Psicoterapias Comportamentais de Terceira Geração - Pós-Graduação Presencial

Sobre o curso

Curso Psicoterapias Comportamentais de Terceira Geração - Pós-Graduação Presencial
432 horas/aula

Sobre o curso

As Psicoterapias Comportamentais de Terceira Geração ocupam hoje um espaço importante e promissor no que tange às intervenções clínicas. Com uma abordagem contextualista funcional, oferecem ao Psicoterapeuta a oportunidade de realizar leituras privilegiadas sobre o indivíduo, o ambiente em que este está inserido e as funções de seus comportamentos neste contexto. Dentre estas, temos quatro representantes que são: ACT – Terapia de Aceitação e Compromisso (Acceptance and Commitment Therapy); TCD – Terapia Comportamental Dialética (Dialetical Behavior Therapy); FAP – Psicoterapia Analítica Funcional (Functional Analytic Psychotherapy); e TCCI – Terapia Comportamental de Casal Integrativa (Integrative Behavioral Couples Therapy).

 

O ponto de toque entre estas abordagens é seu forte substrato de prática clínica, uma vez que foram forjadas dentro do contexto clínico e por profissionais da área de Psicologia Clínica. Pesquisas científicas evidenciam a efetividade de tais abordagens frente a intervenções em contextos de adversidades humanas.

Na pós-graduação Psicoterapias Comportamentais de Terceira Geração do IPOG o aluno terá acesso a técnicas vivenciais de vanguarda, eficazes em suas intervenções clínicas que dinamizarão sua prática profissional.

O que irá aprender?

• Apresentar as modernas abordagens que compõe as denominadas psicoterapias de terceira geração e suas principais técnicas interventivas.

• Aprofundar conhecimentos a respeito da prática clínica comportamental, tendo como base o contextualismo funcional.

• Oferecer aos profissionais um novo arsenal conceitual para abordagem dos fenômenos psicopatológicos.

• Oferecer instrumental técnico para intervenção frente aos fenômenos psicopatológicos, bem como, práticas baseadas em evidências.

• Ao final do curso o profissional estará habilitado conceitual e tecnicamente para atuar frente a demandas de natureza psicopatológica, psicológica e emocional, em contextos individuais, de casal ou grupos.

Pra quem é esse curso!

Profissionais com formação superior em Psicologia e Medicina que desejem aperfeiçoar suas habilidades para intervenções em um contexto clínico.

Formação curricular

1) Terapias Comportamentais: evolução e práticas nos contextos de 1ª, 2ª e 3ª geração.
2) Psicoterapia Analítica Funcional (FAP): aplicações na prática clínica.
3) Comportamentos Clinicamente Relevantes (CCR’s): técnicas para habilidade em avaliações clínicas em contextos individuais e de grupos.
4) Atuação do Psicoterapeuta FAP: as cinco regras do Terapeuta.
5) Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT): princípios, fundamentos e aplicações.
6) Psicopatologia em ACT: entendendo os contextos socioverbais patogênicos.
7) Modelo Matrix para alcance da flexibilidade psicológica.
8) ACT: Formulação de casos e intervenção em contextos individuais e de grupo.
9) Workshop I: Mindfulness e sua efetividade em contexto clínico*.
10) Terapia Comportamental Dialética (TCD): princípios e técnicas.
11) Terapia Comportamental Dialética (TCD): estrutura do tratamento e aplicabilidade.
12) Terapia Comportamental Dialética (TCD): intervenções em contextos individuais e de grupo.
13) Terapia Comportamental de Casal Integrativa (TCCI): princípios e técnicas.
14) TCCI: estratégias para promoção de aceitação e mudança na dinâmica do casal.
15) Workshop II: treinamento para aplicação de técnicas e estratégias contextuais na dinamização da sessão psicoterápica.
16) Desenvolvimento integral do potencial humano.
17) Workshop III: Habilidades Clínicas.
18) Gestão de Consultório, Gerenciamento de Carreira e Marketing Pessoal.

 

Coordenação

VINÍCIUS PEREIRA PINTO XAVIER

Graduado (2008) e Mestre (2010) em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Doutor em Psicologia (2017) com área de concentração em Processos Clínicos, Psicologia Experimental, Análise Experimental do Comportamento e Psicologia. Experiência na área de Psicologia Comportamental, com ênfase em Psicologia Experimental e Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Comportamento do Consumidor, Análise Clínica do Comportamento e Behaviorismo Radical. Em atuação Clínica, intervém nos comportamentos humanos complexos, tais como Dependência Químicas e Comportamentos Adictivos, Transtornos de Ansiedade, de Personalidade, de Humor e Esquizofrenia. Membro da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC) e Análise do Comportamento Brasil (ACBr).

 

 

EDSON TEIXEIRA ALVARES JÚNIOR

Psicólogo e Administrador de Empresas. Mestre em Administração de Empresas pela EAESP-FGV / The University of Texas – Austin/TEXAS – USA. Especialista em Administração Universitária pela PUC-GO, OUI-Organização Universitária Interamericana e IGLU-Instituto de Gestão e Liderança Universitária. Especialista em Consultoria, Coaching e Constelações Organizacionais Sistêmicas pelo IBS-Sistêmicas. Especialista em Desenvolvimento do Potencial Humano pelo IPOG/Franklyn Covey/ Vital Smarts. Atuou como Gerente de Marketing e Gerente de Produtos em Bancos de Varejo. Consultor do SEBRAE-GO. Na 3M – Divisão de Sistema’s Visuais – Austin/ TEXAS – USA, atuou em Projeto de Segmentação e Pesquisa de Mercado. Diretor de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (2009 – 2010). Ampla experiência acadêmica como Coordenador de Curso, Diretor Geral e Reitor em instituições de ensino superior. Como Professional Master Coach, trabalha como Coach de Vida, Coach de Carreira, Coach Executivo e com Constelações Organizacionais. Diretor Comercial e de Marketing do IPOG (2014 – 2015), onde atualmente é Coordenador de Cursos de Pós-Graduação. É professor efetivo da UFG, PUC e UNIVERSO.

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora