MBA em Projeto e Segurança de Empreendimentos de Energias Renováveis: Hidroelétrica, Solar e Eólica

Sobre o curso

Curso MBA em Projeto e Segurança de Empreendimentos de Energias Renováveis: Hidroelétrica, Solar e Eólica
432 horas/aula

Sobre o curso

O aumento da população e a demanda crescente no Brasil por serviços e indústrias, tornou-se elemento fundamental que justifica a busca crescente por fontes de geração e transmissão de energia que possam impulsionar o crescimento econômico do país.

O barramento de cursos d’água para a formação de lagos artificiais constitui uma das técnicas de aumentar as disponibilidades hídricas para atendimento de demandas pelas sociedades. São dotadas de mecanismos de controle com a finalidade de obter a elevação do nível de água ou criar um reservatório de acumulação de água ou de regularização de vazões.

Devido à crescente demanda por energias renováveis, a fabricação de células solares e instalações fotovoltaicas têm avançado nos últimos anos. A energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade. Outra fonte de energia que cresceu muito ultimamente é a energia eólica, ou seja, é a transformação da energia do vento em energia útil, tal como na utilização de aero geradores para produzir eletricidade.

Deste modo, é necessário que o Brasil tenha especialistas gestores em empreendimentos de energia. Para tal, este curso é baseado em três pilares: Projeto e Dimensionamento de usinas hidroelétricas de concreto e terra/enrocamento, usina solar e eólica; Desempenho estrutural de empreendimentos de concreto e terra, abrangendo geologia e geotecnia e segurança desses empreendimentos.

Objetivos do curso

Capacitar e atualizar os profissionais, por meio do desenvolvimento de um conjunto de competências técnicas e gerenciais para formação de gestores especialistas em projetos de empreendimentos de geração de energia, segurança e desempenho estrutural desses empreendimentos, abordando projetos de hidroelétrica, solar e eólica.

Para quem é?

Portadores de diplomas de cursos de graduação em Engenharias (todas), dentre outras, que trabalhem com empreendimentos de geração. Executivos, gerentes e profissionais que desejam conhecer as diversas áreas componentes de um empreendimento de geração de energia. Agências, secretarias e órgãos oficiais (estatais) que tenham como foco a elaboração de projetos, controle ou fiscalização de empreendimento de geração de energia.

Grade curricular

1 Matrizes Energéticas e Marcos Regulatórios
2 Viabilidade Técnica e Econômica de Empreendimentos de Energia
3 Geotecnia aplicada a Empreendimentos de Energia
4 Projeto de Usinas Hidrelétricas com Barragens de Terra/Enrocamento
5 Projeto de Usinas Hidrelétricas com Barragens de Concreto
6 Projeto de Empreendimento Solar
7 Projeto de Empreendimento Eólico
8 Tecnologia, Patologia e Recuperação de Estruturas de Concreto
9 Gestão Ambiental em Empreendimentos de Energia
10 Segurança de Barragens: Instrumentação, Legislação e Plano de Ação de Emergência
11 Gestão de Desapropriação e Servidão Administrativa
12 Desenvolvimento Integral do Potencial Humano

Coordenação

Flávio Augusto Settimi Sohler, PhD., DSc., MSc., PMI-PMP, PMI-RMP – Pós-Doutor em engenharia civil pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (Portugal) e Universidade de Hamburg-Harburg, Alemanha. Doutorado em engenharia civil na UFRGS. Doutor em Psicologia Organizacional pela PUC-GO. Mestre em Engenharia de Produção pela PUC-RJ. Graduado em engenharia civil, e Especialista em Análise de Sistemas e Telecomunicações pela PUC-RJ. Especialista em Project Finance pela USP. Possui a certificação do Project Management Institute-USA (PMI) como Project Management Professional (PMP) e Risk Management Professional (RMP). Elaborou projeto selecionado pelo CNPq para pós-doutorado no exterior com o tema “Segurança de Barragens: uma abordagem patológica de riscos qualitativos e quantitativos”. Membro do “Project Management Institute” (PMI) e do comitê de elaboração da ABNT NBR 31000 de Riscos. Possui 20 anos de experiência em gestão de projetos e riscos em diversos empreendimentos e projetos e em planejamento estratégico, como professor e consultor de diversas empresas, ministrando cursos e treinamentos em diversas empresas dos mais variados segmentos; Palestrante em congressos, seminários e cursos nacionais e internacionais; Gerente de Projetos de Pesquisa & Desenvolvimento para ANEEL e FINEP; Coordenador do Escritório de Riscos da Eletrobrás para projetos de geração e transmissão; Coordenador e Professor no IPOG no MBA Gestão e Modelagem de Projetos para Engenharias e Arquitetura; MBA Gerenciamento de Obras, Produtividade, Racionalização e Desempenho da Construção; MBA em Projeto, Dimensionamento e Modelagem de Estruturas e Fundações; MBA em Projeto, Desempenho e Segurança de Empreendimentos de Geração e Transmissão de Energia (Hidroelétrica, Solar, Eólica); Autor de 5 livros: ”A Influência da Cultura Organizacional, Suporte e Coping no Bem-Estar dos Trabalhadores” em 2015; ”Segurança de Barragens: Análise de Riscos Qualitativos e Quantitativos” em 2016; “Gerenciamento de Obras, Qualidade e Desempenho da Construção” em 2017; “Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações” publicado em 2018; Gestão e Modelagem de Projetos para Engenheiros e Arquitetos em 2019.

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora