Avaliação Colaborativa e Intervenções Terapêuticas - MBA Remoto

Sobre o curso

Curso Avaliação Colaborativa e Intervenções Terapêuticas - MBA Remoto
432 horas/aula

Sobre o curso

Esse curso de Avaliação Colaborativa e Intervenções Terapêuticas (AC & IT) consiste em um treinamento de intervenção psicológica breve que utiliza a avaliação psicológica para ajudar as pessoas a lidarem melhor com seus problemas.

Trata-se um método baseado em evidências científicas que traz uma nova perspectiva para avaliação psicológica tradicional ao integrá-la com a psicoterapia breve de modo semiestruturado. O fato de ser uma técnica semiestruturada facilita a aprendizagem do pós-graduando. Essa combinação de avaliação e intervenção psicológica tem demonstrado que os seus efeitos na melhora do cliente são significativos e duradouros, conforme demonstram diversas pesquisas.

 

 

Mais especificamente, os problemas clínicos para os quais a AC & IT provou sua eficácia foram em casos de depressão, ansiedade, psicose, transtornos de personalidade, transtorno de estresse pós-traumático, automutilações e risco de suicídio, transtornos alimentares, dores crônicas, transtorno opositor desafiante, problemas conjugais crônicos, perfeccionismo patológico e indecisão na carreira. E, finalmente, os tipos de clientes para os quais a AC & IT tem demonstrado eficácia são: estudantes universitários, adolescentes, crianças, casais, clientes adultos de ambulatórios ou internados, em tratamento de alcoolismo, adultos infratores em psicoterapia e clientes presos.

O que você vai aprender?

Com este curso você terá um treinamento sobre o uso das técnicas mais utilizadas de avaliação colaborativa e intervenções terapêuticas breves, conseguindo um melhor aproveitamento dos resultados obtidos com a avaliação.

 

Também irá:

Compreender a AC & IT como um processo de avaliação que envolve os clientes como colaboradores;

 

Treinar a elaboração de questões de avaliação psicológica colaborativa pertinentes;

 

Aprimorar e refinar as habilidades de coleta e integração dos dados por meio de uma avaliação psicológica que emprega multimétodos (entrevista, histórico da queixa, informações colaterais, teste psicológicos em geral e, especialmente, de personalidade de autorrelato e projetivo);

 

Conhecer diferentes maneiras para se comunicar com cada cliente de modo a respeitar sua individualidade e condições de elaboração de suas experiências;

 

Aprender diferentes formas de inquérito estendido dos testes psicológicos e intervenção terapêutica centradas no cliente;

 

Fornecer conhecimento para orientar o cliente a potencializar os resultados das avaliações em seu benefício;

 

Desenvolver diferentes modelos de devolução e discussão dos resultados, de forma oral ou escrita, respeitando o caráter colaborativo do processo.

Para quem é?

Curso Restrito à Psicólogos.

Grade curricular

1- Introdução à Avaliação Colaborativa e Intervenções Terapêuticas (AC & IT)
2- Sessões iniciais da AC & IT
3-  Sessões de testes padronizados: ampliadores de empatia
4-  Teste de Rorschach
5-  Teste de Rorschach na AC & IT
6-  Instrumentos projetivos na AC & IT
7-  Técnicas de Intervenção Terapêutica Centradas no Cliente
8-  Sessões de intervenção Centradas no Cliente
9-  Sumarização e discussão dos resultados em AC & IT
10-  Elaboração de documentos psicológicos padronizados e na AC & IT
11-  Tópicos Especiais em Avaliação Terapêutica (tradução simultânea)
12-  Desenvolvimento do Potencial Humano.

Coordenação

Anna Elisa de Villemor Amaral

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestrado e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM) e pós-doutorado na Universidade da Savoia/ França. Professora Associada do Programa de Pós-Graduação Strico Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco e líder do grupo de pesquisa Avaliação Psicológica em Saúde Mental no CNPq. Desenvolve pesquisas na área de Psicologia da Saúde e Psicopatologia, e mais especialmente sobre os instrumentos Rorschach, Pfister, Zulliger e Avaliação Terapêutica. É Bolsista Produtividade CNPq 1C, com pesquisa sobre Avaliação Terapêutica. Presidiu a Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos no período de 2002 a 2006 e hoje é membro de seu conselho consultivo. Foi coordenadora do GT de Métodos Projetivos da ANPEPP de 2008 a 2012. Membro do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP), da International Rorschach Society, da Society for Personality Assessment e do Therapeutic Assessment Institute.

 

 

Ana Cristina Resende

Psicóloga e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com estágio de doutorado pela California School of Professional Psychology (AIU), em San Diego/Califórnia. Pós-doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Professora do Programa de Pós-Graduação Strico Sensu em Psicologia da PUC Goiás. Membro do grupo de pesquisa Avaliação Psicológica em Saúde Mental no CNPq. Desenvolve pesquisas na área de Avaliação Psicológica, e mais especialmente sobre os instrumentos Rorschach, Pfister e Zulliger. Preside a Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (2018-2022). Faz parte da Comissão Consultiva de Avaliação Psicológica / Satepsi (2017-2022). Foi coordenadora do GT de Métodos Projetivos da ANPEPP de 2016-2018. Membro do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP), da International Rorschach Society, da Society for Personality Assessment e do Therapeutic Assessment Institute.

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora