Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): Desenvolvendo Habilidades Psicoterapeuticas para Intervenção em Comportamentos Humanos Complexos - Curso Remoto

Sobre o curso

Curso Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): Desenvolvendo Habilidades Psicoterapeuticas para Intervenção em Comportamentos Humanos Complexos - Curso Remoto
432 horas/aula Remotas

Sobre o curso

A Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma das principais representantes das abordagens de intervenção clínica no escopo psicológico, sendo um tratamento indicado para diversos transtornos na concepção de órgãos nacionais e internacionais. Sua efetividade se dá por suas técnicas estarem empiricamente validadas, a conceituação dos casos clínicos calcados em fundamentos evidentes, e as intervenções apresentarem notado sucesso clínico. A TCC vem sendo amplamente testada desde os primeiros estudos científicos publicados e, atualmente, centenas destes estudos demonstram a eficiência da Terapia Cognitivo-comportamental para uma diversidade de transtornos mentais. O profissional de Psicologia com formação em TCC poderá oferecer ao público, usuário de seus serviços, um arsenal de técnicas que proporcionarão alívio de suas demandas emocionais e mudanças comportamentais consistentes. O curso amplia seu arsenal teórico e técnico por oferecer conhecimentos aplicáveis para dinamização de suas intervenções clínicas. O aluno terá acesso a técnicas vivenciais de vanguarda que trazem eficácia à sua prática profissional.

• Workshop dedicados à aplicação dos conhecimentos adquiridos;
• Professores com formação sólida no modelo cognitivo-comportamental e todos com comprovada experiência e prática clínica;
• Preparação antecipada para os módulos através de Ligas de Estudo Independentes (LEI’s), a fim de promover o protagonismo e autonomia intelectual do aluno.

Objetivos do curso

• Você terá uma segurança maior no manejo técnico quando estiver atuando profissionalmente, já que vai aprofundar conhecimentos a respeito da prática clínica cognitivo-comportamental nas especificidades de atuação, nos diversos transtornos mentais.
• Você terá experiências práticas ao longo do curso, através das vivências propostas e estudos de casos, que irão te habilitar para utilizá-las em seu cotidiano profissional.
• Ao final do curso, você estará habilitado conceitual e tecnicamente para atuar frente à demandas de natureza psicopatológica, psicológica e emocional, em contextos individuais, de casal ou grupos e promover o desenvolvimento de sua carreira.

Para quem é?

Profissionais com formação superior em Psicologia e Medicina que desejem aperfeiçoar suas habilidades para intervenções em contexto clínico.

Grade curricular

1) Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): fundamentos teóricos e ferramentas práticas.
2) Técnicas Cognitivas e Comportamentais aplicadas à reestruturação cognitiva e modificação de comportamentos.
3) Psicofarmacologia, TCC e Neurociências.
4) TCC aplicada ao tratamento de vícios e compulsões: dependência química, dependência tecnológica e dos jogos.
5) Transtornos de ansiedade e stress: habilidades técnicas para intervenção em comportamentos complexos.
6) TCC na intervenção da depressão e demais transtornos de humor.
7) TCC aplicada aos Transtornos de Personalidade: intervenções em padrões rígidos de comportamento.
8) Terapia Cognitivo-Comportamental de casais e disfunções sexuais.
9) TCC para crianças e adolescentes: o uso de ferramentas eficientes para reestruturação cognitiva e modificação comportamental.
10) Transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e Transtornos alimentares: intervenções cognitivo-comportamentais em transtornos do controle do impulso.
11) Workshop: Técnicas de Relaxamento e Mindfulness: o manejo da atenção plena.
12) Desenvolvimento do Potencial Humano.

Coordenação

VINÍCIUS PEREIRA PINTO XAVIER Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008). Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2010). Doutor em Psicologia (2017) com área de concentração em Processos Clínicos, Psicologia Experimental, Análise Experimental do Comportamento e Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia Comportamental, com ênfase em Psicologia Experimental e Clínica atuando principalmente nos seguintes temas: Comportamento do Consumidor, Análise Clínica do Comportamento e Behaviorismo Radical. Em atuação clínica intervém nos comportamentos humanos complexos, tais como dependência químicas e comportamentos adictivos, transtornos de ansiedade, de personalidade, de humor, esquizofrenia. Membro da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC) e Análise do Comportamento Brasil (ACBr).

EDSON TEIXEIRA ALVARES JÚNIOR Graduado em Psicologia e Administração de Empresas. Especialista em Desenvolvimento do Potencial Humano – IPOG. Especialista em Consultoria, Constelações Sistêmicas e Coaching – Instituto Brasileiro de Soluções Sistêmicas. Especialista em Administração Universitária pela PUC-GO e OUI – Organização Universitária Interamericana e IGLU – Instituto de Gestão e Liderança Universitária. Mestre em Administração de Empresas pela EAESP-FGV / The University of Texas – Austin/TEXAS – USA. Atuou como Gerente de Marketing e Gerente de Produtos em Bancos de Varejo. Consultor do SEBRAE-GO. Na 3M – Divisão de Sistemas Visuais – Austin/ TEXAS – USA, atuou em Projeto de Segmentação e Pesquisa de Mercado. Diretor de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Ampla experiência acadêmica como Coordenador de Curso, Diretor Geral e Reitor em instituições de ensino superior.

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora