Gestão e Modelagem de Projetos Para Engenharias e Arquitetura - Pós-Graduação Presencial

Sobre o curso

Curso Gestão e Modelagem de Projetos Para Engenharias e Arquitetura - Pós-Graduação Presencial
576 horas/aula

Sobre o curso

Vivemos uma verdadeira revolução, sobretudo no mundo dos negócios. A maturação e disseminação das tecnologias da informação aceleraram tremendamente a velocidade com que se efetuam os negócios. Dos funcionários das empresas é cobrado o espírito de iniciativa e a capacidade de identificar e explorar as oportunidades de negócios que se apresentam no dia a dia.

Para atender a demanda por agilidade de maneira eficaz torna-se indispensável um modelo de gerenciamento baseado no foco em prioridades e objetivos. Por essa razão, a Gestão de Projetos tem crescido de maneira tão acentuada no mundo. Sua proposta é estabelecer um processo estruturado e lógico para lidar com eventos que se caracterizam pela novidade, complexidade e dinâmica ambiental. Outro fator que impulsiona a Gestão de Projetos é o crescimento da competitividade. Quem for mais eficiente e competente, certamente conseguirá melhores resultados. Cada vez mais o Gerente cumpre o papel de administrador dessas mudanças. A Gestão de Projetos é um conjunto de ferramentas gerenciais que permitem que a empresa desenvolva habilidades, incluindo conhecimento e capacidades individuais dentro de um cenário de prazo, custo e qualidade predeterminados. Para tal, este curso é baseado na certificação do Project Management Institute (PMI), mas de maneira bastante prática e extensiva estendemos os conceitos do PMI (PMBOK) para aplicações em nossas empresas.

O curso abrange, além dos conceitos da última versão do PMBOK, como escopo, cronograma, custo, qualidade, recursos, riscos, aquisições, comunicações, partes interessadas e integração, outras disciplinas práticas como Gestão de Projetos e Escritórios de Arquitetura, elaboração de projetos utilizando MS-Project, e MS-Excel, financiamento de projetos, métodos ágeis, modelagem de projetos com BIM, viabilidade de projetos, além de disciplina correlata ao estudo e preparação para a prova de certificação PMP (Project Management Professional). O curso tem dois objetivos principais: formar Gestores de Projetos e capacitar nossos discentes para a realização da prova de certificação PMP para Gerente de Projetos (Project Management Professional), que é um diferencial no mercado.

Dessa forma, unimos a teoria e conceitos em Gestão de Projetos através da utilização prática em projetos, com a preparação para a certificação PMP, de tal modo que os participantes tenham uma ideia clara de como implementar projetos gerenciando o escopo, cronograma e custo em suas empresas. Além disso, fazemos um estudo de caso de um projeto completo, definindo uma metodologia prática que pode ser implantada nas empresas imediatamente.

Curso com 18 módulos

O que irá aprender?

• Formação de Gestores de Projetos, capacitando profissionais por meio do desenvolvimento de um conjunto de competências na área de Gestão de Projetos voltados para Engenharias e Arquitetura.

• Profissionalizar para atuação no gerenciamento de projetos, com base nos pressupostos das melhores práticas do Project Management Institute (PMI).

• Demonstrar a estrutura necessária para o planejamento e modelagem de projetos na prática, utilizando ferramentas específicas de cada área do conhecimento.

• Apresentar os processos necessários para o planejamento, execução e controle de projetos nas áreas de gerenciamento de escopo, cronograma, custo, qualidade, recursos, comunicações, partes interessadas, riscos, suprimentos e integração.

• Preparar os alunos para realizarem a prova de certificação para Gerente de Projetos PMP (Project Management Professional).

Pra quem é esse curso!

• Portadores de diplomas de cursos de graduação em Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Administração de Empresas e suas habilitações específicas, Engenharias (todas), Arquitetura, Direito e outras formações que lidem direta ou indiretamente com projetos de Engenharia e Arquitetura.

• Executivos, Gerentes e profissionais que desejam conhecer as diversas áreas componentes de uma empresa, no sentido de terem através de um único ponto a visão global das funções e projetos que estão sendo desenvolvidos em sua empresa.

• Agências, Secretarias e Órgãos Oficiais (Estatais) que tenham como foco a elaboração de projetos, através do planejamento, execução e do seu controle.

Formação curricular

1) Introdução à Gestão de Projetos para Engenharias e Arquitetura

2) Gestão da Integração, Métodos Ágeis e Colaborativos

3) Gestão do Escopo

4) Desenvolvimento Integral do Potencial Humano

5) Gestão do Cronograma

6) Gestão de Custos e Recursos

7) Análise de Viabilidade Econômica em Projetos de Engenharia

8) Elaboração de Projetos utilizando MS-Project

9) Gestão da Qualidade

10) Ferramentas em Projetos utilizando MS-Excel

11) Gestão das Comunicações e Stakeholders

12) Gestão de Aquisições, Suprimentos e Contratos

13) Gestão de Riscos

14) Gestão de Escritórios e Projetos de Arquitetura

15) BIM como ferramenta de Construção e Gerenciamento de Projetos

16) Estudo e Preparação para Certificação PMP

17) Estruturas Imobiliárias no Mercado de Capitais

18) Estudo de Caso de um Projeto Completo com Revisão do PMBOK

Coordenação

FLAVIO AUGUSTO SETTIMI SOHLER

Pós-Doutor em Engenharia Civil pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (Portugal) e Universidade de Hamburg-Harburg, Alemanha. Cursou doutorado em Engenharia Civil na UFRGS. Doutor em Psicologia Organizacional pela PUC-GO. Mestre em Engenharia de Produção pela PUC-RJ. Graduado em Engenharia Civil, e Especialista em Análise de Sistemas e Telecomunicações pela PUC-RJ. Especialista em Project Finance pela USP. Possui a certificação do Project Management Institute-USA (PMI) como Project Management Professional (PMP) e Risk Management Professional (RMP). Elaborou projeto selecionado pelo CNPQ para pós-doutorado no exterior com o tema “Segurança de Barragens: uma abordagem patológica de riscos qualitativos e quantitativos”. Membro do “Project Management Institute” (PMI) e do comitê de elaboração da ABNT NBR 31000 de Riscos. Possui 20 anos de experiência em gestão de projetos e riscos em diversos empreendimentos e projetos e em planejamento estratégico, como professor e consultor de diversas empresas, ministrando cursos e treinamentos em diversas empresas dos mais variados segmentos; Palestrante em congressos, seminários e cursos; Gerente de Projetos de Pesquisa & Desenvolvimento para ANEEL e FINEP; Coordenador do Escritório de Riscos da Eletrobrás para projetos de transmissão; Coordenador e Professor no IPOG no MBA Gestão de Projetos em Engenharias e Arquitetura; MBA Gerenciamento de Obras, Qualidade e Desempenho da Construção; MBA Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações; MBA em Negócios Imobiliários & Inteligência de Mercado. Autor dos livros: ”A Influência da Cultura Organizacional, Suporte e Coping no Bem-Estar dos Trabalhadores” em 2015 (ISBN 978-3-639-84924-0), como resultado da tese de doutorado e ”Segurança de Barragens: Análise de Riscos Qualitativos e Quantitativos” em 2016 (ISBN 978-3-330-72912-4), como resultado da tese de pós-doutorado, pela Editora Novas Edições Acadêmicas; “Gerenciamento de Obras, Qualidade e Desempenho da Construção” em 2017 (ISBN 978-8-539-90893-6), pela Editora Ciência Moderna; “Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações” em 2018 (ISBN 978-85-399-0970-4) pela Editora Ciência Moderna.

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora