Pós-Graduação em Intervenção ABA Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual - Curso Remoto

Sobre o curso

Curso Pós-Graduação em Intervenção ABA Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual - Curso Remoto
432 horas/aula Remotas

Sobre o curso

A análise do comportamento aplicada, ou ABA (do inglês, Applied Behavior Analysis) é uma abordagem da psicologia utilizada na compreensão do comportamento e práticas interventivas de pessoas diagnosticada com o Transtorno de Espectro Autista (TEA) e/ou Deficiência intelectual.

Dentre todas as áreas que contemplam o trabalho com esses indivíduos, a ABA é o modelo que apresenta maiores evidências empíricas de eficácia terapêutica.

No que diz respeito, inicialmente ao TEA, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que há 70 milhões de sujeitos diagnosticados em todo o mundo, sendo 2 milhões somente no Brasil. Dados estatísticos apontam que um em cada 160 bebês que nascem apresenta características condizentes com o transtorno. Quanto à Deficiência Intelectual, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registram 6, 7 milhões de diagnósticos em todo território nacional.

Desse modo, cresce o número de alunos nas escolas e pacientes em consultórios, demandando uma proposta psicoeducacional e comportamental de qualidade. Diante dessa realidade, cresce, de modo expressivo, o número de profissionais, tanto da saúde quanto da educação, interessados nessa formação.

O motivo dessa procura, são pais e instituições interessados em oferecer à criança um modelo de tratamento sistemático e consequentemente efetivo, exigindo equipes técnicas com especialização comportamental.

 

O especialista em ABA pelo IPOG estará preparado para atender a toda essa exigência, sendo capaz de avaliar e estruturar um plano de ensino individualizado, bem como intervir utilizando as ferramentas comportamentais, atendendo às mais diversas demandas.

O curso oferece módulos que contemplam desde os conceitos básicos a respeito da Análise do Comportamento Aplicada, até os modelos de intervenções mais utilizados pelos melhores profissionais de todo o mundo.

A especialização apresenta ainda práticas de atuação junto às escolas e à família, bem como a disponibilização de protocolos para serem utilizados em clínicas particulares com crianças e adultos. Por fim, contempla a ética, as práticas interventivas para a alfabetização e o desenvolvimento das habilidades sociais.

Resultados

• Ao final do curso você estará qualificado para desenvolver um programa terapêutico eficaz e pautado nas ciências comportamentais, conseguindo orientar adequadamente famílias e escolas;
• Terá conhecimento a respeito dos principais protocolos de avaliação e intervenção de pacientes (de diferentes faixas etárias) com atraso no desenvolvimento global;
• Será capaz de elaborar o Plano de Ensino Individualizado (PEI);
• Se formará consciente do trabalho e da responsabilidade profissional, capaz de colocar em prática os diferenciais técnicos previstos na análise do comportamento aplicada (ABA);
• Terá competência ética e técnica para avaliar e intervir junto aos pacientes diagnosticados com espectro autista e/ou deficiência intelectual

Para quem é?

Profissionais da psicologia, psiquiatria, neurologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, pedagogia e/ou demais profissionais da saúde e educação que apresentarem certificação de formação em ensino superior.

Grade curricular

1) Princípios Básicos da Análise do Comportamento
2) Análise do Comportamento Aplicada (ABA) I
3) Comportamento Verbal
4) Procedimentos de Intervenção – Gestão de Comportamentos
5) Procedimentos de Intervenção Sensorial, Psicomotora e Brincar Social
6) Protocolos de Avaliação e Intervenção
7) Procedimentos de Intervenção na Linguagem
8) Práticas Interventivas para a Alfabetização
9) Educação Inclusiva , Orientação Escolar e Construção do Plano de Ensino Individualizado
10) Orientação Familiar e Práticas Interventivas Naturalísticas
11) Transtorno do Espectro Autista na Adolescência e Vida Adulta
12) Desenvolvimento Integral do Potencial Humano.

 

 

Curso no formato REMOTO, Ao Vivo. Serão 12 disciplinas, cada uma com módulo on-line de 24 horas/aula + 12 horas de atividades práticas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, totalizando 36 horas por disciplina.

Coordenação

FERNANDO JOSÉ SILVEIRA (CRP: 04 / 26848)

Possui graduação em Psicologia e especialização em Neuropsicologia pelo CEPSIC – HCFMUSP. Mestre e doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco/SP, com área de concentração em Avaliação Psicológica, bolsista pela CAPES. Diretor Clínico e psicoterapeuta na Clínica Luria – Espaço Terapêutico, Desenvolvimento e Pesquisa, atuando na avaliação neuropsicológica e estimulação de indivíduos com atraso no desenvolvimento, no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA), nos transtornos de aprendizagem e alterações comportamentais, assim como na avaliação e reabilitação neuropsicológica de adultos e idosos. Atualmente, é coordenador da Especialização em Neuropsicologia no Instituto de Pós-graduação e Graduação de Goiânia/GO – IPOG, onde também desempenha a função de supervisor de estágio profissional em Neuropsicologia. Ao lado disso, é autor do “Turma da Luria: Guia Prático de Intervenção Infantil” pela Editora Vetor.

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O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

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A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

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