MBA Moda: Fashion Design e Economia Criativa

Sobre o curso

Curso MBA Moda: Fashion Design e Economia Criativa
432 horas/aula

Sobre o curso

O MBA em Moda: Fashion Design e Economia Criativa traz uma inovadora e contextualizada abordagem sobre o universo do Fashion Design contemporâneo, bem como a perspectiva deste campo frente a atuais formas de ação quanto a geração e gestão de negócios em um cenário que trata o tema com grande destaque no mundo business.

O profissional da área de Fashion Design e Economia Criativa apresenta significativa ênfase no desenvolvimento de produtos de moda e marcas, assim como na gestão de negócios correlatos, os quais se organizam diante de um cenário crescente nos nichos voltados a produtores independentes. O curso tem como foco a instrumentalização desse profissional para o lançamento e a gestão de seu próprio negócio na área de Moda, assim como possibilita que o mesmo atue em diversas áreas, tais como comunicação, marketing, figurino, design de acessórios, visual merchandising e setores próximos, como design gráfico e branding. O profissional de moda formado pelo IPOG pode ainda atuar em consultoria de tendências, produção de moda, realização de desfiles e produção de catálogos e editoriais.

Parcerias:

– Consórcio POLI.Design do Instituto Politécnico de Milão;
– Atitude Editorial Publicações Técnicas e Revista O Setor Elétrico;
– GG Brasil;
– Refresher.

Objetivos do curso

GERAIS

• Oferecer uma formação alinhada com o panorama da moda nacional, com foco em desenvolvimento de produto de moda e empreendedorismo.

• Apresentar os conhecimentos e ferramentas necessários para o desenvolvimento de produtos e coleções de moda adequados ao panorama contemporâneo e a modelos de negócio atuais alinhados com o mercado de Economia Criativa.

ESPECÍFICOS

• Capacitar os futuros profissionais à criação e gerenciamento de seus negócios para fazerem parte do mercado da moda.

• Proporcionar o desenvolvimento de competências indispensáveis ao profissional de moda do mercado atual, cada vez mais versátil, e com capacidade para atuar em diferentes contextos e cenários.

Para quem é esse curso?

• Graduados em Moda, Design e áreas afins como: Arquitetura, Artes Plásticas, Comunicação, Administração, Gestão, Marketing, Jornalismo e outras áreas do conhecimento que contemplem esse âmbito.

• Profissionais de áreas distintas que se encontram em mudança de segmento ou abertura de negócio em moda autoral.

Grade curricular

1) Psicologia Aplicada ao Produto de Moda
2) Cultura de Moda Contemporânea
3) Materialidade Têxtil
4) Desenvolvimento Integral do Potencial Humano
5) Criação Autoral
6) Percepção, Moda e Sustentabilidade
7) Processos Criativos em Moda
8) Pesquisa de Tendências em Moda
9) Projeto e Planejamento de Coleção
10) Design de Luxo
11) Novas Metodologias para o uso das Cores na Moda
12) Design de Acessórios
13) Gestão da Logística de Moda
14) Visual Merchandising e Gestão de Varejo
15) Branding: Construção de Marca
16) Consultoria de Imagem e Styling
17) Mídias Digitais no Mercado de Moda
18) Inovação em Modelos de Negócios: Economia Criativa

Coordenação

KLEDIR HENRIQUE LOPES SALGADO – Graduado em Design de Moda pela Universidade Técnica de Lisboa (Portugal), bacharel e Mestre em Têxtil e Moda pela Escola de Artes Ciências e Humanidades da USP, com o tema: “O luxo e a Alta Costura: uma análise semiótica”. Pesquisador de Moda e Figurinista especializado em dança contemporânea, tendo trabalhado em vários espetáculos. Estagiou na Casa de Moda Storytailors em Lisboa durante a graduação. Trabalhou como Designer de Moda para Global Química e Moda, e atualmente é Diretor Criativo da Outsider e da Capsula. Atua como Designer de Moda freelance para empresas de São Paulo e do interior Paulista. Leciona na graduação e na pós-graduação de Moda no Centro Universitário SENAC, no curso de Moda da Escola Técnica Carlos de Campos (São Paulo) e coordena o curso de Design de Moda da Faculdades de Artes de Limeira (FAAL, Limeira, SP). Recentemente foi selecionado para compor a exposição “Moda no Brasil, criadores contemporâneos e memória” do Ministério das Relações Internacionais. Atualmente pesquisa as relações entre moda e Africanidade no grupo de estudo de sócio semiótica da PUC-SP.

LORÍ CRÍZEL – Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Católica/RS; Mestre em Conforto Ambiental pela UFRJ; Professor Substituto do Curso de Arquitetura da UFRJ; Professor Assistente do Curso de Arquitetura da Universidade Santa Úrsula/RJ, Membro do Comitê Especial Europeu de Pós-Graduação tendo atuado em: Inglaterra, Escócia, País de Gales e França; HA e Concept Designer – País de Gales, Inglaterra e França; Coordenador, Professor de Pós-Graduação em Arquitetura e Presidente Setorial do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Paranaense/PR; Professor, Coordenador de Cursos e do Programa de Viagens de Estudos Internacionais do IPOG; Sócio-Proprietário do Escritório Crízel & Uren Arquitetos Associados detentor do Selo CREA/PR de Excelência em Projeto Arquitetônico; Atividades de imersão nos escritórios de Norman Foster (Londres), Zaha Hadid (Londres), Christian de Portzamparc (Paris), BIG (Copenhague), Hassell Studio (Singapura), AEDAS Architecture (Singapura), Architects 61 (Singapura), Design Link Architects (Singapura), Tandem Architects (Bangkok), DBALP Jam Factory (Bangkok) e X Architects (Dubai); Atividades Institucionais junto ao POLI.Design do Instituto Politécnico de Milão (Itália), McGill University (Canadá) e Universidade do Porto (Portugal).

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O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

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