Explorando a cor no Design de Interiores - Curso Remoto de Curta Duração

Sobre o curso

Curso Explorando a cor no Design de Interiores - Curso Remoto de Curta Duração
16 horas remotas

Sobre o curso

Não é surpresa que vários estudiosos se debruçaram ao longo dos séculos para compreender esse assunto. Estudar as cores nos leva por caminhos complexos e multidisciplinares, envolvendo várias áreas do saber, dentre elas: física, química, psicologia, antropologia, sociologia, entre outras. Diante de tantas variáveis, podemos perceber a dificuldade em se estabelecer uma direção para o estudo das Cores. De qualquer maneira, usar a cor é uma tarefa difícil e requer grande habilidade profissional, pois ao definir uma paleta de cores para um espaço, surgem dúvidas sobre qual a melhor forma de aplicá-la e principalmente quais estratégias adotar. Essa situação leva alguns a praticamente anular o uso da cor ou aplicá-las de forma equivocada, restringindo-se a 1 cartela, às vezes, limitada e desinteressante, sem questionamentos sobre o efeito que elas trazem. Este curso pretende discutir a sistemática da utilização das cores no design de interiores.

O que você vai aprender?

Você vai conhecer os aspectos objetivos e subjetivos da cor, que possam auxiliar na utilização das cores em design de interiores.

Para quem é?

Profissionais da área de design de interiores, arquitetura, design e decoração, estudantes e interessados em desbravar o universo das cores.

Grade curricular

UNIDADE I – DESCOBRINDO A BELEZA DA COR.

• Visão, luz e as cores;

 

• Principais pensamentos sobre as cores;

 

• Principais referências das cores no design de interiores;

 

• Aspectos multidisciplinares da cor.

 

UNIDADE II – A LINGUAGEM DAS CORES.

• Fundamentos básicos da teoria das cores;

 

• Explorando o disco e a esfera das cores;

 

• Alfabetismo visual;

 

• Harmonia das cores na prática.

 

UNIDADE III – CONTROLANDO AS CORES.

• Sistemas das cores;

 

• Levantamento cromático;

 

• Os problemas das cores em interiores.

 

UNIDADE IV – A COR NA PRÁTICA.

• O uso das cores em diferentes contextos;

 

• Planejamento das cores em interiores;

 

• O projeto cromático.

Professor

JOSIVAN BENEGATE

 

É arquiteto e designer de interiores, professor adjunto da Universidade Anhembi Morumbi e Universidade Paulista (UNIP) em São Paulo. Professor convidado nos cursos de pós-graduação do IPOG, USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), Unicesumar (Maringá) e Belas Artes. Doutorando pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP; é Mestre pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades pela mesma Universidade, tendo como objeto de pesquisa o fenômeno das cores. Nos últimos 15 anos lecionou e coordenou o curso de Design de Interiores do Senac, onde foi professor, e da Escola Técnica Estadual Carlos de Campos. Especialista em Arquitetura Comercial pelo Centro Universitário Senac e em Iluminação pelo IPOG. É membro da Associação Brasileira dos Arquitetos de Iluminação (ASBAI) e da Associação Pro Cor do Brasil. Diretor do escritório Josivan Benegate Lighting Architect, onde desenvolve projetos de Arquitetura, Interiores e Iluminação.

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora