitor Bezerra de Morais
O trabalho em questão tem como principal objetivo analisar a situação da guerra fiscal praticada pelos municípios e os efeitos da Lei Complementar 157/2016 no combate a guerra fiscal. Vários municípios buscam usar de subterfúgios para atrair investimentos para seus territórios concedendo isenções e reduzindo a base de cálculo do imposto, fomentando a prática da guerra fiscal entre os entes federativos. Realizou-se uma análise dos dispositivos trazidos pela Lei Complementar 157/2016 para combater práticas ilegais dos municípios, e acabar com a guerra fiscal praticada. Verifica-se que após a vigência da Lei Complementar, os municípios tiveram que readequar suas legislações para não confrontarem com o disposto na norma processual e serem declaradas inconstitucionais, podendo incorrer em perda de arrecadação tributária.
A ciência lixo, o efeito CSI e sua influência nas ciências forenses Percio Almeida Fistarol Filho
As ciências forenses vêm recebendo uma atenção especial da população, das empresas de televisão e, consequentemente, dos integrantes do judiciário. Ao fenômeno correspondido pelo comprometimento das decisões em tribunais pela exposição de seus integrantes a seriados que versam sobre investigações criminais é dado o nome de “efeito CSI”. Ao serem exibidos na televisão, os exames periciais nem sempre são mostrados da forma correta, trazendo desconfianças quanto a veracidade e também se alguns deles não se encaixariam como ciência lixo. O presente trabalho visa verificar na literatura a ocorrência desses dois temas e as atitudes a serem tomadas para o progresso da perícia no cenário nacional e internacional. A revisão bibliográfica do efeito CSI, pela sua complexidade, não chegou a nenhuma resposta conclusiva até então. Quanto à existência de ciência lixo, alguns métodos necessitam de mais estudos para se comprovar sua eficiência e eficácia, para que uma decisão melhor embasada possa ser tomada. Percebe-se, após a análise da bibliografia, que a principal melhoria para com as ciências científicas seria a solidificação do uso de metodologias concretas e validadas por diversos estudos, para que, assim, diminua-se em partes a subjetividade existente na conclusão e na valoração da prova científica.
A importância do planejamento tributário e o papel do contador na hora de empreender Ranniery Fernandes Santos
No Brasil a estimativa de norma tributaria que cada empresa deve seguir é de 3.796, e essas normas sofrem mudanças diarias. Sendo assim perguntar-se por que realizar o planejamento tributário é importante? E qual é o papel do contador nesse processo de planejamento? O planejamento tributário possibilita a empresa reduzir o desperdício de recursos com tributo, podendo se apropriar desse recurso para investir e expandir, tornar-se mais competitiva no mercado, transmitir tranquilidade perante o fisco. É neste contexto que se destaca – se o papel do contador, pois o mesmo é responsavel por fornecer informações necessarias de apoio à tomada de decisão, sendo assim orientar o empreendedor no processo de constituição de seu negocio. Este estudo tem como objetivo demonstra a impotancia do planejamento tributario e o papel do contador na hora de empreender. A metodologia a ser utilizada é descritiva, baseada em pesquisa de revisão bibliográfica, abordando o que há de atual sobre planejamento tributario e o papel do contador na hora de empreender. Os resultados encontratados demontram que é primordial para empresa a utilização do planejamento tributario e pra que atinja sua eficacia é necessario que o contador realize seu papel de orientar o empreendedor na tomada de decisão.
Análise e classificação de solicitações de assistência técnica em empreendimentos residenciais verticais pelo método FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) Rodrigo Ribeiro Prudente
Este artigo tem como objetivo apresentar o método FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) como ferramenta na classificação e tomadas de decisões baseados nas aberturas de chamado de assistência técnica em um empreendimento residencial vertical. Com a publicação da nova Norma de Desempenho, ABNT NBR 15.575, divulgada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em 2013, elevou o nível do desempenho mínimo dos sistemas que compõe as edificações habitacionais a fim de atender as exigências dos usuários. A abertura de chamados para assistência técnica tem uma incumbência intrínseca muito importante, que é de retroalimentar toda a cadeira produtiva de uma incorporadora e construtora. A classificação e padronização desses chamados auxiliam na identificação da causa raiz das manifestações patológicas que surgem. Com o método FMEA as empresas do setor poderão eleger materiais com melhor custo benefício, construir de forma mais consciente e entregar um produto com desempenho satisfatório para o usuário.
Auditoria Interna e Data Analytics: o uso da análise inteligente Rosimeire Barbosa Tavares
Na atualidade, o uso da análise inteligente de dados para a detecção de fraudes nas organizações vem impactando a maneira como auditoria é executada e até mesmo pensada, expandindo para além dos limites dos tradicionais testes baseados em amostras para incluir grandes volumes de dados mais relevantes e complexos. Diante desse cenário esta pesquisa buscou responder o seguinte problema: como o uso de data analytics vem transformando a maneira como a auditoria interna é executada para a detecção de fraudes nas organizações? Portanto, mediante a relevância do tema o objetivo geral é estudar quais as técnicas e ferramentas usadas na análise inteligente de dados para a detecção de fraudes. Pois, analytics torna-se fundamental na detecção de potenciais indícios de fraude. Esta pesquisa apresenta alguma técnicas e ferramentas de data analytics para detecção de anomalias com vista à investigação de indícios de fraude. Logo, para alcançar o objetivo foi traçado o delineamento metodológico classificando a pesquisa como qualitativa, de caráter exploratória utilizando o método dedutivo e desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico. Apesar dos desafios enfrentados pela auditoria interna para se adaptar ao novo modelo baseado em análise inteligente de dados, conclui-se que a pesquisa alcançou seu objetivo, pois data analytics tem a capacidade de diminuir os riscos de ocorrência de fraudes, e aumentar a segurança do controle interno da organização.

Quer receber conteúdos para o seu crescimento profissional?

Receba em seu e-mail conteúdos relevantes sobre sua área de interesse. Cadastre-se ao lado e mantenha-se atualizado.