Aplicação da Gestão e Modelagem de Projetos e Processos - Curta Duração Presencial

Sobre o curso

Curso Aplicação da Gestão e Modelagem de Projetos e Processos - Curta Duração Presencial
96 Horas/aula

Sobre o curso

Projetos são esforços temporários que têm por objetivo criar produtos, serviços, processos, iniciativas estratégicas e melhorias dos processos organizacionais. Para se atingir as entregas dos projetos, é necessário o planejamento e execução de atividades inter-relacionadas que contam com recursos limitados. Para que as entregas e resultados sejam consistentes ao longo do tempo, as organizações precisam investir em capacitação e processos rotineiros bem definidos. Muitas empresas trabalham na implementação de projetos e desenvolvem processos de forma a padronizar suas operações e entregas.

A modelagem de projetos e processos tem por objetivo que as organizações busquem aumento da eficiência, competitividade e sustentabilidade no mercado.

Existem diversas organizações que divulgam “boas práticas” de gerenciamento de projetos e processos, tais como: Project Management Institute (PMI) e International Project Management Association (IPMA), Association of Business Process Management International (ABPMP), International Organization for Standardization (ISO), dentre outras. O conhecimento dessas “boas práticas”permite que cada profissional e organização estabeleça seus próprios métodos e metodologias. Por este motivo, se faz fundamental absorver este tipo de conhecimento.

Esse curso trata dos principais temas para gestão de projetos e processos como integração e ferramentas de projetos e processos, escopo e cronograma, custos e riscos, gestão e mapeamento de processos utilizando o software BIZAGI Modeler (Business Process Modeling Software – BPM).

O que você vai aprender?

Preparar o aluno para gerenciar projetos e processos em qualquer organização, indústria e segmento de mercado. O diferencial do IPOG é trazer conteúdo e experiência de mercado, tanto teórica quanto prática, para a vida do aluno.

 

 

Para quem é?

Gestores, profissionais de tecnologia da informação, análise de sistemas e programadores, engenheiros, economistas, administradores, advogados e outros que desejam realizar um curso que os prepare na prática para gerenciarem projetos e processos estando aptos para as oportunidades de empregabilidade e trabalho.

 

 

 

Grade curricular

1. INTEGRAÇÃO E FERRAMENTAS DE PROJETOS E PROCESSOS

O Instituto de Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute – PMI); Certificação “Profissional em Gerenciamento de Projetos” (PMP); Definições de projetos e operações continuadas; Principais participantes de um projeto; Definições de gerenciamento de projetos; Objetivos e benefícios do gerenciamento de projetos; Implantação do Escritório de Projetos (PMO); Programa e portfólio de projetos; Base de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (PMBOK); Ciclo de vida e fases de um projeto; Processos do gerenciamento de projetos; Áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos; Gerente de projetos e processos e suas habilidades e conhecimentos necessários; Integração de Projetos e Processos; Termo de Abertura do Projeto; Objetivos e justificativas; Metas; Restrições e Premissas; Tripé fundamental do PMI; Plano de Gerenciamento do Projeto; Lições Aprendidas; Principais documentos de um projeto; Conclusão com sucesso de um projeto; Aplicação dos métodos ágeis e colaborativos; Diferenças entre métodos tradicionais e métodos ágeis; Design Thinking; Canvas; Lean e Kanban; Scrum; Métodos híbridos; Exercícios de aplicação de todo o conhecimento adquirido.

 

2. ESCOPO, CRONOGRAMA E FERRAMENTAS

Planejamento da gestão do escopo; Escopo do projeto e escopo do produto; Coleta de requisitos; Definição do escopo; Controle do escopo; Passos para a elaboração da EAP; Mandamentos para construção de EAP; Estrutura Analítica do Projeto ou EAP (Work Breakdown Structure – WBS); Decomposição do escopo; Dicionário de EAP; Identificadores de EAP exclusivos (código de contas); Principais entradas e saídas do processo de gestão do escopo; Controle do escopo; Avanço físico; Validação do escopo; demais entradas e saídas do processo de gestão do escopo; Plano de gerenciamento do escopo; Considerações sobre planejamento estratégico; Características do gerenciamento da duração do projeto; Definição de atividades; Sequenciamento de atividades; Técnicas para desenvolvimento do cronograma; Tipos de atividades – Atividade-Resumo, Atividade Normal, Marco, Nome do Projeto; Técnicas para estimativa da duração das atividades; Determinação de caminho crítico – PERT/COM; Determinação da dependência – Ligações obrigatórias, arbitradas e externas; Relações de precedência – Início para Início, Fim para Fim, Início para Fim e Fim para Início; Exemplos de software de gerenciamento que auxiliam na construção da rede; Utilização prática da ferramenta WBS e cronograma; Outros recursos de programação – Postergação e Antecipação; Diagramas e gráficos de rede; Técnicas de compressão do cronograma – Compressão de atividades e paralelismo entre atividades; Estimativa de recursos humanos nas atividades – Nivelamento de recursos; Atualização e controle do cronograma; Plano de gerenciamento do cronograma; Exercícios de aplicação de todo o conhecimento adquirido.

 

3. CUSTOS, RISCOS E FERRAMENTAS

Gestão de recursos para construção de cronogramas e orçamentos; visão geral de contabilidade de custos; técnicas para estimar os custos e determinar o orçamento; cálculo dos Benefícios e Despesas Indiretas (BDI) e jurisprudências do tribunal de Contas da União (TCU); técnicas para Controlar e Monitorar os Custos; Gerenciamento do Valor Agregado / Earned Value Management (EVM); Conceito de riscos e de gerenciamento de riscos; categorização dos riscos; Estrutura Analítica de Riscos (EAR); Fatores Críticos de Sucesso; Identificação dos riscos; Análise qualitativa de riscos; Análise quantitativa de riscos (Valor Monetário Esperado, Simulação de Monte Carlo, Árvore de Decisão, Análise de Cenários, Análise de Sensibilidade, Diagrama de Tornado e Análise de Contingências de custos e duração) e Estratégias de respostas aos riscos; Plano de gerenciamento do risco; Exercícios de aplicação de todo o conhecimento adquirido. Todos os processos, ferramentas e métodos estão conforme as “boas práticas” disseminadas pelo Project Management Institute (PMI) através do Project Management Body of Knowledge (PMBOK) e pelo International Organization for Standardization através da ISO 31000 – Gerenciamento de Riscos.

 

4. GESTÃO E MAPEAMENTO DE PROCESSOS UTILIZANDO BIZAGI MODELER

Requisitos da NBR ISO 9001-2000; Definição de processos; Etapas na criação do mapeamento dos processos; Tipos de processos; Identificação dos processos críticos; Elaboração do modelo SIPOC (Fornecedor-Entrada-Processo-Saída-Cliente); Desdobramento dos processos; Mapa de processos: atividades, funções envolvidas, indicadores de desempenho resultantes, indicadores de controle; Tipos básicos de indicadores: Produtividade, Qualidade e Capacidade; Macroprocessos, processos e atividades; Ferramentas para mapeamento de processos; Fluxogramas e simbologia adotadas no fluxogramas; Tipos de fluxogramas: Bloco, Vertical, Funcional (Setorial), Fluxo-Cronograma, Físico (Geográfico); Ferramentas da Qualidade: Pareto, Diagrama Causa-Efeito, 5W2H, GUT; Padronização das práticas de processos; Estrutura da documentação da qualidade; Estrutura de um procedimento; Análise crítica do desempenho; Utilização do software BIZAGI Modeler; Exercícios de aplicação de todo o conhecimento adquirido.

Coordenação

Flávio Augusto Settimi Sohler,

PhD., DSc., MSc., PMI-PMP, PMI-RMP

 

Pós-Doutor em engenharia civil pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (Portugal) e Universidade de Hamburg-Harburg, Alemanha. Doutorado em engenharia civil na UFRGS. Doutor em Psicologia Organizacional pela PUC-GO. Mestre em Engenharia de Produção pela PUC-RJ. Graduado em engenharia civil, e Especialista em Análise de Sistemas e Telecomunicações pela PUC-RJ. Especialista em Project Finance pela USP. Possui a certificação do Project Management Institute-USA (PMI) como Project Management Professional (PMP) e Risk Management Professional (RMP). Possui as certificações de Microsoft Certified Trainer (MCT), Microsoft Certified Professional (MCP), Microsoft Certified Professional + Internet (MCP+I), Microsoft Certified Systems Engineer (MCSE), Certified Lotus Specialist (CLS) e Certified Lotus Professional (CLP), Certified Novell Administrator (CNA), Certified Novell Engineer (CNE) e Master CNE (MCNE).
Elaborou projeto selecionado pelo CNPq para pós-doutorado no exterior com o tema “Segurança de Barragens: uma abordagem patológica de riscos qualitativos e quantitativos”. Membro do “Project Management Institute” (PMI) e do comitê de elaboração da ABNT NBR 31000 de Riscos. Possui 20 anos de experiência em gestão de projetos e riscos em diversos empreendimentos e projetos e em planejamento estratégico, como professor e consultor de diversas empresas, ministrando cursos e treinamentos em diversas empresas dos mais variados segmentos; Palestrante em congressos, seminários e cursos nacionais e internacionais; Gerente de Projetos de Pesquisa & Desenvolvimento para ANEEL e FINEP; Coordenador do Escritório de Riscos da Eletrobrás para projetos de geração e transmissão; Coordenador e Professor no IPOG no MBA Gestão e Modelagem de Projetos para Engenharias e Arquitetura; MBA Gerenciamento de Obras, Produtividade, Racionalização e Desempenho da Construção; MBA em Projeto, Dimensionamento e Modelagem de Estruturas e Fundações; MBA em Projeto, Desempenho e Segurança de Empreendimentos de Geração e Transmissão de Energia (Hidroelétrica, Solar, Eólica); Autor de 5 livros: ”A Influência da Cultura Organizacional, Suporte e Coping no Bem-Estar dos Trabalhadores” em 2015; ”Segurança de Barragens: Análise de Riscos Qualitativos e Quantitativos” em 2016; “Gerenciamento de Obras, Qualidade e Desempenho da Construção” em 2017; “Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações” publicado em 2018; Gestão e Modelagem de Projetos para Engenheiros e Arquitetos em 2019.

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora