Avaliação Psicológica de Crianças e Adolescentes: Aspectos Teóricos e Práticos - Curso Presencial de Curta Duração

Sobre o curso

Curso Avaliação Psicológica de Crianças e Adolescentes: Aspectos Teóricos e Práticos - Curso Presencial de Curta Duração

Sobre o curso

O curso Avaliação psicológica de crianças e adolescentes: aspectos teóricos e práticos do IPOG pretende, a partir de bases teóricas, proporcionar entendimento acerca do desenvolvimento infantojuvenil nos diferentes aspectos da vida, conhecer o processo e os diferentes métodos de avaliação psicológica de crianças e adolescents, diferenciar entre processo diagnóstico e psicoterapia, instrumentalizar o profissional acerca dos testes aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e oferecer elementos que promovam a escolha dos mais adequados para determinados fins do psicodiagnóstico. O curso também se destina a articular as informações obtidas a partir do processo de avaliação psicológica e planejar a intervenção psicoterapêutica.

Objetivos do curso

Objetivo Geral: desenvolver competências do profissional acerca da avaliação psicológica de crianças e adolescentes nos diferentes contextos de atuação.

Objetivos Específicos: aprimorar o conhecimento sobre o desenvolvimento infantojuvenil em seus diferentes aspectos: cognitivo, emocional, comportamental e psicossocial. Compreender e implementar o processo de avaliação psicológica. Diferenciar os processos diagnóstico e psicoterapêutico. Discutir as especificidades da clínica infantil e os aspectos éticos envolvidos no processo. Desenvolver habilidades do manejo clínico.

Para quem é esse curso?

Profissionais da área de Psicologia

Conteúdo

Módulo I – Psicologia do desenvolvimento

-Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial nos primeiros três anos de vida; desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial na segunda infância; desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial na terceira infância; desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial na adolescência.
– A criança e o brincar.

Módulo II – Avaliação psicológica

– O processo de avaliação psicológica; avaliação interventiva.
– Métodos e técnicas de avaliação psicológica: observação, entrevistas: inicial, anamnese, familiar e devolutiva; testes psicológicos (planejamento do protocolo); hora do jogo.
– Integração dos dados da avaliação e elaboração do laudo psicológico.
– Discussão a respeito da utilização de testes psicológicos (Resolução CFP 002/2003).
– Estudo de caso.

Módulo III – O processo psicoterapêutico

– O contrato.
– Especificidades da clínica infantil e questões éticas.
– O brincar e a brincadeira no processo terapêutico nas diferentes abordagens (Ludoterapia, Psicoterapia comportamental cognitiva, Gestal-terapia).

Professora

Drª. Lisandra Borges – Psicóloga, Psicopedagoga, Mestra (2012) e Doutora (2015) em Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco (conceito Capes 7). Integrante do Laboratório de Avaliação Psicológica em Saúde Mental LAPSAM III/USF. Desenvolve pesquisas sobre saúde mental de crianças e adolescentes; construção e adaptação transcultural de instrumentos psicológicos; autismo, depressão e suicídio em crianças. Coordenadora terapêutica na clínica Fenix (moradia assistida para autistas severos). Atualmente é professora do curso de graduação e coordenadora da pós-graduação lato sensu em Psicologia na Universidade São Francisco. Parecerista ad hoc do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos do CFP (SATEPSI). Professora nos cursos de Avaliação Psicológica e Neuropsicologia do IPOG.

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora