Reabilitação Neuropsicológica e Desenvolvimento Cognitivo - Pós-Graduação Presencial

Sobre o curso

Curso Reabilitação Neuropsicológica e Desenvolvimento Cognitivo - Pós-Graduação Presencial
432 horas/aula

Sobre o curso

O MBA em Reabilitação Neuropsicológica e Desenvolvimento Cognitivo visa oferecer ao discente uma visão lato sensu (especialista) sobre a reabilitação em pacientes e clientes com alteração cognitivas/comportamentais e prevenção em clientes com vulnerabilidades cognitivas. Além dos conceitos e técnicas de intervenção aplicadas, o discente terá acesso ao conhecimento de variáveis cognitivas, relacionadas ao perfil de clientes em todo o ciclo de vida. A reabilitação neuropsicológica é necessária sempre que um indivíduo apresenta déficits no funcionamento de alguma função cognitiva (atenção, memória, linguagem, percepção, funções executivas), por lesões, acidentes, etc. As intervenções possuem por objetivo, atuar com o paciente e seus familiares, com um modelo integrado de ações. Neste momento tornam-se a coleta de informações e o processamento das mesmas por meio de uma avaliação neuropsicológica de qualidade, onde o delineamento de um programa de reabilitação torna-se possível. Estas intervenções buscarão a melhora e/ou superação das dificuldades, no plano cognitivo e comportamental dos mesmos, baseadas em técnicas especificas, facilitando a inserção na comunidade e à qualidade de vida.

Objetivos do curso

• Propor diretrizes e temas para estudo/ pesquisa em reabilitação neuropsicológica e desenvolvimento cognitivo;

• Recuperar e recompensar os déficits cognitivos de crianças, adolescentes, adultos e idosos.

• Compreender a intervenção sistêmica dos pacientes, clientes e
necessitados de intervenção na reabilitação neuropsicológica e
desenvolvimento cognitivo;

• Ser capaz de aplicar técnicas de intervenção na reabilitação
neuropsicológica e desenvolvimento cognitivo baseados em melhores práticas.

• Realizar intervenções que desenvolvam a capacidade, resiliência e que despertem o potencial cognitivo;

• Possibilitar o entendimento de medidas de prevenção, com uso dos conhecimentos de neurociência, para redução de incidência de déficits neuropsicológicos, por meio do desenvolvimento cognitivo, como também proporcionar melhor qualidade de vida para os casos críticos.

Para quem é?

É uma área de conhecimento inter, multi e transdisciplinar. Destinado à portadores de diplomas de cursos de graduação em Psicologia, Medicina, Fisioterapia, Pedagogia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Educação Física dentre outros que trabalham com saúde e Educação. Estando em interface com os Conselhos, Clínicas e Órgãos Oficiais de saúde, que tenham como foco a elaboração de programas de atendimentos específicos.

Grade curricular

1) Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica: Introdução,
Neurodesenvolvimento e Gestão de Atualidades;

2) Neuroanatomia, Neurofisiologia e Psicofarmacologia;

3) Neurociência e Aprendizagem;

4) Desenvolvimento Integral do Potencial Humano;

5) Teorias do Desenvolvimento Humano, Potencial Cognitivo e Risco Cognitivo;

6) Funções Cognitivas: Atenção, Memória, Função Executiva, Linguagem, Praxia e Percepção e Gnosia;

7) Gestão da Reabilitação Cognitiva: Introdução, História, Conceito, Abordagens e Mecanismos em Reabilitação e Equipe;

8) Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF): Modelos de Serviços

em Reabilitações em centros Nacionais e Internacionais;
9) Neuropatologias e Distúrbios Cerebrais: Criança, Adulto e Idoso;

10)Planejamento Estratégico de Metas em Reabilitação e Intervenção Neuropsicológica – Avaliar para Reabilitar: Cognitivo, Funcional e Análise do Comportamento;

11)Neuro plasticidade e Modificação Cognitiva;

12)Intervenção no Desenvolvimento Cognitivo e Reabilitação
Neuropsicológica: criança, adulto e idoso.

13)Práticas e Intervenções Neuropsicológicas : Técnicas de Reabilitação para problemas de atenção, funções executivas e comportamento.

14)Práticas e Intervenções Neuropsicológicas: Técnicas para o manejo da fadiga, problemas visuo-espaciais, apraxias e agnosias.

15)Técnicas de Reabilitação e Desenvolvimento Cognitivo na Criança: Síndromes Neurológicas, Reabilitação, Intervenção nas dificuldades de Aprendizagem, Princípios do Método Hanneman e Treino de Pais

16)Técnicas de Reabilitação e Desenvolvimento Cognitivo no Adulto e Idoso (Habilidade Social, TDAH, Atenção e Memória, Percepção Visual e Praxias, Afasias, Demência e Função Executiva).

17)Análise Aplicada do Comportamento – ABA: Pressupostos Básicos,

Aprendizagem Assertiva, Desaparecimento de Pistas e outras Técnicas.

18)Estratégias e Estruturação de Programa de Intervenção:
• Psicoterapia;
• Tecnologia Assistida;
• Jogos;
• Trabalho Multidisciplinar.

Coordenação

FERNANDO DE JESUS SOUZA- (CRP 09/ 002781) Doutorado em Psicologia pela Universidad de Santiago de Compostela – Campus Santiago, Espanha (1996) Ex-Vice – Presidente da SBAC (Sociedade Brasileira de Análise do Comportamento) , Professor no IPOG e de outras instituições de Pós Graduação, Psicólogo pela PUC-GO, escritor na área de Psicologia Cognitiva. Formação em Desenvolvimento Integral do Potencial Humano. Associado da Internacional Association of Applied Psychology e American Psychological Association (APA).

TELMA VILELA BORGES MERJANE- Mestre em Ciências Ambientais e Saúde pela PUC-GO; Especialista em Gestão e
Coordenação de Grupos pela SOBRAP/ PUC/GO; Psicóloga Organizacional e do Trabalho. Atua como professora no IPOG
(Instituto de Pós Graduação) no Brasil, 2008 –
atual. Diretora Executiva da Merjane Consultoria e Negócios Ltda. Atua como Palestrante e Consultora de Negócios na área de Gestão e Desenvolvimento Humano e Organizacional.
Atua na Orientação de Carreira, Avaliação de Desempenho e Programas de Desenvolvimento de Gestores. É analista DISC pela SLAC – Sociedade Latino Americana de Coaching e Certificada em Eneagrama pelo Instituto Eneagrama, MBTI – Fellipelli. Foi Coordenadora de Psicologia da 18ª. 19ª Edição da Caminhada Ecológica (Goiânia a Aruanã) organizado pela Organização Jaime Câmara. É pesquisadora da Representação Social Feminina em Esportes de Aventura, Rallys Regionais e Rally dos Sertões. Possui experiência de trabalho e de estudos na Construção Civil e no Agronegócio. Áreas de atuação em palestras – Gestão de Pessoas , Gestão das Comunicações e Stakeholders, Liderança, Gestão de Carreira, Marketing Pessoal & Negociação . Filiada à SBNeC (Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento), estudiosa de Neurociência aplicada ao ambiente corporativo – INÉDITA-SP. Especialista em Desenvolvimento Integral do Potencial Humano; Formação na Jornada do Autoconhecimento e Storytelling.

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora