Curta Duração
Orçamento e Planejamento de Obras e Custos da Construção
Aprenda técnicas e ferramentas para controlar despesas em obras com mais eficiência.
A partir de:
R$ 205.00/mês
Ver todas as opções de parcelamento
Duração
ModalidadeAo Vivo

Orçamento e Planejamento de Obras e Custos da Construção

O curso de curta duração Orçamento e planejamento de obras e custos da construção do IPOG é uma oportunidade de aprender como realizar o controle efetivo de despesas nesse setor. Para isso, a formação está conectada com os novos princípios de gestão aplicados à construção civil. O aluno compreende como aplicar os conceitos de quantificação de projetos vinculados aos modelos construtivos e ao seu processo de execução.

O curso de planejamento e controle de obras apresenta ferramentas compatíveis com a sistematização de projetos. Com esse objetivo, o estudante ainda conhece os recursos para a comprovação em campo, por meio de controles, medições e feedbacks.
O primeiro módulo da formação do IPOG se direciona ao orçamento e à gestão de curtos de obras. São abordadas análises de projetos, especificações, memoriais e ferramentas para orçamento. O aluno também compreende a metodologia de quantificação de projetos, com uso de planilhas e memoriais de cálculo. Depois, aprende a apropriar os custos das etapas construtivas de uma edificação, além de adequar o consumo de material em canteiro.

Esse módulo ainda se volta para a análise de custos orçados e realizados de uma edificação. O aluno entende como propor ações e correções, bem como empregar o orçamento da construção como ferramenta de gestão do empreendimento. O segundo módulo, por sua vez, é direcionado ao planejamento de obras. Desse modo, o estudante compreende como fazer a apropriação de mão de obra e medir índices de produtividade.

Temas como dimensionamento de equipes em função da quantidade de serviços e prazos de execução, além de cronograma de mão de obra, também são abordados no curso de curta duração.
Por último, o curso de gerenciamento de obras explora a análise e o controle do planejamento físico e financeiro de diferentes etapas construtivas. Assim como o aluno aprende a aplicar as diversas técnicas de planejamento e a executar medições de serviços.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho de orçamento e planejamento de obras e custos da construção busca profissionais com perfil técnico sólido e uma visão global das diferentes etapas que envolvem uma obra.

Áreas de atuação

Os profissionais habilitados com o curso de Orçamento e planejamento de obras e custos da construção podem atuar em empresas de construção civil e engenharia, mas também há oportunidade de atuar como autônomo.

Metodologia das aulas

As aulas dos Cursos de Curta Duração acontecem em três dias consecutivos (sexta, sábado e domingo), o que corresponde a um módulo completo.

Cada módulo é planejado a partir da responsabilidade de levar ao aluno uma sólida abordagem teórica, com ênfase na experimentação de ferramentas e estudos de casos que podem ser aplicados na prática.

Para isso, casos reais de sucesso são amplamente abordados, possibilitando ao aluno uma visão sistêmica, aprofundada e aplicável das teorias ensinadas.

Logo IPOG
Eventos mensais
Logo IPOG
Apoio pedagógico
Logo IPOG
Metodologia Ativa

Saiba mais

Cursar
Orçamento e Planejamento de Obras e Custos da Construção
Escolaridade
Unidades

Matriz Curricular

O que o nossos alunos dizem sobre nós

Saiba mais

Cursar
Orçamento e Planejamento de Obras e Custos da Construção
Escolaridade
Unidades

Conheça nosso Módulo Internacional | OPCIONAL

Explore novos horizontes ao participar de módulos internacionais exclusivos, desenvolvidos em colaboração com instituições renomadas de prestígio global.

Harvard

Harvard

Poli.Design

POlI DESIGN

University of La Verne

University of La Verne
Aluno diamante

Aluno Diamante

O Aluno Diamante é um programa de descontos por indicação, que tem o objetivo de valorizar a reciprocidade daqueles que acreditam, confiam e recomendam a educação do IPOG.

Aluno diamante
ChatBot IPOG