Black Belt Lean Six Sigma - Curso Remoto de Curta Duração

Sobre o curso

Curso Black Belt Lean Six Sigma - Curso Remoto de Curta Duração
72 horas/aula Remotas

Sobre o curso

Ao longo dos anos, o ambiente empresarial vem apresentando competitividade cada vez mais acirrada, levando as organizações à busca contínua da perpetuação de seus negócios.

Neste contexto, empresas de diferentes países concorrem diretamente entre si, e estar sempre à frente de seus concorrentes significa estar preparado e apto a lidar com as constantes mudanças do mercado.

 

A forma encontrada por muitas empresas no cenário internacional para alcançar a vantagem competitiva desejada é a implantação da metodologia “Lean Six Sigma”, altamente focada na redução de desperdícios, na otimização de processos e na resolução de problemas complexos em toda organização.

E para que isso seja possível, é fundamental a presença dos Black Belts, profissionais altamente requisitados no mercado, com conhecimentos diferenciados em poderosas ferramentas qualitativas e quantitativas de gestão empresarial.

O que você vai aprender?

Os profissionais serão capacitados a liderar projetos de melhoria contínua em processos empresariais, utilizando a metodologia Lean Six Sigma e suas ferramentas estruturadas na abordagem DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve, Control).

Com isso, toda a organização é beneficiada com a maximização do lucro, rendimento, capacidade de processos, produtividade, eficiência e, em paralelo, a minimização de defeitos, falhas, erros, custos e tempos de ciclo, sempre com foco no atendimento dos requisitos e desejos dos clientes.

Para quem é?

Gerentes, Engenheiros, Administradores de Empresas e demais profissionais que desejam se tornar líderes de equipes Lean Six Sigma.

Grade curricular

• Visão geral do DMAIC no Lean Six Sigma Supply Chain
• Projetos Lean Six Sigma e estrutura organizacional
• Noções de engenharia econômica
• Sistema de Gestão da Qualidade
• Gestão de Estoques
• Mapeamento de processos e simulação computacional
• Estatística descritiva no Six Sigma
• Inferência estatística no Six Sigma
• Distribuições de probabilidade: normal, binomial e Poisson
• Testes de hipóteses: média e variância
• Ferramentas da qualidade
• Modelo de Kano
• Planejamento de Experimentos Avançados e Otimização de Processos: revisão
de fatorial completo e fracionado. Ênfase em: Plackett-Burman, Engenharia Robusta de Taguchi com estudo de ruídos e modelagem matemática visando redução de variabilidade, Desirability, Box-Behnken, blocagem, Método de Superfície
de Resposta (RSM) e introdução ao planejamento de misturas.
• Simulação de Monte Carlo para projeção de cenários de negócios.
• Pesquisa Operacional e modelagem matemática de processos em toda cadeia
de suprimentos
• Controle Estatístico de Processos (CEP) Avançado para variáveis e atributos
• Teoria das Restrições (TOC)
• Engenharia de confiabilidade

 

 

*As ementas poderão ser ajustadas conforme demandas de mercado, novas legislações, novos cenários e
contextos.

Carga horária: 72 horas.

Coordenação

COORDENADOR E PROFESSOR TITULAR: DR LEANDRO VALIM DE FREITAS

 

Graduado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (USP), com aperfeiçoamento em Design of Experiments (DOE) pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT/USA) na MIT Sloan School of Management, pós-graduado em MBA Gestão da Produção, Mestre em Engenharia Mecânica, Doutor em Engenharia de Produção e Pós-Doutorando pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Certificado Master Black Belt pela The Council for Six Sigma Certification – Official Industry Standard for Six Sigma Accreditation. É Profissional Sênior na indústria de óleo e gás onde atua há 14 anos. É Professor Visitante de pós-graduação na USP e Professor Visitante de MBA na UNESP e no IPOG há 8 anos. Foi Professor Visitante na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), conselheiro da diretoria da Associação Brasileira de Estatística (ABE) e Perito Judicial credenciado pelo Conselho Regional de Química (CRQ-IV). Foi Editor Chefe do livro “Multivariate Analysis in Management, Engineering and the Sciences” (2013), um dos autores do livro “Fuel Injection in Automotive Engineering” (2012) e do livro “Design of Experiments: Applications” (2013) da editora europeia InTech, além de revisor e membro de corpo editorial de revistas internacionais na área de Estatística e Engenharia de Produção. Atua principalmente em Planejamento e Otimização de Experimentos, Controle Estatístico da Qualidade e Análise Multivariada

 

Dra. ANA PAULA B. R. DE FREITAS

 

Black Belt Lean Six Sigmae Master Black Belt com acreditação internacional pela The Council for Six Sigma Certification – Official Industry Standard for Six Sigma Accreditation. Professora de MBA no IPOG. Pós-doutora pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Graduada em Engenheira Química pela Universidade de São Paulo (USP), graduada em Matemática pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Diretora e Consultora da Lean Consulting, é membro da Rede Europeia ENBIS (European Network for Business and Industrial Statistics), foi Editora Chefe do livro Multivariate Analysis in Management, Engineering and the Sciences (2013) da editora europeia InTech, Editora Chefe do Special Issue on Statistical Engineering da American Jounal of Theoretical and Applied Statistics (2014), coautora do livro Fuel Injection in Automotive Engineering e do livro Design of Experiments: Applications (2013). Atua principalmente em planejamento, simulação e otimização de experimentos, Processos Oxidativos Avançados (POA´s) e nanomateriais.

 

*Ambos estão aptos a atuar em todos os módulos. A atribuição das aulas ocorre a critério do coordenador
de acordo com disponibilidade.

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora