Curso de Preparação para Certificações Pmi-Pmp, Agile Scrum Foundation, Scrum Master, Prince2

Sobre o curso

Curso Curso de Preparação para Certificações Pmi-Pmp, Agile Scrum Foundation, Scrum Master, Prince2
96 Horas/aula

Sobre o curso

Atualmente, um dos principais pré-requisitos para aproveitar as oportunidades de trabalho e por consequência ser bem sucedido, é obter uma capacitação adequada, obtida por meio de uma certificação profissional. A cada ano, o número de pessoas buscando por emprego e também melhor empregabilidade e colocações profissionais, vem aumentando de modo significativo. Em todas as áreas mercadológicas são necessários conhecimentos específicos para o desempenho das mais diversas atividades profissionais. Dentro desse contexto de alta competitividade e escassez de vagas de trabalho, quem tiver as chamadas certificações de mercado, certamente terão vantagens competitivas. Portanto, as certificações são muito procuradas pelas empresas e obter uma certificação profissional traz muitos benefícios para a carreira, podendo ser um verdadeiro diferencial.
O certificado é obtido geralmente com uma prova de uma entidade credenciada para a realização e valida que o profissional possui conhecimentos sobre um determinado tema. Portanto, é um instrumento que confere veracidade e tornam legítimas as capacidades do profissional para executar funções específicas, indicando que este profissional possui as habilidades relacionadas a uma área do conhecimento e atesta formalmente a aquisição de certas competências determinada área. Desse modo, uma certificação profissional comprova que o seu titular passou por um processo formativo e, por isso, está apto a executar atividades relativas a ele.
Este curso inclui as principais certificações do mercado como PMI-PMP (Project Management Institute – Project Management Professional) que é a principal certificação para gerente de projetos; SCRUM-Agile Scrum Foundation (ASF) que é uma certificação que valida o conhecimento combinado de um profissional em metodologias ágeis e práticas do Scrum, permitindo controlar de forma eficaz e eficiente o trabalho, potencializando as equipes que trabalham em prol de um objetivo em comum; Agile Scrum Master (ASM) é uma certificação que confirma as habilidades e o conhecimento do framework Scrum aliado às práticas ágeis; PRINCE2 (PRojects IN Controlled Environments) Foundation and Practioner é uma certificação que tem o objetivo de ser aplicado a qualquer projeto de qualquer porte, tipo ou organização aliando aspectos de escopo, cronograma, custo, qualidade, riscos, benefícios ao esforço para realizar o produto e dentro desse contexto as organizações que adotam o PRINCE2 melhoram consideravelmente sua capacidade organizacional e maturidade nas diversas áreas de suas atividades. Além disso, o PRINCE2 tem enorme flexibilidade permitindo que seja utilizada com outros métodos como o SCRUM para projetos ágeis.

Objetivos do curso

Preparar o aluno para as provas das certificações PMI-PMP, Agile Scrum Foundation (ASF), Agile Scrum Master (ASM) e PRINCE2 Foundation e Practioner. O diferencial do IPOG é não somente a preparação para a prova, mas levar conteúdo e experiência de mercado para a vida do aluno.

Para quem é?

Profissionais de tecnologia da informação, análise de sistemas e programadores, engenheiros, economistas, administradores e outros que desejam fazer um curso que os prepare na prática para realizarem as provas de certificação e para abrirem outras oportunidades de empregabilidade e trabalho.

Grade curricular

1. PREPARAÇÃO PARA A CERTIFICAÇÃO PMI-PMP (PROJECT MANAGEMENT PROFESSIONAL)
O contexto de mercado de gerenciamento de projetos e as certificações; Pré-requisitos e características; Aspectos gerais do exame; Framework, grupos de processos e áreas de conhecimento; Integração, Escopo, Cronograma, Custos, Qualidade, Recursos, Comunicações, Aquisições, Riscos, Partes Interessadas; Exercícios e simulados conjuntos (mais de 500 exercícios resolvidos em conjunto com o professor).

2. AGILE SCRUM FOUNDATION (ASF)
Pré-requisitos e características para certificação ASF; Aspectos gerais do exame; compreender como combinar práticas ágeis com o framework SCRUM; conceitos de Agile e Scrum; ciclo adaptativo em ambientes ágeis; Descrição do manifesto ágil; framework agile; práticas Scrum; papéis no Scrum; papel do Product Owner; papel do Scrum Master; papel do Time de Desenvolvimento; papel de um Gerente de Projetos tradicional; evento Scrum; características dos eventos da Time-boxed; características da Sprint; características da reunião diária; características da revisão e restrospectiva da Sprint; Backlog; Planejamento e Estimativas Scrum; determinação da duração de uma Sprint; técnicas de estimativa como Planning Poker, Triangulação e Estimativa por Afinidade; Dias Ideais ou Pontos por História; ordenação dos Itens do Backlog; monitoração de projetos com Scrum; gráficos Burn-Down; monitoração do progresso das Sprints; medição da velocidade do time; quadros Kanban; valor dos Radiadores de Informação; aplicação do Scrum em projetos grandes e complexos; aplicação do Scrum em times distribuídos; tipos de contratos no Scrum; criação de um ambiente ágil; Exercícios e simulados conjuntos (mais de 100 exercícios resolvidos em conjunto com o professor).

3. AGILE SCRUM MASTER (ASM)
Processos de desenvolvimento; ciclos tradicionais e ágeis; conceitos ágeis; abordagem SCRUM; quando usar o agile; Manifesto Ágil; princípios do Scrum; melhoria contínua; objetivo da medição; riscos do Scrum Master como um líder técnico; autoridade do Scrum Master; mediação de conflitos; motivação e desafios da equipe; soluções para problemas em processos tradicionais e Scrum; coaching e treinamento; artefatos do Scrum; transparência nos artefatos; Backlog do Produto; Características do Backlog; Estórias de Usuários; refinamento do escopo e do Backlog; Divisão de Épicos em Estórias; adição de condições de satisfação; eventos Scrum; Sprint; Cancelamento de uma Sprint; Backlog da Sprint; Incremento; Definição do “Pronto”; Processo de Planejamento no Scrum; Planejamento Ágil; Planejando Por Atividades em vez de Recursos; trabalhando como um Time; Liberações (Releases); Atualizando o Plano; Abordagem Ágil no Planejamento; Planejamento em Camadas; Diferença entre Planejamento da Iteração e da Liberação; Planejando a Liberação; Etapas para o Planejamento da Liberação; Plano de Liberação; Objetivo de uma Sprint; Planejamento de Iteração ou Sprint; Etapas para o Planejamento da Iteração; Plano de Iteração; Itens Selecionados para o Backlog da Sprint; Projeto Orientado à Data ou Recursos; Estimando Tamanho e Duração; Estimando Tamanho com Pontos de Estória; Dia e Hora Ideais; Esforços nas Estimativas; Estimando Estórias; Planning Poker; Corrigindo Erros de Estimativas; Valor para o Negócio; acompanhamento do Projeto; Monitoração do Progresso do Projeto e da Sprint; Monitorando a Velocidade; atualização do Gráfico de Burndown; Quadro de Tarefas; Alocando o Tratamento de Bugs; Gráfico de Burndown da Iteração; acompanhando o esforço da Equipe; Comunicação Entre as Partes; Comunicando os Planos; Controlando um Projeto; Reunião Diária; Revisão e retrospectiva da Sprint; Escalando Projetos Ágeis;
Escalando o Product Owner; Diversos Backlogs do Produto; Gerenciar Dependências de Equipes;; Scrum dos Scrums; SAFe-Framework; Adequação do Ágil para Diferentes Tipos de Projetos; Zonas de Conflito; Considerações na Transição para o Scrum; Razões para adotar o Scrum; Marcos na Transição; Resistência na Adoção do Scrum; Tipos dos Resistentes; Lidando com a Resistência à Mudança; Equipe auto organizada; Montando Equipes; Espaço de Trabalho; Exercícios e simulados conjuntos (mais de 100 exercícios resolvidos em conjunto com o professor).

4. PRINCE2 FOUNDATION AND PRACTIONER
Princípios e orientações às boas práticas; justificativa contínua do negócio; aprender com a experiência; definição de papéis e responsabilidades; gerenciamento por estágios e por exceção; foco no produto; adequação ao ambiente do projeto; Temas descrevendo aspectos do gerenciamento do projeto; Business Case; Organização; Qualidade; Planos; Riscos; Mudanças; Progresso; Processos para as etapas do ciclo de vida do projeto; Startup do projeto (SU); Dirigindo um projeto (DP); Iniciando um projeto (IP); Gerenciando os limites das etapas (SB); Controlando uma etapa (CS); Gerenciando a entrega dos produtos (MP); Fechamento do projeto (CP); PRINCE2 Template Manager; Exercícios e simulados conjuntos (mais de 100 exercícios resolvidos em conjunto com o professor).

Coordenação

Flávio Augusto Settimi Sohler, PhD., DSc., MSc., PMI-PMP, PMI-RMP – Pós-Doutor em engenharia civil pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (Portugal) e Universidade de Hamburg-Harburg, Alemanha. Doutorado em engenharia civil na UFRGS. Doutor em Psicologia Organizacional pela PUC-GO. Mestre em Engenharia de Produção pela PUC-RJ. Graduado em engenharia civil, e Especialista em Análise de Sistemas e Telecomunicações pela PUC-RJ. Especialista em Project Finance pela USP. Possui a certificação do Project Management Institute-USA (PMI) como Project Management Professional (PMP) e Risk Management Professional (RMP). Possui as certificações de Microsoft Certified Trainer (MCT), Microsoft Certified Professional (MCP), Microsoft Certified Professional + Internet (MCP+I), Microsoft Certified Systems Engineer (MCSE), Certified Lotus Specialist (CLS) e Certified Lotus Professional (CLP), Certified Novell Administrator (CNA), Certified Novell Engineer (CNE) e Master CNE (MCNE).
Elaborou projeto selecionado pelo CNPq para pós-doutorado no exterior com o tema “Segurança de Barragens: uma abordagem patológica de riscos qualitativos e quantitativos”. Membro do “Project Management Institute” (PMI) e do comitê de elaboração da ABNT NBR 31000 de Riscos. Possui 20 anos de experiência em gestão de projetos e riscos em diversos empreendimentos e projetos e em planejamento estratégico, como professor e consultor de diversas empresas, ministrando cursos e treinamentos em diversas empresas dos mais variados segmentos; Palestrante em congressos, seminários e cursos nacionais e internacionais; Gerente de Projetos de Pesquisa & Desenvolvimento para ANEEL e FINEP; Coordenador do Escritório de Riscos da Eletrobrás para projetos de geração e transmissão; Coordenador e Professor no IPOG no MBA Gestão e Modelagem de Projetos para Engenharias e Arquitetura; MBA Gerenciamento de Obras, Produtividade, Racionalização e Desempenho da Construção; MBA em Projeto, Dimensionamento e Modelagem de Estruturas e Fundações; MBA em Projeto, Desempenho e Segurança de Empreendimentos de Geração e Transmissão de Energia (Hidroelétrica, Solar, Eólica); Autor de 5 livros: ”A Influência da Cultura Organizacional, Suporte e Coping no Bem-Estar dos Trabalhadores” em 2015; ”Segurança de Barragens: Análise de Riscos Qualitativos e Quantitativos” em 2016; “Gerenciamento de Obras, Qualidade e Desempenho da Construção” em 2017; “Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações” publicado em 2018; Gestão e Modelagem de Projetos para Engenheiros e Arquitetos em 2019.

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora